O ESPORTE DE ASSU E REGIÃO, OBRIGADO PELA VISITA

domingo, 13 de janeiro de 2013

Os menores primeiro...

Começa hoje, com oito equipes, o campeonato estadual 2013. A principal novidade na disputa desse ano é que ABC e América só vão entrar na segunda fase da disputa, já que estarão envolvidos nas partidas da Copa do Nordeste, que tem sua largada no próximo final de semana. Com isso, Alecrim, ASSU, Baraúnas, Coríntians de Caicó, Palmeira, Potiguar de Mossoró, Potyguar de Currais Novos e Santa Cruz vão brigar, nessa primeira fase, pelas seis vagas para a próxima fase, quando vão medir forças com os dois principais clubes do Rio Grande do Norte. Nesse início de competição, todos os times jogam entre si. O primeiro colocado fica com a vaga para a Copa do Brasil desse ano e o vice-campeão, dessa primeira fase, fica com a vaga para a Copa do Brasil de 2014.
emanuel amaral2009: Pela primeira vez na sua história, o ASSU era campeão estadual ao vencer o Potyguar de Currais Novos na grande final 
2009: Pela primeira vez na sua história, o ASSU era campeão estadual
ao vencer o Potyguar de Currais Novos na grande final

O sétimo colocado fica fora do restante da disputa e o oitavo e último colocado, é rebaixado para a segunda divisão do campeonato estadual. De acordo com José Vanildo, presidente da Federação Norte-riograndense de Futebol,  a nova fórmula de disputa deverá trazer mais emoção para a competição. "Como ABC e América não participam da primeira fase, os times do interior e o Alecrim terão mais oportunidades e a competição deve ser bastante acirrada. Em um segundo momento, já como os principais times do nosso estado, teremos os times mais fortes na disputa pelo título geral da competição. Portanto, todas as equipes entram com reais chances de conquistar o troféu de campeão potiguar", aponta o presidente da FNF.
alex régis2011: o ABC conquistava o bicampeonato estadual ao derrotar a equipe do Santa Cruz, no Frasqueirão 
2011: o ABC conquistava o bicampeonato estadual ao derrotar
a equipe do Santa Cruz, no Frasqueirão

