O ESPORTE DE ASSU E REGIÃO, OBRIGADO PELA VISITA

terça-feira, 12 de junho de 2012

Projetos do legado não saem do papel

Três anos após o anúncio como sede do maior evento esportivo mundial, o legado da Copa do Mundo em Natal ainda é um grande projeto. No dia 31 de maio de 2009, a Fifa anunciou Natal como uma das sedes. Desde então o termo "legado" se popularizou entre governantes, políticos e gestores. A partir disso, Natal se tornaria uma cidade mais moderna, com vias públicas rápidas, um sistema de saúde fortalecido e mais segurança. Apesar da festa, e transcorrido mais da metade do tempo disponível para a cidade tirar do papel seus projetos, poucas idéias saíram do papel. Apenas uma das obras de mobilidade saiu do papel, a idéia de incluir mais três mil homens no efetivo da Polícia Militar começa a ser descartada e o principal projeto para a área da saúde é a utilização da estrutura da rede privada. Mesmo assim, a governadora Rosalba Ciarlini mantém o otimismo sobre o legado da Copa do Mundo em Natal.
Emanuel AmaralA obra do Viaduto da Urbana é uma das que não saiu do papel 
A obra do Viaduto da Urbana é uma das que não saiu do papel
Saúde
A atual estrutura de hospitais seria suficiente para atender a demanda durante a Copa do Mundo em Natal. Segundo informações do Governo do Estado, há projetos para expansão da rede de saúde pública, mas é a utilização da rede privada o que dará sustentação ao evento na capital potiguar. A localização da Arena das Dunas, que fica nas proximidades de vários hospitais privados e do Hospital Walfredo Gurgel, é citada como um trunfo. A utilização da rede privada daria suporte em caso de emergências. Mas isso não significa que não há projetos de expansão para a rede pública. O coordenador do comitê de Saúde do Governo do Estado, relacionado à Copa, Luís Roberto Fonseca, afirma que o caderno de encargos da Fifa na área de saúde não traz muitas exigências. "Mesmo assim, é uma oportunidade para conseguir melhorias para a cidade", diz Luís Roberto. Entre as melhorias planejadas, estão um hospital de trauma em Natal, um hospital geral, quatro Unidades de Pronto Atendimento, ainda na capital, e mais três UPA´s em Parnamirim, Macaíba e São Gonçalo. Fazem parte ainda do projeto novos leitos de terapia intensiva e a renovação da frota do Samu. As UPA´s estão encaminhadas. Das três da Região Metropolitana, duas estão perto de serem inauguradas. A de Macaíba será inaugurada em agosto. A de Parnamirim em setembro, enquanto que em São Gonçalo a licitação está sendo gestada. Em Natal, a UPA de Pajuçara está em funcionamento e a de Cidade da Esperança no fim das obras. "As unidades de pronto atendimento são mais simples, porque demoram quatro meses para construir, caso não tenha dificuldades adicionais", explica Luís Roberto Fonseca. Já no que diz respeito aos hospitais, a fase ainda é de projeto. Não há orçamento e nem recurso garantido. A frota do Samu Metropolitano já foi renovada, faltando somente a do Samu Natal.
Segurança
Para a Polícia Militar, o cenário ideal seria contar com 14 mil homens em 2014. Ninguém fala oficialmente que a meta é impossível, mas pessoas do Governo do Estado consideram muito difícil chegar a esse número, tendo em vista que a PM hoje tem pouco menos de 10 mil homens. Em entrevista recente à TRIBUNA DO NORTE, o comandanta da PM, coronel Francisco Araújo, disse que teria de ser incorporado um quantitativo de mil homens por ano. Em 2012, é improvável que o Governo atenda à meta. O Governo trabalha, por conta disso, com um Plano B, referendado pela Secretaria Extraordinária para Grandes Eventos, do Governo Federal. Seria contar com policiais de estados que não são sede da Copa do Mundo. "Trabalhamos com um plano alternativo, que é o plano da   Secretaria Extraordinária para Grandes Eventos. Esse ano é improvável efetivar mil homens na PM", afirma o coronel Zacarias Mendonça, representante da PM no comitê gestor. Além disso, a PM espera por qualificação e compra de novos equipamentos. A qualificação já começou. Alguns oficiais estão recebendo treinamento em Brasília no intuito de repassar o conhecimento para os demais policiais. Equipamentos como armas e viaturas só devem ser enviados pelo Governo Federal no próximo ano. No que diz respeito à Secretaria de Segurança Pública, o secretário Aldair Rocha afirma que há a necessidade de um centro de comando e controle para integrar as ações da PM e da Polícia Civil. O prédio do papódromo pode ser ajustado para receber esse centro. A possibilidade está em estudos.
Mobilidade
Dentre todas as obras assumidas pelo Governo do Estado e pela Prefeitura do Natal na área de mobilidade urbana, a única que saiu do papel até agora foi o prolongamento da avenida Omar O´Grady/Prudente de Morais. Segundo a governadora Rosalba Ciarlini, os túneis do prolongamento estarão prontos no segundo semestre, ao mesmo tempo em que o viaduto do entrocamento entre a Prudente de Morais e a BR-101 começará a ser construído. No mais, todas as obras de mobilidade, tanto da Prefeitura do Natal quanto do Governo do Estado, estão em fases pré-construção, seja em processo de licitação, elaboração de projetos, desapropriações, recapeamento de ruas, etc. As obras da Prefeitura do Natal têm dois lotes. O primeiro inclui o Complexo da Urbana, a Capitão Mor Gouveia, a BR-226 e a Felizardo Moura depende de uma audiência pública para ter continuidade. A obra foi licitada, mas há uma polêmica relativa às desapropriações e o processo só irá continuar após a audiência, convocada pelo Ministério Público Estadual. O recapeamento do asfalto das ruas que servirão de alternativa aos motoristas quando as obras começarem nas outras vias, que ficarão interditadas. Já o lote dois inclui cinco cruzamentos no entorno da Arena das Dunas está com o projeto sendo elaborado, com expectativa de terminar esse mês. O Governo do Estado é responsável pela reestruturação da avenida Engenheiro Roberto Freire, as obras do Pró-transporte e pelos acessos do Aeroporto de São Gonçalo do Amarante. Todas estão em processo de licitação e de produção dos projetos, mas nenhuma começou de fato. A expectativa é que nos próximos meses a construção seja iniciada. No que diz respeito aos aeroportos, o Aeroporto de São Gonçalo do Amarante está em fase de elaboração do projeto executivo. No Aeroporto Augusto Severo, a reforma já começou e deve terminar este ano.
Qualificação
Segundo a governadora Rosalba Ciarlini, o Estado qualifica, em parceria com o Sisetma S e com o Governo, cerca de 17 mil pessoas neste momento. "Não vamos ficar por aí. Teremos a qualificação direcionada para o Aeroporto de São Gonçalo do Amarante, que também servirá para a Copa do Mundo". A prioridade é o ensino de línguas estrangeiras.
Fonte: Isaac Lira e Roberto Lucena/TN

Nenhum comentário:

Postar um comentário