O ESPORTE DE ASSU E REGIÃO, OBRIGADO PELA VISITA

quinta-feira, 22 de maio de 2014

Área Fifa! Frasqueirão terá acesso monitorado e restrições até a Copa

Passado a administração da Fifa conforme caderno de encargos, o Complexo Vicente Farache, centro de treinamentos do ABC, agora é um COT (Centro Oficial de Treinamento) da Copa do Mundo. Desde as primeiras horas da manhã desta quarta-feira (21), o espaço começa a passar por intervenções e até os dias de treinos das seleções, a casa abecedista deverá ser transformada em área Fifa.
Frasqueirão e CT receberam visita de representante da Federação Italiana (Foto: Wellington Rocha)
Frasqueirão não poderá receber treinos ou jogos a partir desta quarta
(Foto: Wellington Rocha)
A partir de hoje o acesso ao Complexo será regulado pela própria entidade que enviou seguranças que farão o cadastramento das pessoas que transitam pelo clube. No início da manhã, foram retiradas as placas de publicidade do gramado do estádio Frasqueirão e outros anúncios na área interna do estádio. O gramado do estádio do Frasqueirão, que já vinha recebendo cuidados especiais a partir de orientações de técnicos da Fifa, passará a ser cuidado pessoalmente por um escocês enviado pela entidade e que coordenará os cuidados com o campo de jogo. Sob sua orientação, o gramado já havia sido rebaixado em 6cm. O mesmo profissional irá comandar a manutenção dos campos da UFRN, segundo COT em Natal, e da Arena das Dunas. O complexo deverá ganhar ainda um reforço na iluminação e com um novo sistema de monitoramento dentro e fora do estádio através de câmeras. Em relação ao funcionamento e os treinamentos da equipe, o clube não deverá sofrer qualquer interrupção até a realização dos treinamentos das seleções no local. “A ocupação da Fifa vai ser gradual, até o ponto alto que é o treinamento das seleções. O funcionamento segue normal no ABC, exceto no uso do Frasqueirão que não poderá receber mais treinos ou jogos.  A grande mudança será nos dias de treinos das seleções, aí não entra ninguém, exceto as seis pessoas já definidas pela Fifa”, explicou Wilson Cardoso, vice-presidente de Patrimônio do ABC e coordenador do COT. Além dele, terão acesso à praça esportiva nos dias de jogos o também coordenador Paulo Tarcísio, ligado à direção do ABC, o administrador do estádio, um eletricista, um técnico responsável pela manutenção do campo, além do técnico em irrigação e hidráulica. “Eventualmente, esta lista pode sofrer alterações, como no caso da Itália, em que haverá treino aberto para alguns convidados. A definição é por razões de segurança”, explicou.
Corrida por obras
Em fase de conclusão, as obras do novo vestiário que será utilizado pelas seleções segue em ritmo acelerado e deve ser concluído até o dia 05 de junho, oito dias antes da primeira partida da Copa na capital potiguar. Outras duas obras, entretanto, preocupam. A pavimentação na área interna e externa do estádio. No caso da primeira, o clube busca apoio na iniciativa privada para poder avançar, enquanto a área externa, o poder público ficaria responsável por pavimentar o trecho entre o portão de acesso ao estádio e a Rota do Sol. Não há contudo, uma data confirmada para início da intervenção no local. As obras de reformulação na área do estádio custarão, segundo informações do clube, aproximadamente R$ 800. Desse total, há um investimento garantido através de convênio com a Prefeitura do Natal no valor de R$ 355 mil para a construção do novo vestiário. A estrutura irá disponibilizar aos jogadores sete banheiras de hidromassagem, salas para médicos e comissão técnica, sala de massagem, 32 armários individuais, além de local para aquecimento com grama sintética.
Confira a lista de COTs por cidades-sede:
Belo Horizonte – Estádio Independência/ Sesc Venda Nova;
Brasília – Centro de Capacitação Física do Corpo de Bombeiros/ Estádio Bezerrão;
Cuiabá – UFMT/ CT Barra do Pari;
Curitiba – Estádio J. Malucelli/ Estádio Couto Pereira;
Fortaleza – Estádio Presidente Vargas/ Unifor;
Manaus – Estádio da Colina/ CT do Coroado;
Natal – Estádio Frasqueirão/ UFRN;
Porto Alegre – Arena Grêmio/ Estádio Olímpico;
Recife – CT do Náutico/ CT do Sport;
Rio de Janeiro – Estádio São Januário/ Estádio Engenhão;
Salvador – Estádio de Pituaçu/ Estádio Barradão;
São Paulo – CT Palmeiras (Academia I)/ Estádio do Pacaembu;
Por Bruno Araújo (Editor)

Nenhum comentário:

Postar um comentário