O ESPORTE DE ASSU E REGIÃO, OBRIGADO PELA VISITA

sábado, 16 de abril de 2016

Momentos e Agradecimentos do ASSU 2016


Potiguar de Mossoró fica com segunda vaga do RN para a Série D

O Potiguar de Mossoró será o segundo representante do Rio Grande do Norte na Série D do Campeonato Brasileiro. O "Time Macho" ficou com a vaga após a derrota do Alecrim para o ABC na decisão do segundo turno do Campeonato Potiguar, neste sábado, na Arena das Dunas. O time mossoroense garantiu, então, a segunda vaga do estado por ter feito a segunda melhor campanha entre todos os clubes. O Globo FC, primeiro colocado com 26 pontos, já estava assegurado. O Potiguar, que terminou com a mesma pontuação, só perderia a classificação se o Alecrim conquistasse o título estadual ou somasse seis pontos nos jogos finais - incluindo o do returno -, o que não aconteceu.
CBF divulga tabela básica da Série D 2016 e confirma início para 12 de junho
A Série D deste ano terá 68 clubes. A competição começa no dia 12 de junho e prevê rodadas apenas aos domingos. São 17 grupos de quatro times. O primeiro de cada chave avança e a segunda fase será completada com os 15 melhores segundos colocados, totalizando 32 classificados. O Globo deverá ficar inserido no Grupo A7, com representantes da Bahia, Paraíba e Pernambuco. O Potiguar provavelmente estará na chave A8, com times do Ceará, Pernambuco e Sergipe.
Por Natal


ABC vence Alecrim e conquista título do segundo turno do RN

ABC CAMPEÃO!
O ABC é o campeão da Copa Rio Grande do Norte, o segundo turno do Campeonato Potiguar. O time alvinegro jogou o suficiente para bater o Alecrim por 2 a 0 neste sábado, na Arena das Dunas, em Natal. Os dois gols foram marcados por Nando, ainda no primeiro tempo. Com a conquista, o Mais Querido está garantido na Copa do Nordeste e na Copa do Brasil de 2017, além de fazer a final do estadual com o arquirrival América-RN.
TOCA NELE!

Com ele não tem perdão! Artilheiro do Campeonato Potiguar, Nando foi o "cara" mais uma vez! Mostrou frieza e categoria para marcar os dois gols neste sábado. Agora, soma 13 no estadual e 14 na temporada. Já é o segundo maior goleador do país no ano, atrás apenas de Rodrigão, do Campinense, que tem 15.  
O GARÇOM
A vitória do ABC foi construída com dois gols de Nando, mas ele pode dividir os méritos com Jones Carioca. O camisa 11 fez duas ótimas assistências após boas jogadas pela direita. No segundo tempo, teve duas chances de marcar, mas o goleiro Messi não deixou. O importante é que ele conseguiu fazer as pazes com a torcida com duas boas exibições seguidas.  
valeu, alecrim!
O Alecrim merece todos os aplausos por ter chegado à decisão e pela valentia em campo. Em uma briga de Davi contra Golias, como previa o zagueiro Geilson, o Verdão foi superado em falhas pontuais de marcação. O time do técnico Fernando Tonet foi melhor durante o segundo tempo, mas faltou qualidade no ataque.
decisão
As finais entre ABC e América-RN serão nos dias 1º e 8 de maio. O Alvinegro teve melhor campanha que o rival - somados os pontos dois turnos - e tem o direito de escolher onde vai mandar o segundo jogo da decisão. Se fizer como 2015, será no Frasqueirão. O primeiro duelo será na Arena das Dunas. 
Ficha Técnica
ABC 2×0 Alecrim
Local: Arena das Dunas - Natal/RN
Gols: Nando, aos 18 e aos 23 minutos do primeiro tempo.
ABC: Vaná; Filipi Souza, Gustavo Bastos, Léo Fortunato (Gabriel) e Luiz Felipe; Márcio Passos, Erivélton, Echeverría (Naldinho) e Lúcio Flávio (Leozinho) ; Nando e Jones Carioca. Técnico: Geninho.
Alecrim: Messi; Allan, Geilson, Cleiton Potiguar e Diogenys (Erisson); Felipe Potengi (Renato), Arêz, Doda e Diego Mipibú; Ranielson (Galeguinho)e Dalberto. Técnico: Fernando Tonet.
Fonte: Globoesporte.com/RN

LAD - Arbitragem Competição Infantil

PORTARIA Nº 009/2016
O Diretor de Árbitros da Liga Açuense de Desportos, no uso de suas atribuições, determina a seguinte escala de árbitros para a 2ª rodada da primeira fase do 10º Campeonato Assuense de Futebol Infantil 2016 (Ano Base 2001).
Dia 16/04 - 14h45m - Jogo 04 – Metal Clube x Porto Piató
Árbitro: Gerson Luis do Nascimento
Assistente 1: Frankenstein Bezerra de Oliveira
Assistente 2: Francisco Eliábio Buriti
Delegado: Francisco Gerson de Macedo
Representante: Kleudson Barros Julião Cavalcante
Dia 16/04 - 16h15m - Jogo 05 – Dinamarca x União
Árbitro: Francisco das Chagas Varela
Assistente 1: Nalyson Jardel Soares Rodrigues
Assistente 2: Frankenstein Bezerra de Oliveira
Delegado: Kleudson Barros Julião Cavalcante
Representante: José Fábio de Souza
Dia 16/04 - 17h30m - Jogo 06 – Nova Esperança x Vilence
Árbitro: Josivan Nóia da Silva
Assistente 1: Francisco Eliábio Buriti
Assistente 2: Nalyson Jardel Soares Rodrigues
Delegado: José Fábio de Souza
Representante: Kleudson Barros Julião Cavalcante
Assú - RN, 14 de abril de 2016.
José Fábio de Souza
Diretor de Árbitros
 

Artilheiro do estadual, Nando curte boa fase no ABC e sonha com título

Destaque do ABC neste Campeonato Potiguar, o centroavante Nando curte a boa fase de artilheiro da equipe na temporada, mas quer ainda mais. Com 12 gols na temporada, sendo 11 no estadual, o camisa 9 do Mais Querido está empolgado com a possibilidade de ampliar a marca e ajudar o clube a conquistar o segundo turno da competição. O jogador conversou com o GloboEsporte.com e falou sobre a expectativa de disputar o primeiro título com a camisa alvinegra. Mas, pela frente um adversário que está engasgado esse ano e que venceu os dois confrontos ocorridos, ambos por 1 a 0. Nando acredita que a partida contra o Alecrim, neste sábado, na Arena das Dunas, será a mais complicada deste início de ano e espera sair de campo com o troféu de campeão.
ABC - Nando, atacante (Foto: Frankie Marcone/ABC FC/Divulgação) 
Nando é o artilheiro do Campeonato Potiguar, com 11 gols
(Foto: Frankie Marcone/ABC FC/Divulgação)
Estamos meio que engasgados com eles (Alecrim), porque nós perdemos as duas vezes que jogamos contra. Mas, eu acho que a gente perdeu na hora que deveria, e agora, não vai acontecer de novo. O elenco está muito consciente do trabalho que está sendo feito e esperamos levar esse troféu. É a primeira decisão pelo ABC e estou muito tranquilo, com a cabeça tranquila, mas sabendo que vai ser um jogo muito complicado para os dois times. São as duas equipes que tiveram os melhores trabalhos nesse turno e chegam empatadas - contou. Neste duelo, o Alvinegro tem a vantagem de ser campeão com um empate no tempo normal e outro na prorrogação, por ter feito melhor campanha na primeira fase. Para Nando, a pressão pela vitória surge por todos os lados e os jogadores alvinegros sentem a obrigação de garantir ao clube as vagas na Copa do Nordeste de Copa do Brasil de 2017, asseguradas ao vencedor de cada turno. - É uma final e, além do título do segundo turno, muitas coisas estão em disputa. A gente sabe que a torcida vai cobrar forte por isso, mas é muito importante para o jogador ter o torcedor ao lado. Eu espero fazer um bom jogo e, quem sabe, marcar mais gols para o clube. É ter tranquilidade na hora que aparecerem as oportunidades e mandar a bola para dentro da rede. O clima desde que cheguei ao ABC sempre foi bom e, com a vinda do professor Geninho, o trabalho ficou ainda melhor. Essa oportunidade de disputar a final mostra que os planos estão dando certo e espero que a gente consiga esse título, analisou o centroavante.  No começo do mês, Nando viveu o momento mais difícil em sua vida, com a perda de seu pai, Ademar José Braz Torres, de 65 anos. Apesar do drama familiar e do momento frágil que precisou enfrentar, o jogador permaneceu em Natal e foi para campo encarar o Baraúnas, pela quinta rodada do segundo turno. Com o apoio da família, Nando marcou os três gols da vitória alvinegra e dedicou o resultado ao seu pai. Natural de Araçatuba, no interior de São Paulo, o jogador até então nunca havia estado em Natal. Anunciado pelo ABC no fim de 2015, revela estar muito adaptado a cidade e confessa viver a melhor fase de sua carreira profissional. Eu me identifiquei muito com o clube. A cidade é maravilhosa, muito boa para se morar, tem um clima muito agradável e ter a oportunidade de jogar no ABC me deu a chance de mostrar o meu trabalho em um local muito bom. Estou passando pelo meu melhor momento no futebol e espero que isso continue por mais tempo - concluiu.
Por Natal

Zagueiro classfica duelo contra o ABC como Davi e Golias


RN - Geilson, zagueiro do Alecrim (Foto: Reprodução)Mesmo com oito pontos na cabeça, Geilson está confirmado na final (Foto: Reprodução)

A decisão do segundo turno do Campeonato Potiguar põe em evidência um confronto entre clubes com estruturas totalmente distintas. De um lado, o ABC se apresenta com um orçamento e uma das folhas salariais mais latas da competição. Do outro, um grupo formado por meio de parcerias com empresários de outros estados e com atletas que recebem, em média, um salário mínimo e meio ao final do mês. A diferença entre as estruturadas dos clubes foi levantada pelo zagueiro e capitão alviverde Geilson, que comparou os dois clubes com a história bíblica entre "Davi e Golias". Realmente, é como enfrentar um gigante. Eles são o "Gigante" e nós ficamos como o "Davi", mas sabendo do nosso potencial. Acreditamos na equipe, acreditamos que podemos vencer nosso adversário, sabemos do potencial e da grandeza que tem o ABC, os atletas que tem lá de capacidade, é tanto que também chegaram na final, e é sempre difícil. Quando estive no ABC e a gente enfrentava os adversários, era sempre tratado dessa forma, porque é o ABC, é um time grande, com estádio, tanto na sua história quanto no nome, como também na sua estrutura física. Mas, o futebol é brilhante por conta disso e nem sempre são os gigantes que vencem. Acredito que nesse sábado, nessa final, o Davi vai sair vitorioso - contou. No jogo em que conquistou a classificação à final do segundo turno, contra o Assu, Geilson sofreu um corte na cabeça e precisou tomar oito pontos no local. Apesar do contratempo, o zagueiro está confirmado como titular e espera ajudar o grupo a sair de campo com a vitória. A gente traçou nossas metas, visando um objetivo, e um deles é a conquista do segundo turno. Depois disso aí, consequentemente, a gente vai brigar pelo título do campeonato. O pensamento é sempre de mais vitórias e títulos. Fizemos um último recreativo, porque o professor já vem passando durante o campeonato inteiro e todo muito já está bem focado naquilo que a gente tanto esperou, que é chegar à final - planejou.
Milagre no futebol
Montado às pressas, depois de uma parceria com um grupo de empresários ser desfeita, o Alecrim andou mal das pernas e terminou o primeiro turno do Campeonato Potiguar na penúltima colocação, com apenas seis pontos. Com pouco tempo para treinar, o técnico Fernando Tonet utilizou os jogos para moldar o grupo e encontrar e formação mais adequada. A reviravolta aconteceu no segundo turno, quando o Verdão atingiu os 14 pontos e conseguiu quatro vitórias, dois empates e sofreu apenas uma derrota. O desempenho é comemorado pelo elenco e Geilson fala que a mudança aconteceu por conta de um "milagre". Segundo o jogador, o clube era visto por torcedores de outros times como candidato ao rebaixamento, mas conseguiu uma superação em campo. No primeiro jogo do estadual, que a gente perdeu para o América-RN por 4 a 0, eu disse a equipe vai melhorar, vai evoluir, porque muitos jogadores estavam fora e ainda estavam sendo regularizados, outros ainda estavam chegando ao clube, eu mesmo cheguei em uma quarta-feira para jogar no domingo. Durante o primeiro turno, a gente teve muitas coisas de aprendizado, uns positivos, outros negativos, e que culminou com um segundo turno muito bom e com essa oportunidade na final. A gente tem sempre que acreditar, principalmente quem crê em Deus acredita muito em milagres e ninguém acreditava e éramos vistos como uma equipe rebaixada e provamos ao contrário - completou.
Por Natal

Alecrim busca título após 30 anos; ABC projeta 53º Estadual

ABC e Alecrim fazem duelo que leva o vencedor a enfrentar América(Foto: Wellington Rocha/Portal No Ar)
O título da Copa Rio Grande do Norte – segunda fase do Campeonato Potiguar – é decidido com um dos maiores clássicos do futebol do estado. Neste sábado (16), ABC e Alecrim protagonizam o duelo que classificará o vencedor para enfrentar o América, outro grande rival de ambas as equipes, nas finais do Estadual. A partida começará às 16 horas, na Arena das Dunas. O regulamento do campeonato, feito pela Federação Norte-rio-grandense de Futebol (FNF), determina que havendo empate ao final do tempo regulamentar “haverá prorrogação de 30 minutos, com a equipe colocada em 1° lugar jogando pelo empate”. Assim, o ABC pode ser beneficiado. Embora tenha terminado as sete rodadas do turno com 14 pontos, mesma pontuação do Alecrim, o time alvinegro ficou na ponta da tabela por ter dois gols a mais de saldo. Mesmo que exista a vantagem para o Mais Querido, o Verdão já mostrou neste ano sua força no clássico. O Periquito venceu os dois jogos disputados contra o rival. Na Copa Cidade do Natal, primeira fase do campeonato, ganhou por 1 a 0 com direito a golaço do meia Arez em pleno estádio Frasqueirão. No returno, vitória pelo mesmo placar. Desta vez a partida ocorreu no palco desta final e o gol foi anotado pelo zagueiro Cleiton no último minuto do embate. Para a decisão, o técnico Fernando Tonet não poderá contar com o lateral esquerdo David, expulso na última rodada. O volante Carlos com suspeita de chikungunya é dúvida para a partida. No ABC, o treinador Geninho tem novidade: o volante Naldinho retorna à equipe após cumprir suspensão. Quem vencer a final deste sábado levantará o Troféu Amico, uma homenagem à Associação Amigos do Coração da Criança, que cuida dos pequenos com problemas cardiopatas. Caso o time alecrinense ganhe o clássico, um jejum de 30 anos terá sido quebrado. A última vez que o clube conquistou um título ocorreu em 1986 quando alcançou seu sétimo Estadual. Já a equipe alvinegra planeja avançar à decisão do Campeonato Potiguar em busca de sua 53ª conquista.
Por Ayrton Freire/Portal no Ar

Imagens da 1ª Ecotrilha Vale do Açu

 
Imagens: Bruno Andrade e Max Sandy

sexta-feira, 15 de abril de 2016

"Leve favoritismo", credita técnico do Alecrim ao ABC


Fernando Tonet - técnico do Alecrim (Foto: Augusto Gomes/GloboEsporte.com)Apesar de ter já vencido ABC, Tonet diz que adversário é o favorito (Foto: Augusto Gomes)

O clichê que clássico não tem favorito não é levado em consideração pelo técnico do Alecrim, Fernando Tonet. Nas duas vezes em que se encontraram nesta competição, o Verdão saiu vitorioso e sonha com mais um triunfo frente ao Alvinegro. Neste sábado, os dois times se enfrentam na final da Copa Rio Grande do Norte, o segundo turno do estadual do RN. Apesar de ter vencido os outros dois jogos, Tonet considera o adversário favorito para o duelo. - Se trata de uma decisão agora. Apesar de nós considerarmos todo jogo uma partida importante. A decisão tem um algo mais de diferencial. É um clássico. Acredito que tem um leve favoritismo a equipe do ABC, por toda a estrutura, por toda a tradição, mas a gente vai dar de tudo, sem dúvida nenhuma, para sair com a vitória e sair com o título do segundo turno. Independente de números e de tabus, o mais importante é dar alegria para esse torcedor, para essa diretoria e para esse clube que está há tanto tempo sem uma conquista - lembra. 
LEIA MAIS
Alecrim treina em clima descontraído e está definido para final do returno

