O ESPORTE DE ASSU E REGIÃO, OBRIGADO PELA VISITA

domingo, 13 de janeiro de 2013

Ex-Fifa, potiguar vai comandar arbitragem na Federação Cearense

De malas prontas para deixar Natal, o potiguar Milton Otaviano dos Santos está pronto para o novo desafio da carreira. O ex-árbitro da CBF e da Fifa recebeu convite da Federação Cearense de Futebol (FCF) e será presidente da Comissão Estadual de Arbitragem de Futebol (Ceaf-CE). Ele também vai assumir a escola de arbitragem do estado vizinho. Milton deve se mudar em definitivo já na próxima segunda-feira para Fortaleza e, segundo ele, sem data para voltar. O primeiro compromisso vai ser um treinamento para a Copa do Nordeste, que vem sendo realizado em toda a região. Na ocasião, passará orientações para árbitros e instrutores do Ceará, Piauí e Maranhão.
Milton Otaviano, ex-árbitro potiguar, vai comandar arbitragem no Ceará (Foto: Arquivo Pessoal/Cedida) 
Milton Otaviano, ex-árbitro potiguar, vai comandar
arbitragem no Ceará (Foto: Arquivo Pessoal/Cedida)
O presidente (Mauro Carmélio) acha que precisa melhorar o nível da arbitragem de lá (Ceará), aí me convidou. Recebi apoio do Aristeu Tavares (presidente da Comissão Nacional de Arbitragem). E isso é importante, pois já fica uma ligação mais estreita entre a arbitragem cearense e a nacional - avaliou Milton. O instrutor da Fifa já pertenceu ao quadro da Federação Norte-rio-grandense de Futebol, mas saiu por desentendimentos com o presidente da entidade, José Vanildo, e com o presidente da comissão de arbitragem local, Coronel Ricardo Albuquerque. Quando perguntado se essa teria sido a motivação para a troca de estados, ele nega. Eu fui expulso da FNF pelo presidente da entidade. Não dava mais para manter um bom convívio. Eu sempre falei dos problemas que via dentro da comissão ao presidente da federação, mas ele não aceitava. Achei antiético dizer isso publicamente na época, mas agora posso falar. Mas já passou e isso não tem relação com minha ida para o Ceará - declarou o ex-comentarista de uma rádio local, da qual já pediu demissão. Superados os problemas com a FNF, Milton Otaviano participou do "Futuro III", programa de desenvolvimento da arbitragem mundial, promovido pela Fifa. Através de cursos feitos no Uruguai, Paraguai e Equador, ganhou o título de instrutor internacional de arbitragem.
Ele espera que em breve consiga mudar a realidade da arbitragem relatada pelo atual presidente da FCF com a bagagem adquirida nos quase 20 anos de carreira. Precisamos qualificar e renovar. A renovação depende da formação mais recente de lá, que aconteceu no meio do ano passado. Preciso ver o potencial dos novos profissionais. Acho que em dois ou três anos chegaremos num ideal. A qualificação vou colocar em prática no início de fevereiro, começando pelos árbitros mais experientes - finalizou o ex-árbitro.
Por Matheus Magalhães Natal 

Nenhum comentário:

Postar um comentário