O ESPORTE DE ASSU E REGIÃO, OBRIGADO PELA VISITA

sábado, 19 de janeiro de 2013

Redenção nordestina

A competição que por muitas vezes foi apontada como a redenção dos clubes nordestinos, voltou ao calendário oficial da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para acirrar a rivalidade entre os clubes da região. O pontapé inicial será dado hoje para os potiguares, com o ABC abrindo a competição em Fortaleza, contra o Ceará, no estádio Presidente Vargas. Amanhã será a vez do América entrar em campo, realizando sua estreia na competição contra o Vitória (campeão da última edição do certame), no estádio Nazarenão em Goianinha. 16 clubes estarão lutando pelo cobiçado troféu, a competição ainda pode render ao grande campeão uma vaga na Sul-americana.
Magnus NascimentoA Taça da Copa do Nordeste visitou todas as sedes da competição. Em Natal, o troféu virou o principal objeto de desejo para as tocidas de ABC e América, que disputam o torneio 
A Taça da Copa do Nordeste visitou todas as sedes da competição. Em Natal,
o troféu virou o principal objeto de desejo para as tocidas
de ABC e América, que disputam o torneio
Em se tratando de competição regional os clubes potiguares estão no grupo de elite, quando se faz um apanhado geral de pontos, contabilizados desde 1994, ando que ocorreu a primeira edição organizada pela Liga de Clubes do Nordeste com aval da CBF. ABC e América aparecem, respectivamente, na quarta e na quinta colocações, atrás apenas de Vitória, Bahia e Sport, clubes que dispõem das maiores estruturas entre os nordestinos. Apesar de nunca ter sido campeão, tendo como melhor resultado o vice-campeonato obtido na temporada de 2010, quando perdeu o título justamente para o Vitória. O ABC aparece na frente do seu grande rival, único potiguar a levantar a taça de campeão do Nordeste, com uma equipe que marcou época entre os torcedores alvirrubros, que encheram o estádio Machadão, para ver o mesmo rubro-negro baiano ser batido por 3 a 1.  Por causa disso, 1998 é considerado um ano sagrado para os torcedores alvirrubros. O novo formato da competição, que tem a classificação nos campeonato estaduais como qualificação para disputar a Copa Nordeste, também fortaleceu os certames "caseiros". Para o presidente do América, Alex Padang, o regional está muito bem posicionado no calendário geral de competições da CBF e ficou ainda mais interessante com a possibilidade de o campeão conquistar vaga para disputar uma competição internacional. "Dos clubes que estão classificados, se não me engano, apenas Vitória, Sport, América e Bahia já disputaram competições internacionais. Portanto essa vaga será muito importante para os clubes de nossa região", destacou Padang, ressaltando que financeiramente, num futuro bem próximo, a Copa poderá ficar mais rentável que a própria série B, levando-se em consideração a cota e o número de jogos disputados apenas. O gerente de marketing do ABC, Stênio Dantas, diz que além de ocupar uma lacuna no calendário para os clubes da região, o torneio também veio facilitar a própria negociação no mercado de atletas. "Antes era mais difícil convencer um atleta a sair do eixo Rio-São Paulo para vir disputar apenas o estadual no Nordeste. Com o advento da Copa NE, o jogador não pensa duas vezes, pois sabe que aqui terá quase a mesma visibilidade que teria disputando competições no Rio, São Paulo, Minas e no Sul do país. Além disso no futuro próximo ela terá participação importante nas finanças dos clubes locais", ressaltou o dirigente abecedista.
História
1. A origem do que é o atual Campeonato do Nordeste remete a segunda edição do Torneio José Américo de Almeida Filho, que contou com a participação de campeões e vices de seis estados nordestinos: Alagoas, Bahia, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe, além do Volta Redonda, clube convidado do Rio de Janeiro. Teve como campeão o Vitória
2. Após a edição de 1976, somente no ano de 1994 o Nordestão voltou a ser realizado, agora com um novo formato e o nome de Copa do Nordeste. Tendo como sede o estado de Alagoas, a final foi disputada na capital, Maceió, no Estádio Rei Pelé, entre Sport e CRB. Após um empate em 0 a 0 no tempo normal, o time pernambucano foi campeão pelo placar de 3 a 2 na disputa de pênaltis.
3. Em 1997, o torneio passou então a ser organizado pela CBF, com os clubes entrando pelo critério de merecimento: participavam apenas os melhores classificados nas respectivas competições estaduais. Nos dois primeiros anos, assegurava ao campeão uma vaga na Copa Conmebol do mesmo ano. O sistema de grupos foi deixado para trás e a primeira Copa dessa nova "era" foi disputada apenas em mata-mata.
4. Depois de uma última edição sem diversos dos principais clubes da região, que teve como campeão o Vitória, pela quarta vez, o torneio foi cancelado em 2004 pela CBF por falta de datas no calendário anual, apesar do notável crescimento e da importância que ganhava no cenário nacional, embora o contrato acertado com os clubes garantissse mais algumas edições.
5. Após mais dois anos sem a disputa do torneio, no dia 13 de setembro de 2012 a CBF oficializou o retorno da competição para o ano seguinte, com esta passando a ser disputada entre os meses de janeiro e março. A partir de 2014, o torneio passará ao seu campeão uma vaga na Copa Sul-americana do mesmo ano.
ABC
O calendário apertado de início de temporada, impediu o treinador Givanildo Oliveira de realizar todo seu planejamento. Com a equipe modificada em cinco posições, em relação ao time da última temporada, o ABC não realizou amistosos e fará sua primeira apresentação em 2013, justamente contra o Ceará, onde estarão em jogo três importantes pontos dentro do chamado "grupo da morte". Apesar de ter nove reforços contratados, Givanildo quer mais e a diretoria aguarda a liberação do atacante Leandrão pelo São Caetano. Júnior Xuxa se apresenta nesta segunda-feira.
América
Apostando na manutenção da base que foi campeã estadual em 2012 e fez um bom papel na série B, o América se vale do esquema ousado do treinador Roberto Fernandes para realizar um bom desempenho na Copa NE. No primeiro encontro diante do Vitória, o clube potiguar deseja fazer uma boa apresentação e dar logo uma demonstração de sua força e de que está disposto a lutar por mais um título da competição. O meio-campista Fabinho, que teve a transferência para o futebol chinês frustrada, está regularizado e pode ser mais um trunfo de Fernandes para a partida diante do representante baiano.
Ceará
Fernando Henrique; Eric, Rafael Vaz, Cleiton e Vicente; Fransérgio, João Marcos, Ricardinho, Válber; Cléo e Magno Alves. Essa será a escalação com a qual o ceará fará sua estreia na Copa NE, contra o ABC. Mas o elenco ainda não está fechado, uma vez que o alvinegro alencarino pretende impressionar e disputar o título da competição, que no final das contas renderá mais de R$ 1 milhão ao campeão. A busca do Ceará por mais um atacante para o elenco pode estar chegando ao fim, uma vez que Bil pode ser anunciado a qualquer momento pela direção do clube, para alegria do técnico Ricardinho.
Vitória
Formando um dos elencos mais poderosos para Copa NE, no Vitória, o técnico Caio Júnior realizou várias experiências no grupo mas já tem em mente o time que irá enfrentar o América, em Goianinha, na estreia dos dois clubes na competição regional. Com a diretoria tendo realizado as últimas contratações dentro da semana de preparação para o confronto, Caio Júnior ainda irá alimentar muitas dúvidas para encaixar Cardoso, Marcos, Maxi Biancucchi, Luís Cáceres e Renato Cajá na equipe, uma vez que eles ainda estão treinando separado do grupo que realizou a pré-temporada.
Sport
O meia Hugo sofreu uma entorse no tornozelo esquerdo após uma entrada dura na partida contra o Boca Júnior-SE e está fora da estreia do Leão na Copa do NE. Apontado como o clube que possui mais chance de atrapalhar os planos de título dos representantes baianos, o Leão inicia a temporada oficial contra o Sousa, no estádio Marizão/PB. Com isso, Felipe Menezes ganhou a oportunidade de entrar no grupo titular. Mesmo depois de informar que o ciclo de contratações estava fechado, o clube rubro-negro deve voltar ao mercado e acertar a contratação de um centroavante, a pedido do técnico Vadão.
Salgueiro
Atrás de marcar presença e se fincar como uma das principais equipes da região nordestina, o Salgueiro tem a atenção voltada para a estreia na maior competição do Nordeste contra o ASA, hoje, no estádio Cornélio de Barros. O treinador Marcelo Chamusca mesmo fazendo questão de deixar claro que seu trabalho visa realizar um bom papel no estadual, argumentou ressaltando a importância de se aproveitar os jogos contra os clubes de elite. Ele pretende tirar o máximo de proveito dos jogos contra Asa e América-RN e Vitória, que vão servir para deixar o time no ponto certo para o Pernambucano.
Sousa
Segundo representante da Paraíba na Copa do Nordeste, o Sousa só pensa no confronto de estreia contra o Sport Recife, amanhã, às 17h, no Estádio Marizão, em Sousa. Vice-campeão paraibano, o Sousa está no grupo B, que conta também com  Confiança e Fortaleza. O time encerrou a pré-temporada goleando o Atlético Potengi-RN por 5 a 0. O técnico Reginaldo Sousa, já definiu a equipe para o confronto, ele que será cauteloso vai mandar a campo a seguinte equipe: Marcelo Silva, Toty, Alisson, Lima e Camilo; Jair, Misso, Talysson e Márcio Tarrafas; Paulão e Ila.
Feirense
Estreante na disputa da Copa do Nordeste, O Feirense acertou a contratação de mais um reforço para a disputa do regional e do Campeonato Baiano em 2013. Trata-se do volante Leandro, que pertence ao Bahia e chega por empréstimo ao Tricolor do Sertão. A diretoria do representante do interior baiano vai apostar no elenco base do ano passado, que obteve a sonhada classificação para Copa NE. Isso porque somente três jogadores foram contratados e seis atletas dos juniores subiram para o grupo profissional. Com uma média de 19 a 21 anos, a equipe vai tentar surpreender.
Bahia
Candidato ao título  o Bahia aposta na motivação de jogar dentro de casa para iniciar sua trajetória que visa levar mais uma taça para o clube.  O primeiro desafio tricolor será contra o Itabaiana, que se não possui um elenco dos mais fortes ainda assim vem sendo encarado com respeito pelo técnico Jorginho. As equipes se enfrentam no Pituaçu, hoje, às 18h30 (hora local). O atacante Souza, uma das principais peças do time, ainda disse que o grupo não está fechado e que deve receber mais reforços no decorrer da competição, uma vez que prevê uma disputa bastante acirrada.
Itabaiana
o Itabaiana trabalhou forte no sentido de surpreender o Bahia hoje,  na estreia do clube na disputa da Copa do Nordeste.  Determinação é a palavra chave no vestiário do clube sergipano, cujos atletas estão prometendo muito empenho para fazer um papel bonito na competição, mesmo sabendo que é apontado como um "azarão" no torneio. Com as contratações dos zagueiros Sílvio e André Nunes, ambos por empréstimo do ASA, o Itabaiana irá esperar o início da competição e não descarta realizar mais algumas contratações, para posições consideradas carentes.
Confiança
A diretoria do Confiança decidiu investir forte pensando em fazer o clube recuperar a imagem no cenário nacional com uma boa participação na Copa do Nordeste. No total foram contratados 12 reforços para a disputa da competição, que inicia neste final de semana. O plano foi misturar a base do time da última temporada com novas peças que chegaram de todas as partes do Brasil. A equipe manteve a melhor defesa da temporada em Sergipe e buscou reforços para o ataque. Dentre os quais: Jhonatas e Bruno Gonçalves, dupla que promete marcar um gol por jogo.
Fortaleza
Mais um reforço para a temporada 2013 desembarcou no Fortaleza, que deseja aproveitar a Copa Nordeste para montar um elenco capaz de brigar pelo acesso a série B do Brasileiro. A novidade trata-se do zagueiro Felipe Jacques, 22 anos, que esteve por último na equipe do Ipatinga-MG.   O experiente zagueiro Ronaldo Angelim é a principal aposta da diretoria para comandar o clube que almeja realizar papel de destaque nas duas importantes competições deste princípio de temporada. O Fortaleza estreia amanhã na Copa NE contra o Confiança, em Sergipe.
Campinense
Com o volante Wellington recuperado de lesão, o técnico do Campinense, Oliveira Canindé, praticamente definiu a equipe que irá estrear na Copa do Nordeste. O primeiro desafio do rubro-negro será contra o Feirense da Bahia, em jogo programado para hoje, no Estádio Joia da Princesa, em Feira de Santana. O time titular foi formado com Pantera, Tiago Granja, Roberto Dias, Edvânio e Panda; Dedé, Danilo Portugal, Wellington e Bismarck; Zé Paulo e Jéferson Maranhense. O Campinense está no Grupo D, que conta ainda com Santa Cruz e CRB.
Santa Cruz
Com a baixa do atacante   Denis Marques, que ainda negocia sua renovação contratual com a direção tricolor e as partes ainda longe de um acordo, o técnico Marcelo Martelotte disse que já trabalha com a possibilidade de não ter o camisa 9 na competição regional. Buscando não se ater muito ao assunto que se transformou na pauta principal dentro do clube, Martelotte preferiu mostrar os valores dos novos contratados do Santa Cruz. E destacou os pontos positivos do meia Luciano Sorriso e do atacante Paulo César. O técnico quer a vitória sobre o CRB.
ASA
O técnico Leandro Campos já tem o  desenho da equipe do ASA que pretende  lançar na disputa da Copa NE. O primeiro jogo dos alagoanos será contra o Salgueiro/PE e se mantiver o time que atuou na maior parte dos treinamentos, com exceção do lateral-esquerdo Chiquinho Baiano que ainda busca a melhor forma e do meia Valdívia, que só volta no meio do ano, o time deve formar com Gilson, Osmar, Tiago Garça, Edson Veneno e Thalysson; Cal, Basílio, Marcus Vinicius e Didira; Rodrigo Dantas e Léo Gamalho. Salgueiro e ASA se enfrentam hoje, às 16h00, no estádio Cornélio Barros/PE.
CRB
No Clube de Regatas Brasil, o técnico Heriberto da Cunha também já tem a equipe para a partida de estreia contra o Santa Cruz. Evitando dar arma ao adversário ele diz ainda possuir algumas dúvidas nos três setores do time. Recentemente o comandante ganhou o reforço de Audálio, ex Asa de Arapiraca, que chegou em condições de atuar e pode ganhar uma vaga de titular. Heriberto da Cunha deve lançar mão do time para domingo com o goleiro Tiago; Diego Aragão, Rodrigão, Filipe e Iure ; Paulo Victor Paulista, Ederson, Marco Antônio, Jairo e Cristiano Brasília; Liliu.
info copa 
Fonte: Tribuna do Norte/Info copa

Nenhum comentário:

Postar um comentário