O Alecrim foi o último clube a se organizar para o Campeonato Potiguar e Fernando Tonet chegou para comandar a equipe sem ter feito um treino com os jogadores. O treinador confessa que esta foi a primeira vez em sua carreira que chegou a um clube e precisou passar pela remontagem do elenco a poucos dias do início da competição. Apesar de ter começado a competição num atropelo danado, muito difícil, numa situação em que foi a primeira vez na minha carreira que eu passo por isso. Chegar (ao clube), ter um elenco no domingo e, na segunda-feira, ter um outro elenco totalmente diferente para você montar uma equipe em cinco dias, dar um padrão tático, estrear numa competição inclusive contra o América-RN, uma das melhores equipes do estado, se não for a melhor. Devido a tudo isso, eu acredito que o trabalho foi feito. Eu procuro trabalhar e fazer o melhor possível para que eu conquiste também um espaço e tenha oportunidades melhores no futuro - conta. O treinador acredita que o trabalho no Verdão tem dado certo porque os jogadores acreditaram na filosofia de pensar jogo a jogo, porém estabelecendo metas. Quando terminou o primeiro turno, que a nossa campanha foi muito ruim, nós traçamos uma meta de trabalhar jogo a jogo, a cada passo, ou seja, uma partida de cada vez. E, sendo assim, o único pensamento é vencer esse jogo, esquecer se tem vaga para a Copa do Brasil, para a Copa do Nordeste, para a Série D. O único objetivo nosso é direcionado para esse jogo, para buscar esse troféu do segundo turno e levar para dentro da sede do Alecrim - completa. O jogo contra o ABC é neste sábado, às 16h, na Arena das Dunas, em Natal. O adversário tem vantagem sobre o Alecrim. Os empates no tempo normal e na prorrogação garantem o título ao Alvinegro, por ter feito melhor campanha no returno.

Por Natal

"Futuro do ABC passa por esse jogo", ressalta Geninho sobre final do turno


Geninho técnico do ABC (Foto: Frankie Marcone/Divulgação/ABC)Geninho tem o ABC praticamente definido (Foto: Frankie Marcone)

O ABC decide seu futuro no Campeonato Potiguar neste sábado, quando enfrenta o Alecrim, na Arena das Dunas, na final do segundo turno da competição. A responsabilidade é grande, mas o técnico Geninho diz que os jogadores estão cientes disso, para que todo o trabalho feito até chegar nessa decisão não seja perdido. O futuro do ABC passa por esse jogo e os jogadores sabem disso. Não adianta eu chegar também, na última hora, e descarregar um caminhão de responsabilidade em cima deles. Eles estão conscientes disso. A gente vem conversando sobre isso praticamente a cada rodada. Nós traçamos uma meta que tinha sete obstáculos para chegar a essa situação. Até brinquei com eles hoje que nós estamos na porta do parque (de diversões), só falta comprar o ingressos para entrar. Eu quis dizer com isso que, para que nós pudéssemos disputar a final, temos que passar por esse jogo. Não adianta chegar nesse jogo e parar. Se você não consegue esse objetivo, todo aquele esforço, toda aquela dedicação e todo aquele trabalho que foi feito vai por água abaixo, se você não consegue o resultado - explica. O treinador adianta que o time deve ser o mesmo que entrou em campo contra o Potiguar de Mossoró, na quarta-feira. A única dúvida de Geninho é na lateral esquerda, entre Alex Ruan e Luiz Felipe. Isso porque Alex, que é o titular da posição, sentiu uma lesão e teve que ser substituído por Luiz Felipe. Praticamente, essa é a dúvida. O Alex foi fazer um exame de imagem e a gente aguarda o resultado. Se não for o Alex, vai o Luiz e é basicamente aquele que fez o último jogo - revela. Geninho vê a evolução da equipe como fruto do tempo que ele teve para trabalhar nos últimos dias. O técnico também destaca a importância desse crescimento acontecer justamente na parte final do campeonato. Eles estão começando a pôr dentro de campo aquilo que a gente trabalha no dia a dia. A gente trabalha muito isso aí. É claro que essa é a única maneira das coisas acontecerem, você repetir, a repetição. Futebol é muita repetição, muita prática daquilo que você quer. Não adianta o treinador chegar e querer que as coisas aconteçam na teoria. No improviso não funciona. Você tem que trabalhar e cobrar a execução. Nós já estamos com um bom período de trabalho juntos. Tivemos a possibilidade de uma ou duas semanas de trabalho, porque antes, mesmo estando juntos, nós não tínhamos. Nós jogávamos, viajávamos 12 ou 15 horas para jogar logo em seguida, de quarta ou quinta para domingo. Bastou que nós tivéssemos um pouco de tempo para trabalhar as coisas dentro de campo que as coisas começaram a acontecer. É bom que a equipe esteja evoluindo porque estamos num momento importante da competição. Se a equipe começa a produzir melhor nesse momento, você passa a ter mais chances - comenta. A decisão da Copa Rio Grande do Norte, o segundo turno do Campeonato Potiguar acontece neste sábado, às 16h, na Arena das Dunas, em Natal. A final é disputada em jogo único e o vencedor garante o título. Por ter feito melhor campanha na primeira fase, o ABC tem a vantagem de ser campeão com um empate no tempo normal e outro na prorrogação. O ganhador do returno enfrenta o América-RN na final do campeonato.
Por Natal

Iniciada a votação para escolha da Musa do Futebol Potiguar

(Foto - Reprodução/FNF)
Contagem regressiva para o torcedor potiguar conhecer as candidatas ao concurso da quarta edição Musa do Futebol Potiguar 2016. A votação começa nesta quinta-feira (14), no endereço www.fnf.org.br/musa, onde o torcedor poderá votar e definir a primeira finalista. A votação se encerra no dia 9 de maio. Estarão participando as musas do ABC (Ana Flávia Barros), Alecrim (Gabriela Calixto), América (Talita Queiroz), ASSU (Patrícia Bezerra), Baraúnas (Isabela Dias), Globo (Phamella Figueiredo), Palmeira de Goianinha (Mariana Dias) e Potiguar de Mossoró (Ellen Azevedo). Tradicionalmente organizado pela FNF, o concurso chega a sua 4ª edição no ano de 2016. O torcedor potiguar nota cada vez mais o espaço ocupado pelas mulheres no futebol, seja em campo, nos bastidores e, principalmente, nas arquibancadas, onde a presença delas aumentou expressivamente. O concurso Musa do Futebol Potiguar alia a importância e presença da mulher no futebol à beleza e representatividade como torcedoras de seus clubes do coração. A partir do próximo dia 14 o internauta poderá votar na sua candidata favorita ao título e levá-la até a grande final do concurso, já que a candidata mais votada garante uma vaga entre as três finalistas. A vencedora, além de levar o título de Musa do Futebol Potiguar 2016, leva R$ 3.000,00 (três mil reais) e um ensaio fotográfico como premiação. O evento acontecerá juntamente com o Prêmio Craque do Futebol Potiguar 2016, ambos estão marcados para o próximo dia 9 de maio. Clique aqui e veja a galeria de fotos das candidatas.
Fonte: FNF/Rádio Princesa do Vale.

