O ESPORTE DE ASSU E REGIÃO, OBRIGADO PELA VISITA

sábado, 4 de maio de 2013

O engodo do Campeonato Potiguar 2013

Olá amigos do Blog Papo Alvinegro, estou chegando agora para falar do Campeonato Potiguar de 13 promovido pela FNF. Escrevo exatamente para quebrar o discurso chapa branca, que tentará vender ao torcedor o sucesso da competição Potiguar que repete o fracasso histórico dos últimos anos. Falarei de cinco pontos básicos que exemplificam o fracasso da FNF e dos Clubes. 
Presença de publico
O Campeonato Potiguar deste ano foi dividido em três etapas, 1ª Fase, Taça Cidade do Natal e Copa RN. As três etapas da competição apresentaram baixíssima presença de publico e consequente prejuízo financeiro. Com números de Marcos Trindade publicados em seu Blog(Clique Aqui). Em todo Campeonato Potiguar, exceto as finais da Taça RN que ainda não ocorreu, a média de publico não passou de 831 pagantes por jogo. Resultado, todas as equipes do Estadual basicamente pagaram para jogar. 
1ª Fase – 56 jogos para 39.212 pagantes = Média de 700 torcedores
Taça CN – 30 jogos para 34.021 pagantes = Média de 1134 torcedores.
Copa RN – 28 jogos para 26.172 pagantes = Média de 935 torcedores.
Até o momento – 114 jogos para 99.405 pagantes = Média de 872 torcedores.
Para os dois turnos com ABC e América    
58 jogos para 60.193 pagantes = Média de 1.038 torcedores.
Arbitragem
A arbitragem local é lastimável. Infelizmente parece que a Comissão Estadual de Arbitragem (CEAF) parece estar anestesiada, afinal, ano após ano o nível técnico das arbitragens só piora. Todas as torcidas tem algo a reclamar, sem exceções. A falta de critérios técnicos, farta distribuição de cartões durante os jogos, desnivelamento técnico entre os árbitros e outros fatores que passam despercebidos por olhos leigos. O resultado é um salseiro de fazer gosto.  
Organização 
A confecção da tabela foi bastante discutido já no inicio do Estadual. Alguns times foram privilegiados com mais jogos como mandante aos domingo(dia de melhores públicos), enquanto outros mandaram a maioria de seus jogos no meio de semana. Além disso, outro fator pouco discutido foram os jogos realizados apenas aos domingos e quartas. Uma boa medida seria promover jogos sábados/domingos e quartas/quintas. Sem isso, com rodadas ocorrendo no mesmo dia, o torcedor tem menos chances de acompanhar outros jogos da rodada além dos do seu time. A transmissão de TV proibida de fazer transmissões de alguns jogos, mesmo com contrato em vigor também é uma excrescência.
Financeiro
A TV que transmite os jogos não tem dinheiro para compra a Competição. Marcas patrocinam o Campeonato, mas nenhum valor é revertido aos Clubes, apenas desoneram a folha de campo. Os públicos dos jogos são risíveis, os times habitualmente pagam para jogar. Nesse aspecto é só prejuízo.
Índice técnico
As equipes que querem investir na montagem de boas equipes não tem fonte de renda. As equipes maiores investem mais sabendo que terão prejuízo. Duas equipes deixam o certame com menos de um mês e meio de disputa. Algumas agremiações apostam em veteranos e em promessas, mas não conseguem apostar em bons valores nesse espaço vazio. O índice técnico acaba sendo baixo, o que não atrai publico, patrocínios e por fim visibilidade. 
O que foi exposto acima é a receita do fracasso. Baixíssima presença de publico, arbitragem das mais fracas do Brasil, organização absolutamente inexistente, financeiramente no vermelho e índice técnico baixo na media mas lamentável em vários casos. Não me entendam mal, eu gosto de futebol em qualquer esfera de competição, mas dizer que o Campeonato Potiguar de 13 foi um sucesso é querer enganar trouxa. 
Fonte: Blog Papo Alvinegro 

Nenhum comentário:

Postar um comentário