Na segunda fase, os seis primeiros colocados se juntam a ABC e América e vão disputar mais dois turnos, para decidir quem vai ser o campeão estadual 2013. O América, atual campeão, é o grande favorito, já que manteve a base do ano passado e contratou jogador experientes e de qualidade, como Cascata, Jérson, Renatinho Potiguar, Rodrigo Tiuí e Renan Marques. Outras novidades cercam o campeonato potiguar 2013. A primeira é que a disputa vai ter um mascote, o Cajulino,  e também a sua musa, que vai ser escolhida através de votação. "A mascote oficial faz parte de um projeto maior desenvolvido pela FNF. O boneco será desenvolvido por uma empresa do Rio Grande do Sul, que já fez mascotes dos maiores clubes do Brasil. Nossa proposta é levar o Cajulino para as escolas, promovendo o esporte entre os jovens. As escolas públicas e privadas poderão realizar o cadastro junto a FNF e serão o principal alvo das nossas ações. Além disso passa ser associado ao turismo também pela referência ao cajueiro de Pirangi, um dos pontos mais visitados do Estado'', finaliza Alan Oliveira, responsável pelo marketing o campeonato.
junior santos2012: Depois de oito anos, o América voltou a ser campeão estadual, derrotando o ABC na grande decisão 
2012: Depois de oito anos, o América voltou a ser campeão estadual,
derrotando o ABC na grande decisão
ABC
A temporada de 2013 é de recomeço para o ABC. Depois de perder a hegemonia do estado para o América na temporada passada e fazer uma campanha irregular na série B do Brasileiro, o alvinegro trocou boa parte do elenco para esse ano. A direção clube apostou na permanência de Givanildo Oliveira como treinador e manteve uma base para esse início de disputa. Ficaram o goleiro Andrey, os zagueiros Vinícius, Flávio Boaventura, Gladstone e Leandro Cardoso, além do volante Bileu e dos meias Raul e Walter Minhoca. Os novos reforços, até o momento, não empolgaram os torcedores, mas, todos contam com o aval do comandante abecedista. Chegaram o goleiro Lopes, os laterais Renato e Jeff Silva, os volantes Marabá, Leandro e Hamílton e os os atacantes Canga e Vanderlei.  O técnico Givanildo Oliveira sabe da responsabilidade de montar um time competitivo para tentar reconquistar a hegemonia do futebol potiguar.
TIME BASE
Andrey; Renato, Flávio Boaventura, Gladstone e Jeff Silva; Bileu, Hamilton, Raul e Walter Minhoca; Vanderlei e Rodrigo Silva.
América
Grande favorito ao bicampeonato estadual, o América, assim como o ABC, fica de fora dessa primeira fase do Campeonato Potiguar. Os dois clubes estão envolvidos na disputa da Copa do Nordeste. Mesmo assim, a direção alvirrubra conseguiu manter uma boa base do time da temporada passada e acertou com jogadores conhecidos pelos torcedores natalenses: Renatinho Potiguar, Jérson e Cascata, foram os principais nomes para esse início de temporada. Além deles, o clube acertou também com o atacante Rico, que já teve passagens pelo São Paulo e Grêmio e estava no Náutico/PE, na série A do brasileiro do ano passado. Além deles, foram confirmados os atacantes Rodrigo Tiuí e Renan Marques. O objetivo da direção americana é manter, em 2013, o mesmo nível do futebol apresentado na temporada do ano passado, quando o clube acertou com o técnico Roberto Fernandes, no segundo turno do estadual 2012.
TIME BASE
Dida; Norberto, Edson Rocha, Rodrigão e Renatinho Potiguar; Ricardo Baiano, Márcio Passos, Cascata e Netinho; Rico e Rodrigo Tiuí.
Alecrim
Ao contrário dos anos anteriores, quando o Alecrim entrava na disputa do campeonato estadual apenas para fazer figuração ou, como no ano passado, quando o clube correu risco de rebaixamento, esse ano a torcida está mais esperançosa. O alviverde mudou de presidente e quem assumiu foi um empresário do ramo de construção, Anthony Armstrong, com o discurso de levar o time de volta as conquistas. O primeiro ato do novo mandatário foi contratar o ex-atacante do Palmeiras/SP e Paraná, Maurílio Silva, para ser o técnico da equipe no campeonato potiguar. O elenco foi montado com jogadores pouco conhecidos dos natalenses, com exceção do atacante Felipe Moreira e do meio campo Jaime, ambos com passagens pelo ABC e pelo próprio Alecrim. "A primeira fase sem ABC e América não fica mais fácil. Nós temos que ver que os outros times estão se reforçando bem. Não tem ABC e América, mas tem adversários fortes", afirmou o técnico.
TIME BASE
Preto; Maneco, Geílson, Thiago Bob e Aílton; Beto, Rodrigo, Jaime e Robertinho; Felipe Moreira e Wigor.
Baraúnas
Um novo Baraúnas em 2013. Assim pode ser definido o leão mossoroense para as disputas do Campeonato Estadual. A equipe perdeu praticamente toda a base da temporada anterior e precisou contratar mais de 20 jogadores de outros centros. Do time que ficou em terceiro lugar no Estadual de 2012 e que ascendeu à Série C do Brasileiro após se classificar através das disputas na Série D, restou apenas o goleiro Érico. A diretoria leonina explicou que a ascensão de divisão no futebol nacional despertou o interesse da concorrência, o que encareceu os salários e dificultou a negociação com os atletas para a manutenção da base. "Temos um orçamento e não podemos extrapolar. Futebol se faz hoje, mas pensando no futuro. Um erro administrativo pode gerar graves consequencias", comentou o gerente de futebol Zezinho Mossoró. Então, o Baraúnas terá de começar do zero em termos de entrosamento.
TIME BASE
Érico, Roberto Baiano, Pedroza, Puxa e Rogerinho; Batata, Fidélis, Djalma e Jean Alisson; Carlinhos e Cristiano Alagoano.
Potiguar
O Potiguar começou o ano com uma notícia boa e outra ruim: a boa é porque o clube avançou na obra de construção do Centro de Treinamento e a ruim veio na semana que antecedeu a abertura do Campeonato Estadual devido a morte do meia Neto Maranhão, que sofreu uma parada cardiorrespiratória durante treino da equipe. Neto era um dos principais reforços do alvirrubro para as disputas. A dúvida é saber como o time vai reagir, após a perda de um dos seus principais jogadores, principalmente no começo da competição. Além de talentoso, Neto cativava, era extrovertido e um dos mais motivados dentro do elenco. Também era um líder. "Não é fácil. A gente perdeu uma pessoa que estava ali com a gente todos os dias, era brincalhão e um dos mais otimistas com o time. Mas vida que segue", comentou, durante o velório, o lateral-direito Lisdean, que era o melhor amigo de Neto. "É buscar fazer um grande campeonato e dedicar a Neto", ressaltou o volante Emerson.