ABC anuncia contratação do volante Felipe Guedes, do Veranópolis

O ABC apresentou na tarde desta quinta-feira o volante Felipe Guedes, que estava no Veranópolis. Formado nas categorias de base do Grêmio, o atleta já passou por Pelotas, RB Brasil e Icasa. O jogador de 24 anos participou de 12 partidas pelo Campeonato Gaúcho, permanecendo em campo os 90 minutos em todas. Felipe treinou com os preparadores físicos do clube no CT Alberi Ferreira de Matos.
Felipe Guedes - volante do ABC (Foto: Assessoria de Comunicação/ABC) 
Volante Felipe Guedes já se apresentou ao ABC
e começou a trabalhar(Foto: Assessoria de Comunicação/ABC)
Esta é segunda contratação do Alvinegro na montagem do elenco para a Série C do Campeonato Brasileiro. No início da semana, o volante Anderson Pedra se apresentou e já começou a treinar com o restante do elenco. O jogador, que tem passagens por Sport e Santa Cruz, estava no Votuporanguense, que disputa a Série A2 do Campeonato Paulista. Os dois reforços também poderão jogar pela Copa do Brasil, na qual o ABC faz o jogo da volta contra o Goianésia no próximo dia 20.
Por Natal

Sem quórum para Seletivo, FNF repetirá clubes na Série D de 2017

Foto: Jocaff Souza/GloboEsporte.com
De nada adiantou a tentativa da Federação em reunir os clubes potiguares em torno de uma competição seletiva no segundo semestre, que definiria vaga para a Série D de 2017, como permite a CBF. A reunião marcada para a noite desta quinta-feira (14), na sede da entidade, em Natal, teve baixo quórum, revelando total desinteresse dos clubes. Apenas Alecrim, ASSU e Baraúnas compareceram. E destes, só o clube mossoroense demonstrou interesse na realização da disputa. Como a CBF condicionou o número mínimo de quatro clubes para realização de um seletivo, o presidente da FNF, José Vanildo, foi obrigado a manter os termos iniciais e indicará para a Série D de 2017 os mesmos clubes classificados para a Série D de 2016, através dos critérios técnicos estabelecidos no estadual deste ano. Nessa corrida, o Globo, que tem 26 pontos na classificação geral, já está garantido na disputa. A outra vaga está entre Alecrim e Potiguar, com o clube mossoroense levando vantagem nesse momento nos critérios técnicos. Com 21 pontos, o Alecrim só herda a segunda vaga caso conquiste o Campeonato Potiguar, vez que pela pontuação geral não poderá mais alcançar o Potiguar, que tem 26.
Fábio Oliveira/F9.net.br

América-RN terá trio de treinadores interinos; direção cobra jogadores

Guilherme Macuglia foi demitido do América-RN nesta quinta-feira, um dia após a derrota para o Baraúnas, pela última rodada do segundo turno do Campeonato Potiguar. À tarde, na reapresentação dos jogadores no CT Abílio Medeiros, em Parnamirim, o clima não era dos mais agradáveis. A primeira decisão tomada pela diretoria rubra foi a definição de um trio de treinadores interinos. Severo Júnior, Carlos Moura e Vereador terão a missão de comandar os trabalhos da equipe enquanto não há a contratação de um novo comandante para as finais do estadual. Os três são funcionários do Alvirrubro: Severo é auxiliar técnico fixo do clube; Moura atua como gerente de futebol, e Vereador estava coordenando as categorias de base.
Severo Júnior, Carlos Moura e Vereador - América-RN (Foto: Canindé Pereira/Divulgação) 
Severo Júnior, Carlos Moura e Vereador dividem tarefa
de comandar o América-RN (Foto: Canindé Pereira/Divulgação)

Antes do treino em campo, o vice-presidente de futebol do América, Jussier Santos, reuniu os jogadores e a comissão técnica no auditório do CT. Em tom exaltado, o dirigente exigiu uma mudança de postura do grupo para que o clube não perca o tricampeonato estadual. Campeão do primeiro turno, o Mecão não repetiu a boa performance no returno, terminando na penúltima posição. A direção considera que os atletas também têm parcela de culpa pela campanha ruim, não apenas o ex-treinador Guilherme Macuglia. Antes de jogar as finais do Campeonato Potiguar - aguarda a decisão do segundo turno entre ABC e Alecrim para conhecer o adversário -, o América encara o Gama pela primeira fase da Copa do Brasil. O jogo de ida é no dia 27, no Estádio Bezerrão, no Distrito Federal.
Por Natal

"Uma honra", afirma brasileiro após levar futsal do Cazaquistão a Mundial


Cacau técnico do Cazaquistão futsal (Foto: Divulgação)Cacau consegue façanha com a seleção de futsal do Cazaquistão (Foto: Divulgação)

Sob a batuta de um técnico brasileiro, a seleção de futsal do Cazaquistão está classificada para a Copa do Mundo de Futsal Fifa 2016, na Colômbia. O potiguar Ricardo Sobral, o Cacau, ex-jogador da seleção brasileira, é o responsável por conduzir o país europeu a esse feito. Após a conquista, Cacau conversou com o GloboEsporte.com e se mostrou muito feliz com a conquista. Estarão as melhores seleções do mundo e o Cazaquistão estará presente. Para mim, é uma honra levantar a bandeira dos treinadores brasileiros e me sinto mais realizado ainda de estar no país há nove anos e ser respeitado, reconhecido e valorizado pelo meu clube, por minha federação. Posso dizer que foi o dia mais feliz da minha vida (terça-feira). Agradeço muito aos meus familiares que torceram muito em Natal, minha família, amigos e dizer que estou emocionado por essa vitória. Esses atletas são heróis em transformar o futsal do Cazaquistão em tão pouco tempo - destacou.
A trajetória para a classificação começou em dezembro do ano passado. No Grupo 5 da Eliminatórias Europeias, o Cazaquistão venceu a República Tcheca por 3 a 2. Depois veio o empate em 2 a 2 com a Eslovênia. A equipe fechou sua participação na fase de grupos vencendo a seleção da França por 4 a 2. O primeiro lugar na chave deu a vantagem de decidir a vaga para o Mundial em casa diante da Polônia. No jogo de ida, um empate em 1 a 1. Na partida de volta, a goleada por 7 a 0, na última terça-feira. Em êxtase com o desempenho de seus comandados, Cacau exalta a atmosfera do ginásio onde o jogo aconteceu. - Fomos coroados com o melhor jogo da nossa seleção. Nossa torcida compareceu em peso. É muito bonito ver o progresso do futsal do Cazaquistão. As pessoas torcem como os brasileiros. Gritam, xingam os juízes, vaiam o adversário. É uma coisa incrível - relatou. Essa não é a primeira importante campanha que o Cazaquistão faz sob o comando de Cacau. Em fevereiro, a seleção cazaque ficou com a medalha de bronze na Eurocopa de Futsal, ao bater a Sérvia por 5 a 2 na disputa do terceiro lugar. Esta foi a primeira participação do país no torneio continental. Além dos títulos pela seleção, Cacau faturou duas Copas da UEFA de Futsal, o mais importante torneio de clubes do continente, com o Kairat Almaty. Pelo clube cazaque, ele também venceu a Super Copa do Mundo FIFA de Futsal. Nestas conquistas, teve a companhia de brasileiros naturalizados como o goleiro Léo Higuita e o fixo Douglas Junior, que também é potiguar. Hoje posso dizer que me sinto realizado. Por ganhar duas Copas da Europa; por levar o Cazaquistão, pela primeira vez, ao terceiro lugar da Europa, isso há menos de dois meses; e agora levar o Cazaquistão pela primeira vez na história para o Mundial da Colômbia em setembro. Foi algo incrível - comentou. A Copa do Mundo Fifa de Futsal acontece em setembro, na Colômbia. As cidades de Cali, Medellin e Bucaramanga receberão as partidas. Será a volta da competição à América do Sul após oito anos. 
Por Natal

quinta-feira, 14 de abril de 2016

Campanha pífia no returno derruba Guilherme Macuglia no América-RN

Guilherme Macuglia técnico do América-RN (Foto: Diego Simonetti / Blog do Major)Guilherme Macuglia sai do América-RN com um desempenho
de apenas 40,47% (Foto: Diego Simonetti / Blog do Major)
A segunda passagem do técnico Guilherme Macuglia pelo América-RN teve fim nesta quinta-feira. A demissão foi anunciada pelo presidente Beto Santos em uma rede social. Contratado após a demissão de Aluísio Moraes, o treinador esteve à frente do Mecão em 14 jogos e conseguiu um aproveitamento de 40,47% - em dois meses, foram quatro vitórias, cinco empates e cinco derrotas. A última participação no comando do time americano foi na partida contra o Baraúnas, pela última rodada do segundo turno, em que o Alvirrubro acabou derrotado por 1 a 0. É chegada a hora de me dirigir à torcida americana para comunicar o desligamento do técnico Guilherme Macuglia do América Futebol CLube. Uma decisão tomada com base em muita reflexão e o compromisso firme da diretoria com os resultados em campo. É hora também de agradecer ao profissional Guilherme Macuglia pela dedicação, trabalho e respeito com o nosso time. Para os americanos, a hora é de união e esforços concentrados. O campeão do centenário está a um passo do tricampeonato - diz a mensagem assinada por Beto Santos. Macuglia começou o trabalho com duas vitórias - 2 a 0 no Estanciano, pela Copa do Nordeste, e 2 a 0 no Baraúnas, no Campeonato Potiguar - que o colocou na briga pela classificação na competição regional e na final da Copa Cidade do Natal, equivalente ao primeiro turno do estadual. Na decisão contra o Globo FC, na Arena das Dunas, o Mecão garantiu o título ao empatar no tempo normal e na prorrogação. Na Copa do Nordeste, que renderia ao Alvirrubro um acréscimo de quase R$ 500 mil aos cofres rubros, caso passasse para as quartas de final, o time desandou e acabou eliminado, em casa, ao empatar com o Coruripe em 1 a 1. Com o foco apenas no segundo turno do Campeonato Potiguar, Macuglia não conseguiu dar aos jogadores a mesma empolgação do início do trabalho e viu a equipe fazer uma campanha pífia, terminando a Copa Rio Grande do Norte à frente apenas do rebaixado Palmeira-RN, na sétima posição, com cinco pontos em sete jogos.
Por Natal

Baraúnas 1x0 América - campeonato Potiguar 2016

Alecrim 4x1 ASSU , Campeonato Potiguar 2016

ABC 3 x 1 Potiguar de Mossoró - Melhores Momentos - 13/04/2016

Camaleão não resiste a disciplina tática do Periquito

O ASSU precisava golear o Alecrim ontem no Nazarenão por uma diferença de quatro gols para ficar com uma das vagas para a final do returno do campeonato estadual sem precisar depender de outros resultados, precisava...Mas o que se viu na prática foi um Camaleão apática, sonolento e sem uma definição tática; O alviverde Assuense cometeu muitos erros na defesa, meio e principalmente no ataque. Do outro lado o Alecrim era o oposto do time Assuense; Sabedor que uma Vitoria simples o deixaria na final do turno, o periquito partiu pra cima do ASSU de forma organizada e com muita velocidade, dificultando a marcação do Camaleão, e não demorou muito a abrir o marcador ainda no primeiro tempo com Doda. O time comandado por Fernando Tonet mostrou uma disciplina tática impressionante, e que em momento algum viu a sua classificação ameaçada, muito pelo contrario, no segundo tempo o Periquito Natalense aproveitou o desespero do ASSU que partiu de forma desorganizada para empatar o jogo, deixando o contra ataque a sua mercê, e com muita facilidade acabou goleando o time Assuense por 4 a 1, selando a sua classificação para a final do turno contra o ABC que no outro jogo decisivo venceu o Potiguar de Mossoró por 3 a 1. A Final do segundo turno do campeonato Potiguar será realizada neste sábado(16/04) às 16:00h. na Arena das Dunas em Natal. Resta agora a direção do Camaleão do Vale recolher as camisas, lavar, guardar e retirar em 2017 depois de uma avaliação bem aprofundada sobre erros e acertos na atual temporada.
Por L. Filho

Geninho elogia postura do ABC em casa: "Tem que levar para a decisão"

Depois de vencer o Potiguar de Mossoró, por 3 a 1, e garantir vaga na decisão do segundo turno, o técnico Geninho elogiou a postura da equipe durante o confronto e quer que esse espírito seja levado para a final, contra o Alecrim, no sábado. O treinador também demonstrou preocupação com os erros cometidos pelo Alvinegro.
Geninho - técnico do ABC (Foto: Diego Simonetti'/Blog do Major)Geninho ficou muito satisfeito com o desempenho do ABC contra o Potiguar (Foto: Diego Simonetti'/Blog do Major)
Acho que temos que nos preocupar em errar menos. A marcação foi boa, mas demos um vacilo no final e quase que a classificação vai embora. Talvez num dos únicos vacilos que nós demos em termos de marcação. Tem que que se reconhecer que a gente jogou com um time muito bom. Um time que, se fosse pontos corridos, era o melhor do campeonato. Nós enfrentamos uma equipe altamente qualificada. Acho que a postura foi de quem quer ser campeão e isso tem que ser levado para a decisão. Para quem não acreditava, está aí o ABC disputando a final. Estou muito feliz de ter atingido o primeiro objetivo - explicou. Apesar de revelar que ainda não pensa no jogo contra o Alecrim, Geninho reconhece a dificuldade de enfrentar o Esmeraldino na final. Em dois clássicos no Campeonato Potiguar, o Verdão venceu as duas por 1 a 0, no Estádio Frasqueirão e na Arena das Dunas. Será um jogo bastante difícil. Nesse campeonato o Alecrim já levou duas vantagens. Só isso já serva de alerta para que o nós vamos enfrentar. Mas hoje é dia mais de comemorar esse resultado. Ainda não penso no Alecrim. Vou ficar pensando nesse jogo para tirar algumas lições e ter o time cada vez mais encaixado - destacou.
Por Natal

"Frustração total", diz técnico do Potiguar de Mossoró após eliminação

O sentimento de frustração tomou conta de todo o time do Potiguar de Mossoró após a derrota por 3 a 1 para o ABC. Isso aconteceu porque o resultado tirou o Time Macho da final do returno do Campeonato Potiguar. Então invicta, a equipe era líder até o início da última rodada e só precisava de um empate no Estádio Frasqueirão para garantir a classificação. Com o revés, o Alvirrubro parou nos 12 pontos, enquanto ABC e Alecrim foram a 14 e farão a decisão da Copa Rio Grande do Norte no próximo sábado.
Bira Lopes - técnico do Potiguar de Mossoró (Foto: Diego Simonetti/Blog do Major) 
Bira Lopes revelou frustração total com eliminação do Potiguar de Mossoró
(Foto: Diego Simonetti/Blog do Major)
Frustração total por tudo o que a gente fez. Nosso time, tecnicamente, até que era superior, mas nossa última semana foi muito difícil. Tivemos contusões e doenças. Bruno Gaúcho e Anselmo jogaram machucados, então é muito complicado. É frustração. Perdemos a decisão, perdemos o turno, acabou-se - lamentou o técnico Bira Lopes. Bira Lopes classificou o segundo tempo do Potiguar como horrível e lamentou a chance perdida, já no final do jogo, pelo atacante Gilkley. Ele entrou livre na frente de Vaná, mas finalizou mal e o goleiro alvinegro conseguiu desviar a bola. Meu time sucumbiu. Tivemos a bola para sair daqui consagrados e infelizmente as complicações aconteceram. Parabéns ao ABC. O nosso segundo tempo foi horrível. Suportamos bem o primeiro tempo, mas futebol é assim mesmo. Você não pode estar procurando culpados. No momento de decidir, nós perdemos a decisão. A decisão era hoje e perdemos - concluiu.A derrota também tirou o Potiguar da primeira colocação na classificação geral do estadual - somados os pontos dos dois turnos. O Globo FC assumiu a ponta após golear o Palmeira-RN por 5 a 1. As duas equipes têm 26 pontos, mas a Águia de Ceará-Mirim leva vantagem no saldo de gols. Com isso, já garantiu uma das vagas do Rio Grande do Norte para a Série D do Campeonato Brasileiro. Para ser o segundo representante do estado, o Potiguar torce para que o Alecrim não seja campeão estadual.
Por Natal

quarta-feira, 13 de abril de 2016

Com dois de Nando, ABC domina o Potiguar e vai à final do segundo turno

A "decisão" entre ABC e Potiguar de Mossoró teve todos os ingredientes para um bom espetáculo e os pouco mais de três mil torcedores que foram ao Estádio Frasqueirão viveram momentos de muita emoção. Mais efetivo, o Mais Querido conseguiu dominar o Time Macho e saiu da campo com a tão almejada classificação à final do segundo turno do Campeonato Potiguar. O placar de 3 a 1 coloca o Alvinegro na disputa do título do returno contra o Alecrim, que goleou o ASSU por 4 a 1 no Nazarenão, em Goianinha. Os gols abecedistas foram marcados por Nando, duas vezes, e Erivélton. O Potiguar descontou com João Manoel. O placar deixou ABC e Alecrim com 14 pontos, mas o Alvinegro ficou com a liderança pelo saldo de gols. Por isso, terá a vantagem de jogar pelo empate no tempo normal e na prorrogação na final.
O jogo
O ABC mostrou que estava em busca da vaga na final do segundo turno com muita força. Apesar de ter a vantagem do empate, o Potiguar de Mossoró não conseguiu manter a calma em campo e foi pressionado durante toda a partida. Em cobrança de falta ensaiada, a zaga do Potiguar "bateu cabeça" e o zagueiro Gustavo Bastos ficou sozinho, mas o zagueiro Ramon conseguiu o corte e evitou o gol alvinegro. Em seguida, foi a vez do outro defensor, Léo Fortunato, chegar com muito perigo e mandar a bola na trave do goleiro Santos. Muito acirrado, o jogo teve instantes de confusão e o árbitro Ítalo Medeiros de Azevedo teve trabalho para conter os ânimos. Na etapa final, o ABC voltou mais ligado e abriu o placar aos cinco minutos. Após jogada de Jones Carioca pela direita, Nando deu um carrinho na bola, Santos ainda fez a defesa, mas a bola entrou bem devagar no fundo da rede e a torcida alvinegra explodiu na arquibancada. Aos 14 minutos, o segundo gol surgiu em uma rápida jogada no meio-campo, em que Erivélton roubou a bola, tocou para Echeverria e recebeu sozinho dentro da área para ampliar o placar. Com vantagem no placar, o ABC relaxou e viu o zagueiro Gustavo Bastos fazer uma lambança na área e cometer um pênalti sobre João Manoel. O atacante alvirrubro foi para a cobrança e diminuiu o placar para 2 a 1.
Nando - ABC x Potiguar de Mossoró Frasqueirão (Foto: Carlos Cruz/GloboEsporte.com) 
Nando marcou o terceiro gol do ABC na partida em cobrança de pênalti 
(Foto: Carlos Cruz/GloboEsporte.com)
Emoção até o final
Com o gol do Potiguar, a partida ficou ganhou emoção e as duas equipes colocaram mais força nos contra-ataques. Aos 44 minutos, o Time Macho teve a grande oportunidade de empatar o jogo com Gilkley. O meia-atacante, sozinho, chutou em cima do goleiro Vaná. Na sequência, o ataque abecedista chegou ao ataque com muita velocidade com leozinho, que acabou derrubado na área e com a marcação do pênalti. Na cobrança, Nando fez seu segundo gol na partida e colocou o Mais Querido na decisão do segundo turno do estadual.
Por Natal

Baraúnas vence América-RN em despedida; Globo FC goleia Palmeira

Dois jogos na noite desta quarta-feira não interferiram na definição dos finalistas do segundo turno do Campeonato Potiguar. No Estádio Nogueirão, em Mossoró, o Baraúnas bateu o América-RN por 1 a 0, com gol de Robert, de pênalti, aos 27 minutos do segundo tempo. O Tricolor fechou o returno com 11 pontos, na quinta posição. Campeão do primeiro turno, o Mecão fez campanha pífia, somando apenas cinco pontos, na penúltima colocação. O time rubro agora aguarda o resultado de ABC x Alecrim para conhecer o adversário na decisão do campeonato, nos dias 1º e 8 de maio.
Globo Goleia o Palmeira
No outro duelo, o Globo FC atropelou o lanterna Palmeira-RN, que fechou o segundo turno sem pontuar. Foram sete jogos e sete derrotas. A Águia de Ceará-Mirim venceu por 5 a 1 no Estádio Barretão e alcançou a ponta da classificação geral, com 26 pontos. No turno, terminou no quarto lugar, também com 11 pontos. Os gols da vitória foram marcados por Vavá (2), Gravatá, Renatinho Potiguar e Romarinho. Tiago descontou para o Verdão. Vavá ainda desperdiçou uma cobrança de pênalti nos acréscimos, perdendo a chance de fazer um hat-trick.O Globo conquistou três triunfos em três jogos sob o comando de Luizinho Lopes no estadual. Com a melhor campanha entre os clubes que não estão inseridos no Campeonato Brasileiro - atingiu 26 pontos e superou o Potiguar de Mossoró no saldo de gols -, a Águia assegurou uma das vagas do Rio Grande do Norte para a Série D. Também terá a terceira vaga do estado para a Copa do Brasil, caso sejam mantidos três representantes potiguares. No artigo 15º do regulamento do estadual, diz que "será assegurada à agremiação terceira colocada a vaga remanescente destinada à FNF para a Copa do Brasil 2017, caso exista".
Por Natal

Alecrim goleia ASSU em Goianinha e garante vaga para final do returno

O Alecrim está na final do segundo turno do Campeonato Potiguar. Só dependendo das próprias forças para conquistar a classificação, o Verdão goleou o ASSU por 4 a 1 na noite desta quarta-feira e vai encarar o ABC na decisão do próximo sábado, na Arena das Dunas. Alecrim e ABC terminaram o returno com 14 pontos, mas o Alvinegro ficou com a liderança pelo saldo de gols. Por isso, terá a vantagem de jogar pelo empate no tempo normal e na prorrogação na final. No Estádio Nazarenão, em Goianinha, o Verdão abriu o placar aos 12 minutos do primeiro tempo, com Doda. Lins, do ASSU, e David, do Alecrim ainda foram expulsos antes do intervalo. Renato marcou duas vezes na segunda etapa, transformando a vitória em goleada. Ila conseguiu diminuir para o ASSU, mas Galeguinho fez o quarto do Alecrim nos acréscimos. O ASSU, que tinha chances remotas de ir à decisão, termina o segundo turno na sexta posição, com nove pontos.
Por Natal