O ESPORTE DE ASSU E REGIÃO, OBRIGADO PELA VISITA

sábado, 12 de julho de 2014

Brasil perde da Holanda e termina a Copa com mais um fiasco

Holandeses vibram com vitória sobre o BrasilDivulgação/Fifa
Com falhas no sistema defensivo e erros do árbitro argelino Djamel Haimoudi, a seleção brasileira perdeu para a Holanda por 3 a 0, neste sábado (12), no estádio Mané Garrincha, em Brasília, e terminou a Copa do Mundo na quarta colocação. O time brasileiro encerrou sua participação com três vitórias, dois empates e duas derrotas - para a Alemanha por 7 a 1, o pior resultado negativo da história centenária da seleção, e para a Holanda. Assim, a seleção brasileira encerrou sua participação com 52% de aproveitamento e igualou a campanha da equipe nacional na Copa de 1974, na Alemanha - o pior aproveitamento de pontos do Brasil em 40 anos em Mundiais. Na oportunidade, a seleção também terminou na quarta colocação. No confronto contra os holandeses, o time de Felipão tomou dois gols em 16 minutos &- o terceiro foi marcado nos acréscimos do segundo tempo. Contra os alemães foram cinco em 29 minutos. Foi o quinto confronto entre as duas seleções. O Brasil venceu na campanha do tetracampeonato em 1994 e perdeu os confrontos em 1974 e em 2010. Em 1998, a seleção brasileira venceu nos pênaltis após empate no tempo normal e na prorrogação. Neymar, que se recupera de uma fratura na vértebra na partida com a Colômbia, pelas quartas de final, fCom o término da Copa do Mundo, o presidente da CBF, José Maria Marin, deve definir até a próxima semana a permanência ou não do técnico Luiz Felipe Scolari no comando da seleção brasileira. O time volta a jogar no próximo dia 5 de setembro, quando enfrentará a Colômbia, em Miami, nos Estados Unidos. O jogo poderá marcar o reencontro de Zúñiga com Neymar.
Celio Messias/VIPCOMMSubstituição no Brasil. Sai Paulinho e entra Hernanes 
Substituição no Brasil. Sai Paulinho e entra Hernanes
Além do confronto contra os colombianos, o Brasil ainda tem mais três compromissos em 2014 de acordo com o site da Fifa: joga contra o Equador, em 9 de setembro, em Nova Jersey, nos EUA; enfrenta a Argentina, em 11 de outubro, em Pequim, na China; e encara a Turquia, em 12 de novembro, em Istambul, na Turquia.
6 MUDANÇAS
Depois do vexame contra a Alemanha, Felipão promoveu seis mudanças na equipe. Pela primeira vez na competição, escalou o lateral esquerdo Maxwell no lugar de Marcelo. O setor defensivo ainda teve Thiago Silva, que cumpriu suspensão na última partida. No meio de campo, a seleção teve Paulinho e Ramires, que substituíram Fernandinho e Hulk, respectivamente. Assim, o time entrou com três jogadores com características defensivas o que não aconteceu diante dos alemães. O setor ofensivo teve Willian e Jô. Titulares na semifinal, Fred e Bernard ficaram no banco de reservas.
O JOGO
Apesar das mudanças, a seleção brasileira tomou um gol logo no início do jogo. Aos 2 minutos, em uma rápida jogada, Robben escapou da marcação e foi puxado pelo zagueiro Thiago Silva fora da área. O árbitro argelino Djamel Haimoudi anotou pênalti. Van Persie cobrou no alto e abriu o placar. Mesmo com as mudanças realizadas por Felipão, a seleção brasileira voltou a repetir os erros do último jogo. O lado esquerdo da defesa estava vulnerável, o time apresentava muitos espaços entre a defesa e o meio de campo e tinha dificuldades para sair jogando. Com isso, a Holanda aproveitava os contra-ataques. Aos 16 minutos, De Guzmán recebeu em impedimento e fez o cruzamento. O zagueiro David Luiz cortou errado e colocou nos pés de Blind, que ajeitou e marcou o segundo. Na reta final do primeiro tempo, a seleção brasileira evoluiu, mas só levou perigos em lances de bola parada. Na melhor delas, a bola passou na pequena área e David Luiz e Paulinho não conseguiram completar para o gol. Já a Holanda estava bem postada ao impedir que o time de Felipão saísse jogando. A equipe europeia ainda ameaçava nos contra-ataques. No segundo tempo, a seleção brasileira voltou com Fernandinho no lugar de Luiz Gustavo. No decorrer da etapa complementar, Hernanes substituiu Paulinho, enquanto Hulk entrou no lugar de Ramires. Apesar das mudanças, o Brasil não conseguiu pressionar o adversário. A equipe ainda tinha dificuldades de sair jogando e de criar jogadas. O melhor lance foi aos 13 minutos, quando Ramires bateu da entrada da área para fora. Já nos acréscimos, a Holanda marcou o terceiro. Após jogada pela esquerda, Wijnaldum, livre, completou para o gol. No final do jogo, a seleção brasileira foi vaiada pelos torcedores que compareceram ao Mané Garrincha.
BRASIL: Júlio César; Maicon, Thiago Silva, David Luiz e Maxwell; Luiz Gustavo (Fernandinho), Paulinho (Hernanes), Ramires (Hulk), Oscar e Willian; Jô. T.: Luiz Felipe Scolari
HOLANDA: Cillessen (Vorm); Vlaar, Indi e De Vrij; Kuyt, Wijnaldum, Clasie (Veltman), De Guzmán e Blind (Janmaat); Robben e Van Persie. Técnico: Louis Van Gaal
Estádio: Mané Garrincha, em Brasília
Árbitro: Djamel Haimoudi (Argélia)
Gols: Van Persie, aos 2 min, e Blind aos 16 min do 1º tempo; Wijnaldum aos 46 min do 2º tempo
Cartões amarelos: Thiago Silva, Fernandinho, Oscar (B), Robben e De Guzmán (H)
Fonte: Folhapress

Técnico do América-RN lembra derrota para evitar tropeço na Série B


Oliveira Canindé, técnico do América-RN (Foto: Augusto Gomes/GloboEsporte.com)Oliveira Canindé foca em jogo contra Bragantino (Foto: Augusto Gomes/GloboEsporte.com)

Após a derrota por 2 a 1 diante do Globo FC, o América-RN, o técnico Oliveira Canindé falou em não repetir falhas cometidas durante o amistoso. No jogo que realmente interessa para ele: o confronto do Mecão diante do Bragantino, no retorno da Série B do Campeonato Brasileiro, no próximo dia 15.  O jogo que vai fazer a diferença é contra o Bragantino, mas foi um excelente teste contra o Globo, uma equipe muito bem montada, bem organizada e que exigiu muito de nós. Sem dúvida nenhuma o resultado fala por si e isso faz com que nós tiremos lições para que não se repitam mais algumas situações que aconteceram no jogo - explicou Oliveira. Durante a partida, foram seis substituições feitas no Alvirrubro. Prova de que o time titular não está completamente fechado e que ainda é tempo de fazer testes no Mecão. Nós procuramos aproveitar da melhor maneira possível para colocarmos o pessoal que está chegando, dar a eles ritmo de jogo e ficarmos espertos - disse.
Arthur Maia x Morais
O treinador alvirrubro revelou ainda a dúvida que paira no meio campo do América-RN. Arthur Maia, destaque do time no Campeonato Potiguar, vem de lesão no pé e ainda não está em plena forma como gostaria Oliveira Canindé. Por outro lado, o técnico já tem à disposição o recém-chegado Morais, ex-Vasco e Corinthians, que fez sua estreia no último amistoso.
Morais - meia América-RN (Foto: Klênyo Galvão) 
Morais e Arthur Maia disputam espaço no meio-campo
do América-RN (Foto: Klênyo Galvão)

O Arthur está voltando do DM e até esses dias ele estava sem treinar, praticamente. Coloquei um pouco ele contra o Botafogo lá na Paraíba. Coloquei ele para iniciar o jogo contra o Globo. Mas a gente vê claramente que ele está aquém do deveria estar. O Morais entrou também. Poderão perfeitamente, futuramente, jogar os dois. Apesar de que os dois têm as características parecidas. Mas a gente busca caminhos que a gente possa ter a qualidade que precisamos - analisou.
Por Natal

Baraúnas vence mais um jogo treino

Isaías já conta novos reforços.
Isaías já conta novos reforços.
Aproveitando a série de jogos-treino contra o sub-20 do Potiguar, o técnico Isaías Rodrigues, do Baraúnas, vai ensaiando o time para a estreia na Série D, domingo (20), contra o Central-PE, no Nogueirão.
Na manhã deste sábado (12), em novo encontro com a base do rival, o Baraúnas apresentou uma nova formação. Aproveitando as chegadas do meia Idelvando e do atacante Fabinho, egressos do futebol piauiense, Isaías escalou Ramon; Victor, Pedroza, Nildo, Luiz Henrique, Batata, Odair, Adrian e Idelvando; Binha e Fabinho. Já o time sub-20 do Potiguar, que se prepara para a disputa da Copa do Nordeste, jogou com Yuri; Allefe, Samuel Barros, Eduardo e Lucas; Yuri Neto, Jefferson, Fernandes e Marquinhos; Sávio e Ju. No treino de hoje, o Baraúnas venceu por 5×2, com gols de Idelvando, Fabinho, Batata, Adrian e Binha. Para o Potiguar descontaram Ju e Paulinho. Até a estreia na Série D, o Baraúnas espera contar com a chegada de pelo menos um lateral esquerdo e mais três atacantes em seu elenco.
Fábio Oliveira/F9.net.br

Felipão e Van Gaal fazem um confronto à parte

Desafeto do técnico Luís Felipe Scolari, o técnico da Holanda Louis van Gaal disse ontem que preferia ter perdido de 7 a 1, como ocorreu tragicamente com o time brasileiro, do que ser eliminado nos pênaltis, como foi no caso holandês. "Perder dessa forma [nos pênaltis] é a pior maneira. É melhor perder de 7 a 1, porque dessa forma você realmente perdeu. Mas nós não perdemos. Perdemos por causa da disputa de pênaltis. Isso é muito triste", afirmou. Logo após a derrota para a Argentina, o discurso era diferente. "Perder nos pênaltis é como perder por 7 a 1." Ontem, Van Gaal foi direto: "O sonho acabou e não vai voltar". Agora, o técnico tenta motivar seus jogadores e afirma que pode fazer história vencendo o Brasil, apesar do discurso de que a disputa do terceiro lugar não deveria existir. Vice-campeão em 1974, 1978 e 2010, o time holandês tenta fazer a primeira campanha invicta. Holanda e Brasil se enfrentam hoje, em Brasília, às 17h, na disputa do terceiro lugar. "Não somos a melhor equipe em termos de qualidade, mas somos a equipe que era mais difícil de se vencer. No momento, não perdemos nenhuma partida e estamos trabalhando nisso. Espero que possamos se preparar para ganhar do Brasil e ficar em terceiro lugar. Estaríamos escrevendo na história da Holanda", afirmou. O atacante Dirk Kuyt foi no mesmo tom. "O terceiro lugar nos dá uma sensação melhor que o quarto lugar", afirmou. Depois de enfrentar duas prorrogações e agora com apenas dois dias para se preparar para a partida contra o Brasil, o técnico holandês disse que se viu obrigado a mudar o planejamento para o jogo. De acordo com Van Gaal, o time da Holanda costuma já saber a escalação titular quando analisa o adversário. Mas contra o Brasil isso não foi possível. "Hoje de manhã analisei o Brasil e pela primeira vez sem dar a escalação. Isso é contra meu principio, porque acho que os jogadores têm que focalizar em quem vai jogar. Mas temos que esperar para ver quem está na melhor situação", disse. 
Brasília, DF - Folhapress

sexta-feira, 11 de julho de 2014

Zé Teodoro testa duas formações em treino do ABC

O técnico Zé Teodoro aproveitou o treinamento da tarde desta sexta-feira (11) para testar duas formações na equipe do ABC. Em um primeiro momento, o treinador utilizou o 3-5-2, com Suéliton, Marlon e Samuel formando a zaga e apenas Xuxa na armação do time. Na segunda parte do coletivo, Teodoro promoveu as entradas de Fábio Bahia e Júnior Timbó na equipe, migrando para o 4-4-2, com Timbó e Xuxa dividindo as ações de armação de jogadas. No primeiro tempo o ABC foi formado com Gilvan no gol; Samuel, Marlon e Suéliton formando a defesa; Renato, Daniel Amora, Michel, Xuxa e Luciano Amaral no meio campo e no ataque Dênis Marques e Rodrigo Silva.
Emanuel AmaralDupla de ataque do ABC deve ter Dênis Marques e Rodrigo Silva 
Dupla de ataque do ABC deve ter Dênis Marques e Rodrigo Silva
No segundo tempo, Zé Teodoro escalou a equipe com Gilvan, Renato, Suéliton, Samuel e Luciano Amaral; Michel, Fábio Bahia, Xuxa e Júnior Timbó, Dênis Marques e Rodrigo Silva. No final da segunda etapa, o atacante Dênis Marques acabou deixando o trabalho após sentir uma lesão. Em seu lugar entrou Gilmar.
Rodrigo Silva permaneceu o tempo todo no time de cima e falou sobre como é atuar ao lado do DM9. "São dois atacantes de área, mas sempre revezando, buscando vir armar, encostando em um dos volantes. O Dênis é qualidade demais e isso facilita bastante", disse o atacante. O meia Rogerinho, que deve ser titular do Alvinegro, foi liberado pelo departamento médico ontem e agora trabalha junto aos preparadores físicos do clube para recuperar o condicionamento. O ABC volta a campo na próxima terça-feira (15), às 21h50, no estádio Passo das Emas, no Mato Grosso. O adversário será a Luverdense, terceira colocada na tabela de classificação. O alvinegro ocupa a quinta posição com 17 pontos, um a menos que o rival de terça.
Fonte: Tribuna do Norte

quinta-feira, 10 de julho de 2014

Ramon se apresenta e mais dois estão em negociação

Ramon está de volta ao Leão do Oeste.
Depois de disputar o Estadual e Copa do Nordeste pelo Potiguar,
goleiro Ramon está de volta ao Leão do Oeste. Foto: ACD Potiguar.
O Baraúnas recebeu mais um reforço. O goleiro Ramon, de 29 anos, desembarcou nesta tarde em Mossoró e deve ficar no clube pelo menos até o fim das disputas da Série D. O jogador se junta a Érico e Ruan, como opções para o técnico Isaías Rodrigues, o que deixa o treinador leonino um pouco mais aliviado. É que Érico não poderá atuar nas duas primeiras partidas do clube no Brasileiro, devido suspensão imposta pelo STJD. Apesar do cansaço da viagem, Ramon, que já defendeu o Tricolor em 2013, e o rival Potiguar em duas oportunidades (2012 e 2014), esteve nesta tarde no estádio Nogueirão, onde assistiu o jogo-treino do Baraúnas contra o sub-20 do Potiguar. Ele deve iniciar trabalhos com o elenco já manhã desta quinta-feira (11). A diretoria ainda busca outros reforços para o elenco. As prioridades estão na lateral esquerda e no ataque. Cleiton Recife, lateral campeão estadual de 2013 pelo Potiguar está em negociação. Outro que se aproxima de um acerto é o atacante Wilson, ex-Coríntians de Caicó. Além destes, pelo menos mais dois atacantes são pretendidos.
Fonte: Fábio Oliveira/F9.net.br

Zico critica CBF e diz que entidade nada faz pelo futebol brasileiro

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) não faz nada pelo esporte no país, disse hoje (10) o ex-jogador Zico. O ídolo do Flamengo e da seleção brasileira criticou duramente a CBF por não apoiar os clubes  na formação e manutenção de atletas no país, inclusive financeiramente. "A CBF só usufrui dos nomes dos jogadores, arrecada, tem não sei quantos patrocinadores, mas não faz nada para melhorar o futebol brasileiro", afirmou o jogador, no Rio de Janeiro. Procurada, a CBF não comentou. Para Zico, um dos maiores problemas do futebol brasileiro é a ausência de escolas de formação de atletas e condições para o país reter talentos, desafios que recaem sobre os clubes. Segundo ele, a CBF, além de não auxiliar os times nessas tarefas, tira proveito. "É muito fácil um clube sofrer, passar cinco anos preparando jogador e a CBF vai, pega, leva para seleção dela, é campeã da [categoria] sub-17 e sub-18, mas não deu uma ajuda sequer ao clube", criticou. Ex-jogador de três copas, Zico disse que jovens atletas devem ter o direito de buscar melhores condições de vida no exterior, mas, em defesa do esporte nacional, os clubes no Brasil devem ser fortalecidos pela entidade. "Ninguém pode impedir o direito do jovem, mas a CBF podia ajudar os clubes, fazer com que tivessem mais poder", completou. Para ele, se criou um mito de que é preciso jogar em times europeus, "como se o futebol brasileiro não fosse importante". Para reverter o quadro, Zico defende que os próprios clubes, que escolhem a diretoria da CBF, opinem sobre o uso dos recursos da organização. "A politica atual não está sendo benéfica ao futebol brasileiro, mas aos clubes europeus. E a CBF senta na cadeira, muito cômoda. A hora que precisa, traz os jogadores, não paga nada. Lamento profundamente que os clubes estejam comprometidos com a eleição do presidente, mas não tenham o apoio que deveriam ter". Zico também criticou a ausência de cursos para comissão técnica; a escolha de jogadores de base por características físicas, em vez do talento; e a ausência de torcedores nos estádios. "O Brasil é tido como país do futebol, mas tem 7 mil, 8 mil pessoas [por jogo] nos estádios. A Alemanha tem 40 mil, 50 mil, 60 mil. Quer dizer, que país do futebol é esse?", questionou. "Os clube estão enfraquecidos, os melhores jogadores não estão aqui", justificou, sobre o baixo comparecimento do público.

Agência Brasil

Neymar visita companheiros na Granja Comary

Depois da sonora goleada de 7 a 1 sofrida para a Alemanha, a Seleção Brasileira ganhou um reforço, ainda que fora de campo, na tarde desta quinta-feira (10). O atacante Neymar compareceu à Granja Comary, em Teresópolis, para rever os companheiros, acompanhar o treinamento preparatório para a decisão do terceiro lugar e ainda participar da entrevista coletiva no final da tarde de hoje.
Rafael Ribeiro /CBFNeymar foi recebido por comissão técnica e presidente da CBF 
Neymar foi recebido por comissão técnica e presidente da CBF
O camisa 10 da equipe se recupera de uma lesão sofrida na partida contra a Colômbia, válida pelas quartas de final do Mundial. Ele sofreu uma entrada nas costas e fraturou uma vértebra. A contusão tirou o brasileiro da Copa. O jogador chegou ao centro de treinamentos do Brasil por volta das 16h30, acompanhado do pai e do assessor Eduardo Musa, o Duda. Neymar foi imediatamente para o campo, cumprimentou todos os seus companheiros e integrantes da comissão técnica.

Fonte: CBF

Cruzeiro abre escola de futebol em Parnamirim

O Cruzeiro de Minas Gerais está abrindo uma escolinha de futebol oficial em Parnamirim. Os responsáveis pelo projeto no Rio Grande do Norte são o ex-treinador do Potyguar de Currais Novos, Nilton César, e Edílson Batista (Pernambuco), que teve passagem em alguns clubes do Rio Grande do Norte. As inscrições para crianças com idade entre 8 e 16 anos, abrem a partir do próximo dia 15 de julho.
Emanuel AmaralPernambuco e Nilton César estão com a franquia cruzeirense 
Pernambuco e Nilton César estão com a franquia cruzeirense
A Escola do Cruzeiro vai ter como base central o Clube de Sargentos, Cabos e Taifeiros da Aeronáutica, na Base Aérea de Natal e capacidade para trabalhar até cem jovens. As inscrições serão realizadas em dois períodos: pela manhã no horário de 8 às 11h e a tarde das 15h as 17h. Quem desejar obter mais informações pode ligar para os telefones (84) 9407-6431 ou 8885-5670 e falar diretamente com o professor Edílson Batista. “O contrato com o Cruzeiro está assinado, através dele está definido que nós poderemos enviar a cada seis meses, pelos menos dois atletas do RN para realizar um período de teste nas divisões de base do clube na Toca da Raposa”, afirmou Nilton César. A taxa de inscrição é de R$ 60,00, mas dentro da mesma já se encontra o pagamento da primeira parcela do uniforme de treinamento, que será fornecido pelo clube mineiro e custa R$ 60,00. Os treinamentos estão previsto para iniciar na primeira semana de agosto e vão ocorrer em dois turnos sempre no campo do Clubes dos Sargentos Cabos e Taifeiros da Aeronáutica, nas terças, quintas e sábados. Os interessados em participar da escolinha para realizar a inscrição devem portar xerox do registro do nascimento ou identidade, além disso o responsável pelo menor terá de apresentar a cópia da carteira de identidade, CPF e levar também um comprovante de residência. “Nós já estamos iniciando negociações para abrir um núcleo em Natal, numa região central, e vamos procurar parceiros para realizar o mesmo também na Zona Norte. O objetivo é descobrir novos valores”, disse Nilton César.
Fonte: Tribuna do Norte

Wanderson e Thiago lutam por vaga no time titular

No último jogo-treino antes de fazer sua reestreia na série B do Brasileirão, o treinador Oliveira Canindé reconhece que o resultado: a derrota por 2 a 1 para o Globo no Nazarenão, não foi o esperado, mas ressaltou que o ponto positivo foi a exigência que o clube sofreu do adversário, fato esse considerado extremamente positivo, uma vez que a partida contra o Bragantino, na próxima terça-feira às 21h50, na Arena das Dunas deve ter um grau superior de dificuldade.
Júnior SantosTécnico Oliveira Canindé vem priorizando Thiago Cristian, mas Wanderson ainda briga por vaga 
Técnico Oliveira Canindé vem priorizando Thiago Cristian,
mas Wanderson ainda briga por vaga
Apesar dos reforços recebidos durante a paralisação para realização da Copa do Mundo, a equipe que vem sendo trabalhada para atuar diante do representante paulista, é basicamente a mesma que vinha sendo colocada em campo nas primeiras dez rodadas. A maior dúvida está na definição de quem será o lateral-esquerda, posição disputada por Wanderson, que vinha sendo o titular, e por  Thiago Cristian. Na outra lateral, Digão pode ser apontado como uma novidade. Tudo indica que o meio-campista Moraes, jogador revelado pelo Vasco e com passagens em grandes clubes do futebol nacional, vai ficar como opção no banco de reservas. O grupo vai trabalhar durante o final de semana e encerrar os preparativos na segunda-feira, com trabalho leve no CT de Parnamirim.
Aniversário
Fundado no dia 14 de julho de 1915, através de sua diretoria o América já convoca associados e torcedores para comemoração da passagem 99 anos do clube. O evento que marcará a celebração de mais um ano de existência americana no cenário esportivo potiguar será realizado na próxima segunda-feira (14), no Versailles Recepções, na sede social do alvirrubro (Av. Rodrigues Alves - 950- Tirol). A comemoração vai contar com a presença de atletas do Clube e será iniciada às 7h30, com hasteamento das bandeiras e apresentação da Banda da Polícia Militar do RN. Às 8h, uma missa de ação de graças será realizada e, às 9h, será servido um café da manhã aos presentes. A diretoria fará o evento aberto aos torcedores e deseja realizar uma celebração em grande estilo, dando uma pequena mostra do que está sendo planejado para comemoração do centenário, no próximo ano.
Fonte: Tribuna do Norte

Ministro cobra mudanças após 7 a 1 e defende intervenção estatal no futebol

O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, classificou nesta quinta-feira (10) a derrota por 7 a 1 sofrida contra a Alemanha, na semifinal da Copa, como uma "marca profunda", cobrou mudanças na estrutura do futebol brasileiro e defendeu uma intervenção estatal para que essa revolução aconteça. "O futebol brasileiro precisa de mudanças. A derrota para a Alemanha expõe, evidencia mais essa necessidade", afirmou o ministro, durante entrevista coletiva organizada pela Fifa e o COL (Comitê Organizador Local) do Mundial no Maracanã. Segundo o ministro, o tamanho da goleada que tirou da seleção a possibilidade de ser hexa em casa foi um acidente, que não aconteceria novamente se as duas equipes se encontrassem mais uma vez, mas que merece ser analisado para o bem do futuro do futebol brasileiro. "Precisamos examinar o motivo e a causa do acidente. É uma marca profunda. A melhor reação é ver as causas mais duradouras daquele desastre. Precisamos extrair lições para que o Brasil reponha a seleção no status que ela deve ter. As mudanças são necessárias". Rebelo defendeu ainda que essa revolução pela qual o esporte precisa passar deve ter o governo como protagonista, com a confecção de leis e pressão sobre dirigentes esportivos. O presidente da CBF, José Maria Marin, e o presidente eleito da federação, Marco Polo del Nero, ainda não foram a público falar sobre a eliminação brasileira. Já o técnico da seleção, Luiz Felipe Scolari, disse que "o trabalho não foi de todo ruim". Segundo Rebelo, o governo não pretende nomear cartolas, mas quer ter um papel mais ativo na CBF e em outras federações esportivas. "O Estado não pode ser excluído da competência de zelar pelo interesse público dentro do esporte". "A Lei Pelé tirou do Estado qualquer tipo de poder de atribuição e poder de intervenção. Se depender de mim, não teríamos tirado o Estado completamente dessa atribuição. Se depender de mim, parte dessa atribuição deve voltar". O regulamento da Fifa proíbe a ingerência dos governos nos rumos das federações nacionais filiadas à entidade. A federação nigeriana, por exemplo, foi suspensa na quarta-feira (9) porque o Estado decretou o afastamento de toda a cúpula da entidade depois da queda nas oitavas de final da Copa do Mundo.
Proposta
Entre as possibilidades de intervenção estatal nos rumos do futebol brasileiro, o ministro citou a Lei de Responsabilidade Fiscal do Esporte. O projeto do deputado Otávio Leite (PSDB-RJ) propõe um refinanciamento das dívidas dos clubes em troca do que Rebelo chamou de ações de "modernização dos clubes", como o rebaixamento para quem não prestar contas das dívidas e punições para quem não manter salários dos atletas e funcionários em dia. Rebelo também pediu por uma legislação que permita que jovens menores de 14 anos possam morar em centros de treinamento dos clubes (o que é proibido hoje) e adoção de medidas que diminuam o fluxo de garotos brasileiros indo jogar, ainda nas categorias de base, no exterior. "Nós importamos mão de obra e exportamos da Europa serviços do futebol. Não pode ser assim. Exportamos nossos craques, muitos ainda em formação. Fiquei sabendo que parte importante da nossa geração sub-15 já está no exterior. Nossa legislação facilita isso".

Folhapress

Justiça do Trabalho vai leiloar o Nogueirão em Mossoró

estadio nogueirao
Juiz Décio Teixeira de Carvalho Júnior
determinou que o estádio fosse leiloado 
(Foto: Wilson Moreno/Jornal Gazeta do Oeste)
Uma dívida de R$ 172.841,62 da Liga Desportiva de Mossoró (LDM) com a Justiça do Trabalho pode levar a leilão o estádio Leonardo Nogueira, que está penhorado desde setembro de 2011. A origem dessa dívida é uma ação que tramita na 3ª Vara do Trabalho de Mossoró, desde 2010, e que tem como reclamante um ex-funcionário da LDM. Nela, o empregado pleiteia a assinatura de sua Carteira de Trabalho e o pagamento de algumas verbas rescisórias que não foram quitadas quando de sua demissão, horas extras, domingos trabalhados em dobro, insalubridade e 1/3 de férias. A Liga recorreu da penhora com um embargo e um agravo, mas o Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região (TRT-RN) negou os recursos. Com a negativa do tribunal, o processo retornou à 3ª Vara de Mossoró e, diante da falta de pagamento da dívida por parte da Liga, o juiz titular Décio Teixeira de Carvalho Júnior determinou que o estádio fosse leiloado. Antes disso, porém, o estádio passará por uma nova avaliação para que o seu valor seja atualizado. A dívida da Liga nesse processo já foi bem maior, mas do ano passado para cá, já foram abatidos R$ 63.645,06 em penhoras das rendas dos jogos disputados no Nogueirão. Do valor atual da dívida, o reclamante tem direito a R$ 112.052,56. A Previdência Social ficará com R$ 57.516,02 e serão descontados mais R$ 3.273,04 ) de custas processuais. Para agravar ainda mais a situação da Liga Desportiva de Mossoró, o mesmo reclamante desse processo tem outra ação trabalhista tramitando na mesma Vara contra ela. O processo já está em fase de execução e o valor dessa segunda ação chega aos R$ 40 mil.
Fonte: Blog do Vt/Gazeta do Oeste

Clube carrega cores da Alemanha e se espelha: "Futebol levado a sério"

Na bandeira, no estádio e no uniforme. As cores da Alemanha estão por toda parte quando o assunto é Globo Futebol Clube. A equipe potiguar que disputará a Série D do Campeonato Brasileiro deste ano não esconde a admiração pela seleção alemã desde a sua fundação, em 18 de outubro de 2012. Após a derrota histórica do Brasil por 7 a 1 para a Alemanha, o presidente do clube, Marconi Barretto, confessa que não consegue comemorar mesmo o time de Ceará-Mirim se espelhando na estrutura e até se equiparando à tricampeã mundial no modo de jogar da equipe que humilhou a seleção brasileira na semifinal da Copa do Mundo de 2014.
Globo FC e Baraúnas se enfrentaram no Estádio Barretão, em Ceará-Mirim (Foto: Jocaff Souza) 
Arquibancadas do Estádio Barretão, em Ceará-Mirim,
também carregam as cores da Alemanha (Foto: Jocaff Souza)

Não dá para comemorar. Mas é fato que nós temos uma admiração grande pela estrutura da seleção alemã, de como ela leva a sério o futebol. Estruturalmente, somos uma Alemanha, no esquema de jogo e na forma de se organizar - explicou Marconi Barretto, presidente do Globo FC.Se a admiração parece crescer depois da vitória maiúscula de Klose e companhia sobre os donos da casa, o presidente do clube potiguar garante que não se anima apenas com a vitória, e sim com a forma de vencer e convencer dentro de campo. Ele elogiou a preparação alemã e criticou o destaque dado ao atacante Neymar, após o incidente no jogo contra a Colômbia. A gente (Globo FC) entra em campo convencendo. Não me animo com a vitória, e sim com a vitória com convencimento. Note que a Alemanha se distanciou para treinar, se preparou, teve jogos duros e se saiu muito bem. Já o Brasil teve uma completa falta de foco. Levaram o caso do Neymar para um lado que não era conveniente. Na hora que aconteceu o incidente e ele ficou de fora, deveria ser uma página virada, mas eles ficaram vivendo o fantasma do Neymar - analisou. Além de carregar as cores da Alemanha, o presidente da "Águia" revela que se espelha mesmo é em um bom futebol. E admite que a equipe dos Estados Unidos, representado pela ave que estampa a bandeira e virou mascote do time potiguar, também é um de seus espelhos. - Admiramos muito a Alemanha, sim, mas me espelho em um bom futebol. Os Estados Unidos são meu espelho inicial. É uma seleção sem grandes valores, mas com um esquema de jogo muito forte e organizado. É bom acompanhar um time organizado, com foco - explicou. O Globo FC foi vice-campeão do Campeonato Potiguar deste ano e assegurou uma das vagas do Rio Grande do Norte na Copa do Brasil de 2015. O time de Ceará-Mirm estreia na Série D do Brasileirão no próximo dia 20, contra o Porto-PE, em Caruaru.
Rafael, Ricardo Lopes e Jozicley - Globo FC (Foto: Fabiano de Oliveira) 
Uniforme do Globo FC carrega as cores da bandeira
da Alemanha (Foto: Fabiano de Oliveira)
Por Natal

Terceiro lugar passa a ser obrigação


A Copa do Mundo não acabou para a Seleção Brasileira. Os comandados de Luiz Felipe Scolari ainda terão pela frente a disputa pelo terceiro lugar contra o perdedor do confronto entre Holanda e Argentina. Será na tarde de sábado, no Mané Garrincha. "Nem tudo acontece como a gente quer, mas sabemos que ainda há Copa para jogar. Precisamos levantar as nossas cabeças e pensar sempre no melhor para os torcedores", discursou o atacante Hulk, concordando que o terceiro lugar virou "questão de honra". "Sim, sim", assentiu. Contestado em sua participação na Copa do Mundo do Brasil, Hulk tem a esperança de mostrar um pouco mais de serviço no fim de semana. Ele sonha com a possibilidade de seguir na Seleção e encontrar a sua redenção nos próximos anos.
Mister Shadow/FolhapressJogadores não treinaram ontem na Granja Comary e se limitaram a fazer trabalho regenerativo
Jogadores não treinaram ontem na Granja Comary e se limitaram a fazer trabalho regenerativo"Tentamos de todos os jeitos contra a Alemanha, mas deu tudo certo para eles. Em poucos minutos, tomamos quatro gols e tudo ficou complicado. Mas o nosso trabalho não acabou. Quero conquistar títulos importantes para a Seleção Brasileira", avisou Hulk.  Embora todo o elenco concorde em encarar o jogo pelo terceiro lugar com seriedade, boa parte já se conscientizou de que não terá sequência na Seleção. É o caso do lateral direito Maicon, que está com 32 anos e em final de carreira. "Assim como disse o Felipão, é o pior dia da minha vida. Sei o quanto trabalhei para chegar aqui. Mas a vida não permite lamentações", discursou Maicon, tentando fazer média com o público brasileiro.
Fonte: Folhapress

Globo FC vence América-RN em amistoso no Estádio Nazarenão

O Globo FC vingou a perda do título estadual e bateu o América-RN por 2 a 1, em amistoso realizado no Estádio Nazarenão, em Goianinha. Ramon e Ricardo Lopes marcaram os gols da Águia de Ceará-Mirim na noite desta quarta-feira, enquanto Marcelinho descontou para o Alvirrubro, que teve a estreia do meia Morais, ex-Vasco e Corinthians. O duelo entre os finalistas do Campeonato Potiguar deste ano - na oportunidade, o Mecão garantiu o título com uma vitória no Barretão e um empate na Arena das Dunas - serviu como preparação para as duas equipes. O América-RN mira o retorno da Série B do Brasileirão, na próxima terça-feira, quando enfrenta o Bragantino, enquanto o Globo estreia na Série D no dia 20, diante do Porto, em Caruaru.
Globo comemora vitória em amistoso contra o América-RN(Foto: Canindé Pereira)


Por Natal

ABC não terá João Paulo na reestreia

Com a reestreia na série B do Brasileirão marcada para próxima terça-feira, o ABC já não vive mais nenhum clima de Copa do Mundo. Tanto que a delegação do clube sequer terá oportunidade de ver a final da competição que ocorrerá no domingo, às 17 horas. Neste período o alvinegro estará em viagem para a cidade de Lucas do Rio Verde, em Mato Grosso, onde vai enfrentar a Luverdense. Na equipe potiguar, do elenco que está à disposição do treinador Zé Teodoro, apenas o atacante João Paulo não tem condições de jogo, ele ainda não foi regularizado.
Alex RégisJoão Paulo está se preparando para voltar a vestir a camisa do alvinegro, no jogo contra o Joinville 
João Paulo está se preparando para voltar a vestir
a camisa do alvinegro, no jogo contra o Joinville
Como a janela de transferência internacionais da Fifa só será aberta no dia 14 de julho, a diretoria do clube potiguar  passou a trabalhar a estreia do atacante, apenas, no confronto diante do Joinville, marcado para sexta-feira, dia 18, às 19h30 no Frasqueirão. “Todos os jogadores que chegaram ao clube durante esse período de recesso estão registrados na CBF e prontos para atuar. Como a transferência de João Paulo é internacional, nós temos de esperar abrir a janela de transferências da Fifa. Por isso, trabalhamos com a hipótese de ter João apenas no jogo contra o Joinville. O fato positivo é que a estreia vai ocorrer num jogo no Frasqueirão, o que deve ser mais marcante”, disse Stênio Dantas. O problema de armação de jogadas no meio-campo, que vinha sendo apontado como uma das deficiências do grupo na parte inicial do campeonato nacional, deve ser solucionado com o retorno do meio-campista Júnior Timbó. Ele está recuperado da cirurgia no joelho e já participou dos jogos treino realizado pelo ABC, marcando inclusive gol. O mesmo ocorreu com lateral-direita Renato, que também passou um longo período em tratamento médico. Na quinta colocação, o ABC faz uma campanha equilibrada, com cinco vitórias, dois empates e três derrotas. Zé Teodoro agora pretende melhorar esse percentual de aproveitamento e não está satisfeito apenas com os reforços que já chegaram. O clube ainda deve realizar mais três contratações para o restante desse primeiro turno. A negociação com lateral-esquerda do Bahia, Raul, deu uma esfriada. Mas como a posição é considerada carente pela comissão técnica, a diretoria ainda não desistiu do atleta. A situação de Octávio, emprestado pelo Botafogo, também está indefinida. O empresário do atleta pediu liberação do jogador para repassá-lo a Fiorentina, mas o clube carioca não está ciente dessa negociação. O meio-campista está em Natal e pode ser reintegrado ao elenco alvinegro.
Fonte: Tribuna do Norte

quarta-feira, 9 de julho de 2014

Argentina bate Holanda nos pênaltis e faz final com Alemanha


Goleiro Romero foi o herói da Argentina na semifinal contra a Holanda
Se os donos da casa não fizeram o seu papel para chegar ao mais aguardado clássico de todos os tempos, no estádio do Maracanã, no Rio, seu rival fez. Nesta quarta-feira, 9, após uma partida sofrível, que ficou em 0 a 0 por 120 minutos, a Argentina eliminou a Holanda nos pênaltis por 4 a 2, no estádio Itaquerão, em São Paulo, e se classificou para a final da Copa do Mundo pela quinta vez. O goleiro Romero foi o grande herói da partida. Se não precisou trabalhar durante a partida, o reserva do Monaco pegou as cobranças de Vlaar e Sneijder para colocar a Argentina na decisão. Do lado holandês, Krul não pôde entrar porque o técnico Louis Van Gaal já havia feito as três substituições. Cillessen, que nunca pegou um pênalti como profissional, foi vencido nas quatro cobranças argentinas.
Depois de ficar 24 anos sem conseguir se classificar para uma semifinal de Copa do Mundo, a Argentina vai reencontrar a Alemanha, time contra quem jogou nas últimas duas finais que disputou. Ganhou de 2 a 1 no México, em 1986, mas levou 1 a 0 na decisão do Mundial de 1990, na Itália. Agora, vai tentar manter o retrospecto de sempre um sul-americano ter vencido os Mundiais jogados no continente americano.
Antes de ver a Alemanha,
algoz na pior derrota da sua história, e sua maior rival se enfrentando no Maracanã, neste domingo, às 16 horas, o Brasil vai buscar uma revanche insossa contra a Holanda, time que o eliminou da Copa da África do Sul, há quatro anos. A partida, que vale o terceiro lugar, será neste sábado, às 17 horas, no estádio Nacional Mané Garrincha, em Brasília. Um dia depois da derrota do Brasil, o Itaquerão novamente teve a presença de muitos brasileiros, mas camisas amarelas eram raridade nas arquibancadas, muito diferente dos outros 61 jogos desta Copa. As músicas provocativas à Argentina deram lugar ao silêncio de quem foi humilhado na véspera. No fim, muita festa dos milhares de argentinos presentes no estádio.
O jogo
Depois de sentir lesão na coxa logo no início da partida contra o México, pelas oitavas de final, De Jong foi considerado fora da Copa do Mundo. Mas o volante, que ficou marcado pela solada em Xabi Alonso na final do último Mundial, teve uma recuperação surpreendente e foi escalado como titular pelo técnico Van Gaal. A função: marcar Lionel Messi. A formação escolhida pelo treinador deixava a Holanda com três zagueiros, dois laterais (um deles, Blind, foi zagueiro em outros jogos) e dois volantes marcadores. Para jogar no ataque, só Sneijder, Robben e Van Persie. A postura conservadora neutralizou o jogo. Quando a Argentina atacava, a Holanda marcava com 11 jogadores no campo de defesa, a partir de Van Persie, postado quase sempre na linha de meio de campo. Messi, bem marcado, participava pouco da partida e os únicos espaços encontrados pelos argentinos eram pela direita, com Lavezzi. O atacante do Paris Saint-Germain criou as únicas jogadas relevantes do primeiro tempo, mas só duas se tornaram perigo real de gol. Aos 13 minutos, ele achou espaço para tocar para Enzo Perez, que foi derrubado na entrada da área. Messi cobrou tirando da barreira, mas Cillessen, muito bem posicionado, segurou. Depois, aos 23, bateu escanteio na cabeça de Garay, que mandou por cima. Bastante estudado pelos dois times, o primeiro tempo terminou com apenas quatro chutes a gol, sendo que só a falta cobrada por Messi teve direção correta. A Holanda finalizou com Sneijder, aos 12, mas o chute passou à direita. Principal nome do time, Robben deu apenas três passes em 45 minutos. No intervalo, Van Gaal trocou Martins Indi por Janmaat, mas manteve exatamente a mesma postura. Por causa disso, o jogo seguiu o mesmo. Em 20 minutos, só mais um chute a gol, em falta que Sneijder mandou por cima. A Argentina chegou, como sempre, com Lavezzi, que deu ótimo cruzamento para Higuaín. Janmaat, porém, conseguiu o corte perfeito. Aos poucos, o que poderia ser definido como um jogo estudado foi se tornando, sem meias palavras, uma partida ruim. Até Messi e Sneijder, já sob chuva forte, cometiam erros que não combinam com uma semifinal de Copa. Emoção, só quando Perez cruzou e Higuaín, de carrinho, mandou pelo lado de fora da rede. Sabella até mexeu para tentar resolver os jogo em 90 minutos, com as entradas de Agüero e Palácio. Mas foi Robben que quase ganhou a partida. Quando o cronômetro zerou, ele tabelou com Sneijder entrando na área, mas deu um passo a mais com a bola e acabou travado por Mascherano na hora do chute. A Holanda tinha melhor preparo físico e parecia ter jogado o tempo todo pensado na prorrogação, guardando gás. Nos últimos 30 minutos, passou a dominar a partida, comandada por Robben. A Argentina é que passou a depender de uma única bola, parando, porém, na atuação apagada de Messi e na péssima condição de Agüero, visivelmente sem ritmo. No finalzinho, a Argentina melhorou e quase marcou com Palácio. Em linda enfiada de bola de Maxi Rodríguez, o atacante errou o tempo do chute, deu de cabeça, e recuou nas mãos de Cillessen.
Ficha Técnica
Holanda 0(2) x 0(4) Argentina
Local: Arena Itaquerão, em São Paulo (SP)
Quando: quarta-feira, 9, às 17 horas
Árbitro: Cuneyt Cakir (Fifa/Turquia)
Cartões amarelos: Martins Indi e Huntelaar (Holanda); Demichelis (Argentina)
Público: 63.267 pessoas
Holanda - Cillessen; Kuyt, Vlaar, De Vrij, Martins Indi (Janmaat) e Blind; De Jong (Clasie), Wijnaldum e Sneijder; Robben e Van Persie (Huntelaar). Técnico: Louis van Gaal.
Argentina - Romero; Zabaleta, Demichelis, Garay e Rojo; Mascherano, Biglia e Enzo Pérez (Palacio); Lavezzi (Maxi Rodríguez), Messi e Higuaín (Agüero). Técnico: Alejandro Sabella.

Demétrio Vecchioli | Agência Estado

Arquibancadas móveis da Arena das Dunas começam a ser retiradas

Paulo Rossi e Arthur Couto, gerentes do consórcio Arena das Dunas (Foto: Augusto Gomes/GloboEsporte.com)Paulo Rossi e Arthur Couto, gerentes do consórcio das Dunas (Foto: Augusto Gomes)

A Arena das Dunas, em Natal, vive fase de transição pós-Copa do Mundo. O estádio voltou ao controle do consórcio gerido pela OAS desde o dia 1º de julho e toda a estrutura temporária está sendo retirada. Na parte interna da arena, foi iniciada a desmontagem das arquibancadas móveis. No total, serão mais de 1.000 toneladas de material, que deverão ser transportadas em 40 carretas. Logo que terminou a Copa do Mundo para Natal, começou o processo de desmobilização de todas as estruturas temporárias. Esse processo deve demorar em torno de um mês, sendo que a parte mais demorada é a retirada das arquibancadas temporárias, que deve ser concluída no início de agosto - declarou Paulo Rossi, gerente de manutenção do consórcio Arena das Dunas. A retirada dos assentos móveis foi iniciada pela parte inferior, nos setores Norte e Sul. Rossi lembrou que algumas instalações implantadas para a Copa vão permanecer na arena, como o túnel de saída dos jogadores para o campo, a máquina de gelo nos vestiários e as bancadas da área de imprensa, que foram ampliadas de 13 para 40. O primeiro jogo da Arena das Dunas após o Mundial será na próxima terça-feira, entre América-RN e Bragantino, pela 11ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. Na oportunidade, a área dos assentos móveis será isolada, mas o estádio comportará bem o público esperado para a partida. Para este primeiro jogo pós-Copa do Mundo, não teremos ainda o estádio no modo legado. Algumas estruturas ainda estarão em fase de desmontagem, o que vai perdurar todo o mês de julho - completou. Arthur Couto, gerente de negócios do consórcio Arena das Dunas, comemorou o sucesso do estádio durante a Copa do Mundo e destacou que toda a experiência adquirida será refletida nos próximos eventos. Não ficamos de férias no período da Copa. A nossa equipe ficou imersa aqui na arena durante o Mundial e vivemos o legado do aprendizado. Tudo será importante para oferecermos um melhor serviço para os nossos clientes, que são os torcedores - revelou Arthur.

Por Natal

Competição Amador Adulto 2014 - TABELA


América-RN enfrenta Globo FC nesta quarta


Treino América-RN (Foto: Klênyo Galvão)De volta, Rodrigo Pimpão treina cobrança de escanteio no América-RN (Foto: Klênyo Galvão)

O América-RN divulgou a lista dos jogadores que enfrentam o Globo FC nesta quarta-feira, às 20h, no Estádio Nazarenão, em Goianinha. Será o último amistoso do Mecão na preparação para o retorno da Série B do Campeonato Brasileiro, no próximo dia 15, diante do Bragantino. O atacante Rodrigo Pimpão, que tratava de dores nas costas, foi liberado pelo departamento médico do clube e volta a ser relacionado. Entre as novidades do time comandado por Oliveira Canindé, foram relacionados os meias Morais e Andrezinho, além do lateral-direito Digão, ex-Flamengo. Recém-chegados ao alvirrubro, os três já estão regularizados e prontos para estrear na partida diante da "Águia" de Ceará-Mirim. O goleiro Dida está recuperado de lesão no joelho e volta a integrar a equipe. O zagueiro Edson Rocha e o volante Dudu, machucados, ficam de fora do amistoso. O América-RN deve jogar com Fernando Henrique, Fabinho, Cleber, Roberto Dias e Paulo Henrique; Jean Cléber, Márcio Passos, Arthur Maia e Thiago Cristian; Isac e Rodrigo Pimpão.
Confira os relacionados:
Goleiros: Fernando Henrique e Dida;
Laterais: Digão, Marcelinho, Wanderson, Paulo Henrique e Thiago Cristian;
Zagueiros: Cleber e Roberto Dias;
Meias: Márcio Passos, Fabinho, Jean Cleber, Val e Tiago Dutra;
Atacantes: Rodrigo Pimpão, Max, Isac, Alfredo e Alekito.
Por Natal 

Globo FC segue "receita" para encarar América-RN em amistoso desta quarta


Higor Cesar, técnico do Globo FC (Foto: Jocaff Souza)Higor César conta com reforço no time para enfrentar o América-RN(Foto: Jocaff Souza)

O Globo FC divulgou nesta quarta-feira a lista de relacionados para o amistoso contra o América-RN. A partida acontece às 20h, no Estádio Nazarenão, em Goianinha. O treinador Higor César convocou 20 atletas para a partida e disse que a receita para uma boa temporada se baseia em inovação para surpreender o adversário. O futebol de hoje é muito dinâmico e se renova todos os dias. Temos que buscar inovar, sempre buscando surpreender o adversário. Foi assim que fizemos na pré-temporada para o estadual e a receita deu certo. Para que mudar? Tenho uma equipe muito boa nas mãos e uma dorzinha de cabeça também, já que contamos com um elenco de qualidade - comentou.
Confira os relacionados:
Goleiro: Rafael e Messi;
Laterais: Geovane, Glaubinho, Nininho e Itto Cruz;
Zagueiros: Mecinho, Róbson e Anselmo;
Volantes: Ramon, Jozicley, Da Silva e Leomir;
Meias: MIller, Renatinho Potiguar e Alemão;
Atacantes: Ricardo Lopes, Vavá, Índio Oliveira e Romário
Reforço
Da Silva, volante Globo FC (Foto: Canindé Pereira) 
Volante Da Silva, ex-Baraúnas, chega para reforçar
O Globo FC na Série D (Foto: Canindé Pereira)
Em sua busca por inovação, o comandante da "Águia" vai contar com um reforço no time para disputar a Série D do Campeonato Brasileiro. O volante Da Silva, ex-Baraúnas, foi contratado pela equipe de Ceará-Mirim e já foi relacionado para o jogo desta quarta-feira, após se recuperar de uma cirurgia no joelho. Passei por muita coisa do final do estadual pra cá. Fico feliz em poder voltar ao campo de jogo e prometo honrar a todo o apoio prestado - disse o jogador.
Por Natal

Novo pôster da vergonha por Rubens Lemos/ Jornalista

Terminou o calvário do goleiro Barbosa, dos seus companheiros e a sensação é de lavar a alma. Vergonha pode ter quem acreditava no timeco de Felipão, nos seus mercenários, na retranca padronizada, no futebol estabelecido como negócio no seu pior requinte mafioso e cínico. O que importa para mim é o resgate de Moacir Barbosa, um dos melhores do Brasil em todos os tempos e um dos recorrentes humilhados pelos pulhas insanos por causa da derrota de 1950, para o Uruguai. E do time de moral destroçada em que ele brilhou e ruiu sem sequer haver falhado. Fechado o ciclo cabalístico e bem brasileiro, Moacir Barbosa morreu 50 anos depois de ter levado o gol de Ghiggia, chute cruzado, despretensioso aparente, que tocou as redes no 2x1 de 16 de julho perante 200 mil incrédulos em pranto justificado. O Brasil jogava pelo empate, fez 1x0 no segundo tempo, cedeu o 1x1 e tomou o segundo gol quando restavam 10 minutos para terminar a partida. A pena judicial máxima de 30 anos, Barbosa cumpriu com duas décadas de acréscimo. Vivo, pagou todos os dias, ironizado, chacoteado, abordado com grosseria, chamado de frangueiro, "presenteado" com as traves do gol de Ghiggia, barrado em 1993, por Parreira e Zagallo para não "dar azar" ao brilhante Taffarel antes de uma decisão contra o Uruguai pelas Eliminatórias, ganha por Romário:2x0.
Graças aos canalhas que viram Barbosa morrer morando de favor numa casa em Santos, uma geração sensacional foi banida da história. O time de Barbosa, Bauer, Danilo Alvim, Jair Rosa Pinto, Zizinho, Maneca, Friaça e Ademir Menezes foi execrado. E eles - próximos ao nível dos de 1958 e 1970 -passaram a velhice se explicando. Os próprios vencedores reconheciam seus méritos. Brasileiros nunca os deixaram em paz. Todos em fim pacato. Danilo Alvim, tão bom quanto um Zito, um Clodoaldo ou um Falcão, morreu num asilo, pago pelo cartola Giulite Coutinho, ex-presidente do América(RJ). Pós-7x1, não serão o pôster da vergonha que não fizeram. Fracasso multiplicado por 11 mais um técnico decadente a Alemanha desnudou no Mineirão lotado de incrédulos bem comportados. A Alemanha, como gosta de dizer o chato e novo amigo de Felipão, o estatístico de jornalismo, PVC, fez quatro gols em seis minutos. Trocando passe, driblando, desfilando, em cintura dura, o jogo nosso estuprado pelo primeiro retranqueiro a copiar o feio. O primeiro prancheteiro nocivo a cuspir o drible.
Alemanha 7x1 Brasil foi Alemanha 7x1 Brasil porque a Alemanha não desejou que fosse Alemanha 14x0. A Alemanha puxou o freio de mão nos quatro a zero e fez outros três quando o Brasil não percebeu. Felipão, na coletiva, fez um presságio assombroso: de 13 a 14 jogadores estarão em 2018. Não, não estarão. Eles jamais se classificariam numa Eliminatória. O certo é que Barbosa e seus companheiros estão absolvidos. Por 7x0, placar de julgamento, depois, Oscarzinho fez o gol de gentileza germânica. Ricos, milionários, pedantes, esses caras foram endeusados sem motivo. Poderiam aproveitar seus euros e nunca mais pisar num gramado brasileiro.
Eles, Felipão, empresários e, ah! A mídia. A mídia que mente e consegue fazer você acreditar que havia seleção e craques de canelada e peruca natural. Até os 7x1. Em 1950, cantaram Touradas em Madrid no olé dos brasileiros na Espanha. Faltou Chicotadas em Belô, melodia de uma revolução que não pode esperar. Barbosa esperou demais. Morto, está livre. Sem direito(os vexatórios), ao Maracanã postiço sem cheiro, suor e alma de povo. Foi 1x7 Brasil. Um time 171.
Ps. Esqueçam Neymar. Ele não fez falta. Ele escapou.

terça-feira, 8 de julho de 2014

Brasil é massacrado pela Alemanha e sofre sua pior derrota na história

Irreconhecível e totalmente dominada, principalmente no primeiro tempo, a seleção brasileira foi massacrada pela Alemanha ao ser goleada por 7 a 1, nesta terça-feira (8), no Mineirão, pela semifinal da Copa do Mundo. Os gols alemães foram marcados por Müller, Klose, Kross (2), Khedira e Schürrle (2). O gol anotado por Klose foi o seu 16º em Copas. Com isso, passou Ronaldo e se tornou o maior artilheiro em Mundiais. O único gol brasileiro foi feito por Oscar aos 45 minutos do segundo tempo. Desiludida, a torcida brasileira começou a deixar o Mineirão ainda durante a etapa inicial, quando o Brasil saiu de campo perdendo por 5 a 0. Foi a pior derrota sofrida pela seleção brasileira em sua história centenária. Antes, a maior goleada sofrida foi para o Uruguai por 6 a 0, na Copa América de 1920. O Brasil também foi a primeira seleção a sofrer cinco gols em 29 minutos de jogo em um Mundial. A goleada sofrida foi também a primeira derrota de Felipão no comando da seleção brasileira em Mundiais. Ele venceu os sete jogos na conquista do penta em 2002 e tinha três triunfos e dois empates em 2014. Ele ainda acumulava cinco vitórias no título da Copa das Confederações-2013. Foi também o segundo confronto entre as duas equipes em Copa. No primeiro, a seleção brasileira venceu por 2 a 0 na conquista do pentacampeonato. Com a vitória, a Alemanha volta a disputar uma final após cair na semifinal de 2006 e 2010. O time chega a oitava final em Copas e se isola como recordista. Os alemães superaram justamente o Brasil que tem sete decisões. Na final, o time de Joachim Löw encara o vencedor do confronto entre Argentina e Holanda, que se enfrentam na quarta-feira (9), no Itaquerão. O jogo decisivo está marcado para domingo (13), às 16h, no Maracanã. A equipe alemã busca o tetracampeonato e tenta se igualar a Itália. Os alemães foram campeões em 1954, 1974 e 1990. Por outro lado, perderam na decisão em 1966, 1982, 1986 e 2002. Já o Brasil vai decidir o terceiro lugar no sábado (12), às 17h, em Brasília.
O jogo
No confronto contra os alemães, a seleção brasileira entrou em campo com um time que nunca jogou junto. Sem Neymar, lesionado, Felipão optou pelo atacante Bernard. Ele ainda promoveu o retorno do volante Luiz Gustavo na vaga de Paulinho. O setor ainda teve Fernandinho e Oscar. Hulk e Fred também iniciaram a partida. A defesa teve Dante no lugar de Thiago Silva, suspenso, e Maicon no lugar de Daniel Alves. Com essa formação, a seleção brasileira foi totalmente dominada pela Alemanha. O time brasileiro trocava passes no campo de defesa, mas não conseguia sair jogando em virtude da marcação da seleção rival. Os alemães marcavam na intermediária e esperava o melhor momento para dar o bote. Para piorar, a equipe de Felipão tinha um buraco na frente da zaga. Com isso, os alemães chegavam com facilidade a área brasileira. O primeiro gol alemão foi marcado aos 10 minutos em uma falha do sistema defensivo. Após cobrança de escanteio, Müller apareceu sozinho e completou de pé direito para a rede. O gol abateu os jogadores e a Alemanha manteve sua estratégia.
Aos 23 minutos, Fernandinho não conseguiu fazer o corte, a bola chegou em Klose, que chutou duas vezes para marcar o segundo alemão e o seu 16º em Copas. No minuto seguinte, Lahm cruzou da direita, a bola passou por toda a defesa e sobrou para Kroos finalizar no canto e ampliar. Aos 26, Fernandinho perdeu a bola na intermediária, Khedira tocou para Kroos, que só completou para o gol. Três minutos depois, Khedira roubou a bola no meio, tabelou com Özil e colocou no canto de Júlio César. Depois de a seleção não ver a cor da bola na etapa inicial, Felipão fez duas alterações: Paulinho entrou no lugar de Fernandinho, enquanto Ramires substituiu Hulk. Com os alemães mais relaxados, a seleção brasileira criou oportunidades e parou no goleiro Neuer. Aos 6 minutos, Oscar chutou forte e o goleiro alemão fez bela defesa. Três minutos depois, Paulinho tentou duas vezes e Neuer fez excelentes defesas. Nos contra-ataques, os alemães eram perigosos e ampliaram o marcador. Aos 23 min, após nova excelente troca de passes, Lahm cruzou rasteiro para Schürrle fazer o sexto. Dez minutos depois, Schürrle marcou o sétimo. Felipão ainda colocou Willian no lugar de Fred, que saiu vaiado de campo. O atacante anotou apenas um gol - contra Camarões - durante os seis jogos. Com a goleada, a torcida gritou olé e aplaudiu a seleção alemã a cada troca de passes.
No final, Oscar ainda marcou o gol de honra.
Ficha técnica
Brasil: Júlio César; Maicon, David Luiz, Dante e Marcelo; Luiz Gustavo e Fernandinho (Paulinho); Oscar, Hulk (Ramires) e Bernard; Fred (Willian). Técnico: Luiz Felipe Scolari
Alemanha: Neuer; Lahm, Boateng, Hummels (Mertesacker) e Höwedes; Schweinsteiger, Khedira (Draxler), Kroos e Özil; Thomas Müller e Klose (Schürrle). Técnico: Joachim Löw
Estádio: Mineirão, em Belo Horizonte
Árbitro: Marco Rodriguez (México)
Gols: Thomas Müller, aos 10, Klose, aos 23, Kroos, aos 24 e aos 26, e Khedira, aos 29 min do 1°tempo; Schürrle, aos 23 e aos 33, e Oscar, aos 45min do 2º tempo
Cartão amarelo: Dante (B)

Folhapress

Baraúnas resolve problema do gol com dois reforços

Goleiro Ruan volta a Mossoró, agora como reforço do Baraúnas.
Goleiro Ruan volta a Mossoró, agora no Baraúnas.
Sem poder contar com o goleiro Érico que cumprirá suspensão nas duas primeiras partidas da equipe na Série D, e com apenas dois juvenis como opção no elenco, o Baraúnas resolveu agir e fechou as lacunas no setor.
Depois de ter anunciado acerto com Ramon, que já atuou pelo próprio Baraúnas e disputou o Estadual deste ano pelo rival Potiguar, o Tricolor fechou contrato com outro ex-Alvirrubro. Ruan, de 25 anos, e que no Rio Grande do Norte também defendeu o Alecrim. e que por último estava no Aroieses-MA, está sendo aguardado no clube ainda hoje. A expectativa da diretoria é que alguns dos reforços anunciados cheguem até esta quarta-feira (9). É o caso do goleiro Ramon, dos meias Israel e Idelvando, e do atacante  Fabinho, sendo esses últimos por indicação do técnico Isaías Rodrigues e egressos do Parnahyba-PI. Por outro lado, o Baraúnas ainda buscará outro jogador de ataque para compor o elenco. É que Rael, ex-Globo e Palmeira de Goianinha, reforço dado como certo no clube, não virá mais. O jogador decidiu se transferir para o Tiradentes-CE, de quem recebeu uma melhor proposta.
Fábio Oliveira/F9.net.br 

América-RN anuncia zagueiro Lázaro e Adalberto deve ir para xará mineiro


Zagueiro Lázaro, reforço do Mirassol (Foto: Vinicius de Paula / Agência Mirassol FC)Zagueiro Lázaro reforça o América-RN na Série B (Foto: Vinicius de Paula / Agência Mirassol FC)

Contando os dias para voltar a campo pela Série B do Campeonato Brasileiro, o América-RN anunciou nesta terça-feira a contratação do zagueiro Lázaro, de 23 anos. O jogador tem passagem pela seleção brasileira sub-17 e estava no Manama Club, do Bahrein. Lázaro foi revelado pelo Atlético-MG e também defendeu Heerenveen (Holanda), Paulista, Mirassol e Boa Esporte. O defensor de 1,91m de altura deve chegar Natal nesta quarta-feira. Por outro lado, o Mecão perdeu o também zagueiro Adalberto, que ficou conhecido por ter sido o autor do primeiro gol da Arena das Dunas, estádio de Natal que sediou quatro jogos da Copa do Mundo. Alegando que estava tendo poucas oportunidades na equipe titular, o jogador chegou a um acordo com a diretoria rubra e deve acertar com o América-MG para a sequência da Série B do Campeonato Brasileiro.
Adalberto América-RN gol Arena das Dunas (Foto: Augusto Gomes) 
Adalberto deixa o América-RN e deve defender
o xará América-MG na Série B (Foto: Augusto Gomes)

Por Natal

Jogadores da seleção fazem homenagem a Neymar

Antes de seguir para o Mineirão, onde a seleção brasileira enfrenta a Alemanha pelas semifinais da Copa do Mundo, os jogadores resolveram fazer uma homenagem a Neymar, afastado após fraturar uma vértebra.
Ricardo Stuckert / CBFJogadores se uniram para homenagear Neymar em Belo Horizonte 
Jogadores se uniram para homenagear Neymar em Belo Horizonte
Usando bonés com a frase "#ForçaNeymar", a seleção fez o símbolo característico de Neymar com os braços. "A camisa 10 do Neymar está em cada um de nós. Vamos jogar também para ele, que está em nossos corações. Força, Neymar", disse David Luiz Essa não é a primeira homenagem do time ao camisa 10. No avião que levou os jogadores a Belo Horizonte foi colocado a expressão "#Étoiss", bastante usada por Neymar.
Fonte: Tribuna do Norte na Copa

segunda-feira, 7 de julho de 2014

Atletas da KIMURA-ANGICOS conquistam medalhas na Copa “Mais que Vencedores”

Angicos foi bem representada em mais uma forte competição no Jiu-jítsu. Com uma delegação formada por mais de 10 pessoas, a KIMURA - ANGICOS conseguiu conquistar várias medalhas na “Copa Mais que Vencedores”, sediada na cidade de Mossoró-RN, neste ultimo domingo, 06/07.
Um dos medalhistas foi o atleta, faixa branca Arthur Ramos. Arthur conquistou o 1° lugar na categoria e o 1° no absoluto, e assegurou a premiação de R$ 100,00 reais mais um cinturão digno de Campeão. Outro jovem medalhista foi Ítalo Aprígio, lutador faixa azul. Ítalo lutou de igual para igual, e conseguiu garantir o 2°lugar na categoria adulto, aumentando o número de medalhas em sua trajetória como lutador. Pensa que acabou por aí? Não! Jailson cunha faixa branca, aumentou a quantidade de medalhas na bagagem, após abonar o 1° lugar na categoria e 3°lugar no absoluto. Já o lutador faixa azul Zaquel Lucas, obteve o 3°lugar na categoria, e garantiu o bronze. Ele contou como foi medalha na competição. "Fiquei contente por ter conseguido subir ao pódio. Apesar de se tratar de uma competição muito acirrada, diante do alto nível dos competidores, que por sinal, eram bem preparados e focados, mas não me assustei e consegui medalhar. Agora, vamos nos aprontar pra próxima - contou". Ricardo faixa azul, também trouxe medalha. O Jovem lutou com honradez e garra, e avalizou o 3° lugar na sua categoria. E por fim, Rairon fechou a mala dos atletas com mais uma medalha; o 2° lugar na categoria e prata para sua coleção. Parabéns garotos!  Os atletas receberam todo o apoio e orientações do professor de Jiu-jítsu, Mazinho Medeiros e do monitor da academia e discente em Educação Física, Ivan de França.
Fonte: Blog Angicos Notícias

Felipão diz que se escalar 3 volantes vai liberar laterais para atacar

Luiz Felipe Scolari disse que já decidiu qual será o time titular contra a Alemanha, nesta terça-feira (8), pela semifinal da Copa do Mundo, mas não revelou principalmente o substituto de Neymar. A escalação só será divulgada por volta das 15h45 desta terça (8). No treinamento realizado na manhã desta segunda-feira (7), ainda no centro de treinamento da CBF em Teresópolis-RJ, Felipão testou o time com três volantes -Luiz Gustavo, Paulinho e Fernandinho- e também com Willian na vaga de Neymar. É certo que Dante substituirá Thiago Silva, suspenso.
Rafael Ribeiro /CBFDurante o treinamento na Granja Comary, Felipão testou as opções de jogadores 
Durante o treinamento na Granja Comary,
Felipão testou as opções de jogadores
"Se eu jogar com três volantes, uma das condições é que vou dar mais liberdade aos laterais, e se jogar com dois homens, vou dar menos liberdade. Penso sempre em alguma situação diferente, algum prejuízo para causar para a Alemanha", disse o treinador. Se jogar com três volantes, Felipão deve escalar Daniel Alves, que avança com qualidade mas tem tido problemas na marcação. Se optar por dois volantes -que seriam Luiz Gustavo, retornando de suspensão, e Fernandinho- jogaria Maicon, que tem uma marcação mais eficiente do que Daniel. Felipão disse que não foi fácil definir a escalação sem Neymar, já que em 27 jogos comandando o Brasil nesta segunda passagem o camisa 10 esteve em todos os jogos. "Mas tenho uma ótima equipe. O [Alexandre] Gallo e o Roque Júnior viram dois, três jogos da Alemanha e me passaram uma situação de jogo que me fez escolher os 11 jogadores que vão começar o jogo amanhã [terça-feira]", disse o treinador brasileiro.

Folhapress

Mecão treina em ritmo de Série B e Morais pode estrear em amistoso

O América-RN afina o entrosamento antes do retorno da Série B do Campeonato Brasileiro, marcado para o próximo dia 15. Em treinamento tático na tarde desta segunda-feira, o técnico Oliveira Canindé esboçou a equipe que deve encarar o Globo FC em amistoso na quarta-feira e, provavelmente, jogar diante do Bragantino, na próxima semana. O meia Morais, último reforço contratado pelo Alvirrubro, já assinou contrato, participou bem da movimentação e pode estrear já na partida contra a Águia de Ceará-Mirim.
Morais - meia América-RN (Foto: Klênyo Galvão) 
Morais já assinou contrato e participou bem do treino
do América-RN (Foto: Klênyo Galvão)
Oliveira Canindé montou o Mecão com o volante Fabinho na ala direita e com o lateral-esquerdo Thiago Cristian no meio-campo, ajudando Arthur Maia na criação. Em variação testada durante o treino, o lateral-esquerdo Paulo Henrique fez papel de terceiro zagueiro, e Thiago Cristian voltou a ser ala. Na parte final da atividade, Morais substituiu Thiago Cristian e Digão, ex-Flamengo, entrou no lugar de Fabinho. O América-RN treinou com Fernando Henrique, Fabinho (Digão), Cleber, Roberto Dias e Paulo Henrique; Márcio Passos, Jean Cléber, Thiago Cristian (Morais) e Arthur Maia; Rodrigo Pimpão e Isac.
Por Natal

Nunca vi uma lesão como a do Neymar em 42 anos, diz chefe médico da Fifa

O presidente do comitê médico da Fifa, Michel D'Hooghe, afirmou nesta segunda-feira (7) que nunca havia visto um jogador de futebol sofrer uma lesão como a de Neymar. O atacante brasileiro teve uma fratura na terceira vértebra do lado esquerdo depois de levar uma joelhada nas costas durante a partida de quartas de final contra a Colômbia e não tem condições de continuar na Copa do Mundo.
Moacyr Lopes Junior/FolhapressNeymar  fraturou a terceira vértebra do lado esquerdo da coluna 
Neymar fraturou a terceira vértebra do lado esquerdo da coluna
"Não é uma lesão comum. Tenho uma carreira de 42 anos e nunca vi esse tipo de fissura de vértebra", comentou o médico belga. D'Hooghe, no entanto, recusou-se a comentar sobre uma possível punição ao lateral direito Camilo Zúñiga pela entrada em Neymar. "Isso é com o comitê disciplinar". Já o diretor médico da Fifa, Jiri Dvorak, disse confiar que Neymar receberá o "melhor tratamento possível" e que sua contusão irá "se curar integralmente", mas também não quis falar sobre a possibilidade de o atacante recorrer a um tratamento alternativo para tentar disputar uma possível final, no próximo domingo (13). A possibilidade, que foi ventilada no domingo, já foi descartada pelo médico da CBF José Luiz Runco.

Folhapress

domingo, 6 de julho de 2014

Fifa confirma pedido da CBF para cancelar cartão de Thiago Silva e punir colombiano

A Fifa confirmou neste domingo (6) que "[recebeu um pedido da CBF]": (Confederação Brasileira de Futebol) para punir o lateral direito colombiano, e anular o cartão amarelo recebido pelo zagueiro Thiago Silva, capitão da seleção brasileira. Segundo a porta-voz da entidade, Delia Fischer, as solicitações serão analisadas e uma decisão será comunicada em breve.
Photo by Getty Images
A CBF pretende anular a advertência dada a Thiago Silva por um choque com o goleiro da Colômbia. Com o segundo cartão no torneio, o zagueiro do Paris Saint-Germain está fora da semifinal contra a Alemanha, terça-feira (8), no Mineirão.  Além disso, a confederação brasileira pressiona o comitê disciplinar da Fifa a aplicar uma sanção pesada a Zúñiga pela joelhada nas costas de Neymar, que tirou o atacante brasileiro do restante do Mundial.  A CBF quer que o colombiano receba suspensão parecida com a imposta ao uruguaio Suaréz. O jogador do Liverpool foi suspenso pela Fifa no dia 26 por nove jogos da sua seleção pela mordida dada no ombro do zagueiro italiano Giorgio Chiellini, no confronto entre as duas seleções, em Natal. Suárez está ainda proibido de participar de qualquer atividade relacionada ao futebol por quatro meses. Ou seja, o atleta irá desfalcar o Liverpool até outubro. O atacante também terá de pagar uma multa de 100 mil francos suíços (cerca de R$ 248 mil).

Folhapress

Nogueirão pode sofrer nova inderdição

Essa semana, em entrevista ao programa Cenário Político, da TCM, Canal 10, o major Franklin(Foto), do Corpo de Bombeiros, explicou todo histórico de vistorias e interdições do Nogueirão. Respondendo a um telespectador, o oficial rechaçou a tese de perseguição ao futebol local. Ele afirmou que a corporação fez de tudo para que não houvesse interdições, mas que os prazos dados para que o estádio fosse adequado às exigências de segurança, previstas em lei, não foram cumpridos pela LDM. Em ordem cronológica, elencou as vistorias e medidas tomadas. Uma situação que se arrasta desde 2010. Franklin aproveitou para alertar sobre a proximidade do fim de um novo prazo dado. Ao que tudo indica, nada foi feito para que o Nogueirão fique em conformidade com a lei o que aponta para uma nova interdição em breve. Está mais que claro que o Nogueirão é grande demais para as condições da Liga que há tempos se limita ao poder financeiro pessoal de quem passa por sua presidência, o que já é algo descabido.
Fonte: Fábio Oliveira

Reforma do Palácio dos Esportes provoca mudança no comércio da região

Para viabilizar a reforma do Palácio dos Esportes Djalma Maranhão, alguns empreendimentos comerciais que ficam no entorno do equipamento esportivo terão que ser retirados do local. Um desses estabelecimentos é o Passaporte Lanches, tradicional lanchonete que funciona há aproximadamente 40 anos no mesmo ponto. A secretária-adjunta da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur), Fátima Lima, afirmou que está em contato com os comerciantes estabelecidos no local. A intenção é viabilizar a relocação de duas bancas de revista e dois trailers, para a construção do estacionamento da praça esportiva, que deverá contar com 10 vagas para veículos, sendo 2 especiais.
Funcionária do Passaporte  Lanches disse que ainda não sabe quando a lanchonete sairá do local. (Foto: Alberto Leandro)
Funcionária do Passaporte Lanches disse que ainda não sabe quando a lanchonete sairá do local. (Foto: Alberto Leandro)
De acordo com Fátima Lima, houve um encontro entre representantes da Semsur e comerciantes durante semana e, inicialmente, foi apresentado um prazo de 8 dias para que os proprietários buscassem um novo lugar para se estabelecer. As negociações devem continuar e na quarta-feira (9) deverá ser realizada uma nova reunião. “Ainda não há uma data estabelecida para essa mudança”, garantiu. Fátima Lima explicou que a secretaria está buscando viabilizar o remanejamento com os comerciantes, para que eles não precisem fechar os seus negócios. Ela contou que, apesar de lamentarem o fato, os proprietários estão aceitando a saída, pois sabem que não são donos do espaço. “Eles têm uma permissão da prefeitura para a utilização. Mas não queremos que eles simplesmente saiam, entendemos que alguns estão lá há muitos anos e buscamos dar condições para que continuem com a atividade”, disse. A chapista do Passaporte Lanches, Vilma Cristina, confirmou que a administração municipal comunicou a necessidade de transferência, mas ainda não ficou definido quando será a mudança. “Disseram que tem ordem do poder público, para a gente sair daqui. Mas a última palavra é de Deus, não é?”, afirmou. A equipe de reportagem tentou conversar com a responsável por outro estabelecimento no local, entretanto ela se recusou a dar qualquer informação. As duas bancas de revista estavam fechadas.
Por Sílvia Ribeiro Dantas