TIME BASE
Adson, Fernando, Anselmo, Paulo Ricardo (Genilson) e Fagner; Wendel (Emerson), Lima, Giovanni e Laércio Júnior; Carlinhos  e Junior Juazeiro
ASSU
Diferente de outras temporadas, o Assu investiu pouco no elenco. Esperava-se mais do clube depois que o ex-jogador Souza e o empresário Gilberto de Nadai decidiram fazer parte como novos gestores do time. O técnico é Mirandinha, um ex-atacante que brilhou na década de 90 pelos títulos conquistados pelo Corinthians/SP, mas como treinador, ainda é "verde" e tem pouco conhecimento no mercado da bola em nível de região. A base do time foi trazida do Afogadense, penúltimo clube de Mirandinha, um time de segunda divisão que não fez uma boa temporada passada. No entanto, o técnico acredita que pode surpreender a muita gente. Essa é a primeira passagem de Mirandinha por um clube potiguar e o treinador está querendo repetir o feito de 2009, quando o clube se sagrou campeão estadual. Mesmo sem contar com a estrutura do passado, o ex-jogador Souza, responsável pela montagem do elenco, acredita que a equipe pode se destacar.
TIME BASE
Dida, Felipe, Oliveira, Michel e Fábio; Robson Lima, Elieser, Guilherme e David; Paulinho e Marcelo Paraíba
Potyguar
O Potyguar de Currais Novos não começou o ano legal. Dispensou alguns atletas, inclusive o técnico Paulo Roberto. O fraco desempenho da equipe nos amistosos resultaram os cortes. Por isso, o leão seridoense, que está voltando à elite, após vencer a segunda divisão no ano passado, é uma incógnita. Evandro Forte, do futebol paranaense, é o novo treinador. Sua chegada e também de alguns atletas, como o meia Juninho Bahia, ajudaram a melhorar o clima. Mas o teste maior para saber se o time melhorou a produtividade será feito neste domingo quando da estreia contra o xará Potiguar de Mossoró. O time da Terra da Xelita tem o sotaque carioca, pois vários atletas vieram do Rio de Janeiro, indicados pelo ex-técnico Paulo Roberto. Entre eles o zagueiro Everaldo que, inclusive já jogou no clube. O clube é o atual campeão da segunda divisão do campeonato estadual e espera conseguir, pelo menos, se manter na elite do futebol do estado.
TIME BASE
Eridelson, Fábio Rodrigues, Anderson Ivo, Everaldo e Rodriguinho; Augusto, Adeilson, Juninho Bahia e Léo Carioca; Isac Taciba e Wilson.
Palmeira
Assim como nas temporadas anteriores, o Palmeira de Goianinha formou seu elenco para a disputa com jogadores desconhecidos. A maioria é da região próxima ao município. Mas, o presidente do clube, Cláudio José Freire, mais conhecido como Cal e no comando do time há 15 anos, mudou um pouco a filosofia do Palmeira e acertou com atletas que queiram ser profissionais. "Para continuar no clube você tem de ter profissionalismo. O atleta tem de saber que não pode mais bater pelada em outro time e, ao mesmo tempo, fazer parte de uma equipe profissional. Quem está hoje no Palmeira é profissional e tem de se comportar como profissional. A filosofia é essa!" afirmou. O clube é mantido pela prefeitura de Goianinha. O secretário de esportes da cidade, Washington Lima, falou sobre as dificuldades de montar um time de futebol. "As dificuldades existem, mas existem para serem superadas.  afirmou o secretário municipal de esportes de Goianinha.
TIME BASE
Messi, Diego Maradona, Rafael, Ivison e Michel; Nino, Tércio, Émerson e Marcelo; Rodrigo e Damião.
Santa Cruz
Com apenas nove anos de existência, o Santa Cruz já aparece hoje como uma das forças do futebol potiguar. Quarto melhor clube colocado do Rio Grande do Norte, de acordo com o ranking divulgado no final do ano passado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), o tricolor inicia neste domingo,13, diante do Palmeira de Goianinha/RN, a sua nona participação em campeonatos estaduais da primeira divisão. O representante da região Trairi, apesar de já ter chegado bem perto, ainda busca o título inédito do Estadual. Para tentar o feito, a diretoria trouxe de volta o técnico Wassil Mendes. Ele  comandou o time em sua melhor campanha até hoje. Foi em 2011 quando o Santa Cruz venceu o primeiro turno e no mesmo ano sagrou-se vice-campeão estadual perdendo a final para o ABC. O elenco mescla juventude e experiência. Uma das apostas do time da terra de Santa Rita de Cássia é o atacante Maurício Pantera.
TIME BASE
Marcello Galvão, Tiago Messias, Romeu e Eduardo Teles; Fernandes, Fabinho Vitória, Vanderson, Madson e Paulinho Potiguar; Mauricio Pantera e Alvinho,
Corintíans
Há vários anos, o Coríntians de Caicó tem sido assim: reclama de falta de apoios, dificuldades financeiras, mas no final consegue montar um time enjoado, mesmo com poucos recursos. Esse ano, não foi diferente. Se faltam parcerias robustas, como aquela com o Posto SAT que, junto com outras colaboraram decisivamente à campanha do título inédito de 2001, sobram determinação, abnegação e trabalho no sentido de viabilizar o time de acordo com suas possibilidades. E é com essa humildade que o "Galo do Seridó" vai para as disputas na tentativa de surpreender. Do futebol pernambucano veio o jovem técnico Cleibson Ferreira, que ignorou propostas para sair. "Vim com grandes sonhos e pretendo realizá-los aqui no Coríntians. Por isso, pretendo ficar até o ultimo dia no clube na competição. Espero contar com a ajuda de todos", emitiu o técnico, em comunicado à imprensa, sua decisão de cumprir o acordo com o clube.
TIME BASE
Deivid Escorpião, Everton, Marcão, Messinho e Índio (Paulo Geovane); Roquete, Odair, Jozicley e Cristian (Didi do Galo); Zé Maria e Ebinho
Fonte: Tribuna do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário