O ESPORTE DE ASSU E REGIÃO, OBRIGADO PELA VISITA

domingo, 9 de fevereiro de 2014

Talita e Taiana ignoram vaias e levam título da etapa diante de 'filha de Natal'

Ela viveu a infância e a adolescência em Natal, dos oito aos 18 anos, e está em casa. Foi na Terra do Sol que Juliana descobriu a sua paixão pelo vôlei, fez amigos e é onde busca o aconchego da família até os dias de hoje. Ao entrar na arena montada no Forte dos Reis Magos para a decisão da sétima etapa do Circuito Brasileiro, a bicampeã pan-americana e medalhista de bronze nos Jogos de Londres, o público foi ao delírio e gritou: "Ah, é Juliana!", definindo o lado em que estaria. A santista retribuiu o carinho com um aceso e uam reverência, tocou na areia e fez o sinal da cruz. Mas as preces não foram atendidas. Apesar da torcida a favor e do brilho da parceira Maria Elisa, o dia era de Talita e Taiana. Atuais campeãs do Circuito Mundial, as jogadoras ignoraram as vaias e, com uma grande atuação, venceram por 2 sets a 1, com parciais de 21/17, 18/21 e 15/7. Apesar de ter permanecido na terceira posição do ranking, a dupla somou 2.280 pontos e manteve vivo o sonho do título da temporada. Vice-campeãs, Juliana e Maria Elisa assumiram a liderança, empatadas com Ágatha e Bárbara Seixas (PR/RJ), com 2.400, a duas etapas do fim. O critério de desempate é a colocação na última etapa.
Talita e Taiana vôlei de praia (Foto: Paulo Frank / CBV) 
Talita e Taiana comemoram um ponto na vitória da etapa
de Natal de vôlei de praia (Foto: Paulo Frank / CBV)
Esta foi a quarta decisão seguida de Juliana e Maria Elisa nesta edição do Circuito Brasileiro. Foram vice no Guarujá (SP), campeãs em São José (SC) e vice em São Luís (MA). No retrospecto de confrontos, Talita e Taiana levaram a melhor em quatro das sete oportunidades. Na disputa de terceiro lugar, Ágatha e Bárbara venceram Maria Clara e Carol por 2 sets a 0 (21/15 e 21/15), completando o pódio na capital potiguar. O jogo contra a Juliana e a Maria Elisa é sempre muito equilibrado. Perdemos para elas na etapa passada, em São Luís, mas conseguimos fazer bons jogos em Natal e estávamos muito concentradas e nos sobressaímos no tie break. A estratégia na final foi acertar a nossa virada de bola, sacar bem e, em determinados momentos, mudar a tática. Agora, vamos descanar e comemorar com todos os que torcem para nossa dupla. É só alegria. Depois, é trabalho duro - disse Taiana, eleita a melhor jogadora da partida.
Decisão marcada por reviravoltas
O duelo começou equilibrado, com trocas de vantagens. Inspirada, Taiana acertou uma sequência de ataques, com cortadas e largadinhas, abrindo quatro pontos de vantagem: 11 a 7. As adversárias não se intimidaram e, depois de uma bomba de Maria Elisa na diagonal, a dupla encostou: 11 a 10. As campeãs do Circuito Mundial frearam a reação enquanto puderam, mas a parceira de Juliana, que não teve uma boa atuação na semifinal, estava com a mão quente. Após mais um belo rali, ela colocou a bola no chão e empatou: 13 a 13. Ignorando as vaias, Talita e Taiana voltaram a assumir a frente do placar (19 a 16), apesar de terem enfrentado resistência. Em um mais um disputado rali, Taiana acertou uma cortada no meio das rivais, fechando a parcial em 21 a 17. A disputa seguiu acirrada no segundo, com ralis de tirar o fôlego. Sobrando em quadra, Maria Elisa soltou o braço e fez 6 a 3, após uma intensa troca de bolas. Taiana mergulhou de peixinho e, por pouco, não fez outra grande defesa. Quando estava 8 a 3, Talita e Taiana imprimiram uma reação e marcaram quatro pontos seguidos, ficando na cola: 8 a 7. Virando tudo, Maria Elisa chamou a responsabilidade e ampliou com uma cortada no fundo da quadra: 11 a 8. Juliana marcou outro ponto de bloqueio (13 a 8), puxando o coro de "Paredão! Paredão!". A dupla foi administrando o placar e, em mais uma bela jogada, Maria Elisa atacou, a bola bateu na rede e enganou Talita: 21 a 18. No tie break, a quadra virou um campo de batalha. Recuperadas, Taiana e Talita voltaram a dar show. Depois de um início equilibrado, elas deslancharam e abriram sete pontos seguidos em um momento decisivo (9 a 2). A vitória estava na mão. Apesar de terem esboçado uma reação, Juliana e Maria Elisa não conseguiram mais alcançar as rivais, que estavam imbatíveis e muito entrosadas em quadra. As duas semanas de treinos intensos no Rio de Janeiro fizeram a diferença. E após uma cortada para fora de Maria Elisa, as adversárias carimbaram a vitória e o título na Terra do Sol: 15 a 7.
Por Direto de Natal, RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário