O ESPORTE DE ASSU E REGIÃO, OBRIGADO PELA VISITA

sábado, 24 de maio de 2014

Dana compara Barão a Anderson: "Demorou para ser reconhecido"

O presidente do UFC, Dana White, voltou a sair em defesa de Renan Barão. Em uma conversa com os jornalistas no MGM Grand Hotel e Cassino, em Las Vegas (EUA), o mandatário foi amplamente  questionado pelos americanos sobre os motivos que levam o atleta brasileiro a não ser tão popular no esporte a nível internacional. Mas, na opinião de Dana, Barão é um campeão relativamente novo, e o merecido reconhecimento pelo que ele já fez no MMA é apenas uma questão de tempo. O chefão chegou, inclusive, a comparar a trajetória do campeão peso-galo à de Anderson Silva também à de Chuck Liddell, considerados dois dos maiores lutadores de todos os tempos: Renan Barão é um daqueles caras como o Anderson Silva. Nós nos esquecemos que houve um tempo em que ninguém estava falando sobre o Anderson e ele não tinha nem metade do reconhecimento que tem hoje. Demorou bastante tempo para ele ser reconhecido. Foi do mesmo jeito para o Chuck Liddell. Essas coisas não acontecem de um dia para o outro. Há alguns caras que surgem de uma hora para a outra e já ganham fama, como é o caso do Conor McGregor, mas outros demoram mais. Quando você olha para os números e para as lutas do Barão, está tudo lá. Ele é o tipo de cara que eu gosto de ver lutar. Renan é um matador, ele entra lá dentro e tenta te finalizar, não perde há quase 10 anos, nunca sofreu uma queda no UFC e finalizou 70% das últimas 35 lutas e 100% dos seus duelos como campeão. É impressionante. Eu já ouvi todo tipo de desculpa estúpida possível para essa falta de reconhecimento por parte do público: que ele não é bonito o suficiente, que ele não fala inglês e etc.. Mas se você vai a uma luta para ver caras bonitos, você está no lugar errado - declarou.
Renan Barão UFC (Foto: Ivan Raupp) 
Renan Barão sorri timidamente durante entrevistas
(Foto: Ivan Raupp)
Dana voltou a comparar Barão a Spider quando os jornalistas insistiram em perguntar se o fato de o brasileiro não falar inglês atrapalharia o trabalho de divulgação de sua imagem nos EUA. Para ele, não há nada de errado com a imagem do lutador e essa questão envolvendo a popularidade de Barão é mais uma discussão em torno de quem são os verdadeiros fãs do esporte: Anderson Silva conquistou mais fãs quando acertou aquele chute no rosto do Vitor. Se ele não falasse inglês daquele dia até hoje, isso não mudaria nada. Quanto de inglês o Anderson Silva realmente fala? Ele diz “I back everybody. I back”. Essa é uma sentença em inglês para ele. (Nota da redação: Dana se referiu a um vídeo de Anderson no qual o lutador anuncia que voltará a lutar, mas cuja frase correta em inglês seria: “I’ll be back”, que significa “Eu voltarei"). No fim das contas é muito bom ter um cara como o Chael Sonnen, que fala bem, é divertido e pode ir lá e apresentar programas de TV, mas isso aqui é um negócio de luta. A realidade de ter vários caras como o Chael não existe. Quando você olha para alguém como eu, que sou um fã incondicional de luta, é diferente. Eu gosto dos caras que vão lá e tentam finalizar, que fazem o que o Barão faz. Vocês sabem que eu não ligo para quem você é ou o quão talentoso possa ser, mas todo mundo vai ter aquele dia em que não acorda bem. E nesse esporte tudo pode acontecer. Você pode ser pego em uma posição ruim ou pode enfrentar um cara que não é necessariamente o mais habilidoso do mundo, mas que tem um soco pesado ou tem um recorde inacreditável de finalizações. Tudo pode acontecer, mas não aconteceu com o Renan Barão em cerca de 10 anos. Por isso que eu digo, tem algo sobre ele que é especial.
Dana White UFC (Foto: Evelyn Rodrigues) 
O presidente Dana White
(Foto: Evelyn Rodrigues)
O presidente do Ultimate também voltou a comentar a polêmica envolvendo o salário do campeão peso-galo, que recentemente teria reclamado do valor de sua bolsa. Barão, no entanto, explicou em entrevista ao Combate.com. Eu vi umas coisas no Twitter e as pessoas estavam falando que o Barão não ganha dinheiro suficiente porque estava lavando suas roupas no tanque em um dos episódios do nosso programa. Renan Barão tem essa mentalidade de não querer nada muito fácil. Ele não liga se é o campeão ou não, ele lava as suas próprias roupas. Ele faz as mesmas coisas que sempre fez antes de ser o campeão. Não é uma questão de dinheiro, mas de mentalidade. E, afinal de contas, quem recebe o suficiente no UFC hoje, sem contar eu? (risos).  É isso o que as pessoas dizem, mas vá tomar conta das suas contas e do seu próprio dinheiro. O Renan Barão está bem. De um lado, eu vejo gente dizendo que ninguém liga para ele porque ele não é bonito, não fala inglês ou porque é de uma divisão mais leve. E do outro lado as pessoas falam que ele não recebe o suficiente. Qual lado é o verdadeiro? Se ele não é nada disso, mas também não é uma estrela, então por que nós devemos pagar mais dinheiro? Se ele é tudo isso e é uma estrela, então ele vai receber o que deve receber. É simples assim.  Os caras que vendem mais ingressos e pay per view recebem muito bem. O Renan está bem, parem de se preocupar. O chefão mostrou animado para o duelo deste sábado, que marcará a segunda defesa do cinturão peso-galo do brasileiro, e fez questão de frisar que, apesar do favoritismo absoluto de Barão, o duelo não será tão fácil para o campeão: A realidade é que muitas pessoas estão subestimando o Dillashaw, mas isso é uma má ideia. Ele é um lutador duro, é completo e detém o recorde da divisão na história do WEC e do UFC de mais socos significantes desferidos por minuto. Ele ainda é mais impressionante no chão, pois 40% dos estragos que ele faz no oponente são quando a luta deixa de ser em pé. Quando você junta os números do Barão e do TJ, não há dúvidas de que essa luta será uma guerra e vai vencer quem tiver o queixo mais duro. O UFC 173 será realizado no sábado, na MGM Grand Garden Arena, em Las Vegas (EUA).
Por /Las Vegas, EUA

Nenhum comentário:

Postar um comentário