O ESPORTE DE ASSU E REGIÃO, OBRIGADO PELA VISITA

segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Globo sonha alto na competição

Poucos times na história do futebol potiguar tiveram uma ascensão tão rápida quanto o Globo, de Ceará-Mirim. O clube foi fundado em outubro de 2012 e no ano seguinte, conseguiu conquistar o título da segunda divisão estadual, que lhe deu vaga na série A norte-riograndense este ano. Para quem esperava um time que fosse lutar contra o rebaixamento, se surpreendeu na primeira fase da disputa. Foram seis jogos, sendo duas vitórias, quatro empates e nenhuma derrota. Ficou com o primeiro lugar da sua chave e garantiu vaga na decisão, contra o Baraúnas. Foram dois jogos, sendo dois empates e o título acabou sendo decidido nos pênaltis. O goleiro do Globo, Rafael, foi o grande nome da noite, com três defesas, deu a taça ao seu clube. Com a conquista, a equipe da Grande Natal garantiu presença na Copa do Brasil de 2015, já fazendo um calendário extenso para a próxima temporada. Com o título conquistado, muitos poderiam pensar que a equipe iria se acomodar no restante do campeonato estadual. Mas, bastou a primeira rodada para que as dúvidas sobre a seriedade do Globo se acabassem.
(Foto: Alcivan Costa/Gazeta do Oeste)
O time goleou o Baraúnas, por 4x0, se manteve como único invicto da competição (tirando o América e o Potiguar, que entraram apenas nessa fase, já que estavam disputando a Copa do Nordeste) e continua na liderança do campeonato.  “O segredo do nosso time é o trabalho. Os jogadores compraram a ideia do presidente (Marconi Barreto, que também é proprietário do clube) e estamos todos com o nosso objetivo final, que é a vaga para a série D desse ano. Então, enquanto não tivermos conquistado isso, vamos trabalhar, melhorar e buscar esse objetivo”, afirmou o técnico do Globo, Higor César. No elenco, várias caras conhecidas do torcedor potiguar. O goleiro Sérvulo, o zagueiro Róbson e o volante Ricardo Baiano, já tiveram passagens pelo América. O lateral esquerdo Renatinho Potiguar, além de defender o alvirrubro, passou três temporadas no ABC, assim como o atacante Romarinho, que depois de muitas indas e vindas do ABC, deixou o clube de Ponta Negra e hoje defende o Globo. Jogadores menos conhecidos, mas, experientes, como o meia Josicley e o atacante Didi Potiguar, também estão no elenco. O comandante do Globo, elogia o presidente do clube e diz que tudo foi feito e elaborado para se criar o ambiente certo para que os resultados aparecessem dentro de campo. E é o que vem acontecendo, até o momento, na disputa do campeonato estadual. Os jogadores recebem o salário em dia e as premiações por vitória e pelo título da primeira fase já foram pagas. “Aqui se paga bem e em dia. Nossos jogadores não podem reclamar em relação aos salários. Além disso, todos moram nessas casas que existem vizinhas ao nosso estádio. Todas elas tem internet, tv a cabo, ar condicionado, tudo para o ambiente dentro do clube ser bom. Nossos jogadores vivem quase sempre como se estivessem concentrados de uma maneira positiva, já que estão com suas famílias, em suas casas. Não tem bares por perto e nosso elenco, quase todo ele é formado por atletas sérios, caseiros, que não vivem na noite. E isso, no final, faz a diferença”, aponta César,
Experiência aliada à juventude é o diferencial
Os jogadores mais experientes se juntam aos garotos que vieram de diversas partes do país, com destaque para o goleiro Rafael e o atacante Ricardo Lopes, artilheiro da competição, com seis gols. Aos 23 anos e depois de ter rodado por vários clubes de São Paulo e do Tocantins, o goleador se mostrou surpreso com a estrutura que o Globo tem e credita o sucesso da equipe ao bom ambiente criado no clube. “Poucos clubes que passei tem essa estrutura aqui. No Tocantins, apenas dois são iguais ao Globo e isso dá uma tranquilidade maior aos jogadores. Temos uma boa sala de musculação, uma comissão técnica competente. Fora isso, temos um estádio nosso, nossa torcida que vem nos apoiando e ajudando nos jogos. O ambiente aqui é muito bom”, revela Lopes. Mesmo com a pouca idade, 23 anos, ele já tem planos para o futuro, tanto do Globo, quanto da sua carreira: levar a equipe para a série D do Brasileiro nessa temporada e conseguir um contrato com alguma equipe de destaque do futebol brasileiro para o próximo ano. “Não penso muito em ser artilheiro. Se isso acontecer, vai ser bom para o clube e também para mim. Quero ajudar o Globo a ir para a série D e depois conseguir um bom contrato para mim em um grande clube do Brasil”, prevê o atacante.
Conselhos
Mas, é bom Ricardo Lopes ficar atento ao seu futuro no futebol, para não acontecer o que ocorreu com o experiente Ricardo Baiano. Depois de quase três temporadas no América, ele deixou o clube rubro no final de 2013 e acertou com o Icasa/CE, que tinha feito uma grande campanha na série B do ano passado. Pensando que tinha acertado na sua decisão, ficou apenas quatro jogos na equipe cearense. Depois de uma discussão com o diretor de futebol, deixou o clube e veio para o Globo. “Apostei errado. Fui para o Icasa pensando que ia ser bom e acabei cometendo um erro. O Globo tem uma estrutura que poucos times tem e isso é importante. Estou feliz de estar aqui e vamos buscar essa vaga na série D do Brasileiro”, prometeu Baiano, que, no América, ajudou o clube a subir da série C para a B.
Fonte: Tribuna do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário