O ESPORTE DE ASSU E REGIÃO, OBRIGADO PELA VISITA

domingo, 29 de dezembro de 2013

Planejar é grande desafio com o calendário apertado

O calendário do futebol brasileiro, a cada ano, é alvo de críticas por parte dos dirigentes, técnicos e jogadores. Em 2013, por iniciativa dos atletas,  foi criado o Bom Senso F.C., uma forma de protestar contra o famigerado calendário, que castiga os times, com, até três jogos por semana, o que faz com que  os boleiros tenham pouco tempo de preparação e sofram, no decorrer da temporada, com lesões. Tanto que a Confederação Brasileira de Futebol já se propôs em mudar as formas de disputas das competições. Mas, apenas para a temporada de 2015. No próximo ano, a situação tende a ser pior, já que, com a disputa da Copa do Mundo no Brasil, o calendário de competições teve que ser apertado, para dar espaço aos estaduais, Copa do Brasil, Libertadores e Brasileiro, tudo no primeiro semestre. E, quem sofre são os clubes e jogadores.
Adriano AbreuRoberto Fernandes acredita que a exigência sobre os atletas é prejudicial e pede mudanças 
Roberto Fernandes acredita que a exigência sobre
os atletas é prejudicial e pede mudanças.
Para se ter uma ideia do aperto no calendário da próxima temporada, o campeonato pernambucano já teve início, mas, sem contar com o trio Sport-Náutico-Santa Cruz, que estiveram envolvidos nas disputas do Brasileiro até o início de dezembro.  No Rio Grande do Norte a situação de ABC e América não é diferente. Ambos disputaram a série B até o final de novembro e entraram de férias. Os times se reapresentaram na última semana e correm contra o tempo para se preparam para o início da temporada.
O ABC começa a disputa do estadual no próximo dia 12 de janeiro, contra o Palmeira de Goianinha, no Frasqueirão, apenas 17 dias depois de iniciar os treinamentos. O que, para o técnico alvinegro, Roberto Fernandes, é um absurdo exigir tanto assim dos atletas. “ Essa conta não vai fechar nunca enquanto não tivermos a mudança, real, do calendário. As equipes que disputaram o campeonato brasileiro, perdem, na saída, para aquelas equipes que não disputam os estaduais. O exemplo claro disso foi o Atlético Paranaense, que disputou o estadual desse ano com o sub-23 e faz uma grande campanha na Copa do Brasil e na série A. Por isso, que cada vez, as equipes que planejam melhor a temporada, estão conquistando o título estadual como consequência e não como causa. O Estadual está ficando enfraquecido”, opina. Para ele, os clubes que não disputam o Brasileiro, são os maiores beneficiados com o calendário brasileiro, no que diz respeito a disputa dos estaduais. “Não posso pensar apenas no primeiro jogo da temporada, já que teremos mais de 60 ao longo do ano. A maioria dos nossos adversários, no Estadual, vai ser o primeiro jogo de 15, de 10, de oito, para quem não se classificar para o segundo turno. Essas equipes estão treinando há mais de um mês e tem, por obrigação, por  um trabalho bem feito, de sair na frente. temos que equacionar isso com a assimilação dos atletas e, nos primeiros jogos, vitórias, mas, sabendo que a equipe não vai estrear no seu ideal. Não podemos exigir que, na estreia do Estadual, nosso time esteja pronto, já que vamos ter jogos até o final de novembro. Quem encerra a temporada em Abril, tem um pensamento. Nós, temos que ter outro. Mas, o torcedor pode ter certeza: o foco do ABC é o título estadual, que o clube não conquista há duas temporadas”, afirma. Sobre o time que vem sendo formado, com vários jogadores desconhecidos pela grande maioria dos torcedores e com uma média de idade considerada baixa, de 23 anos, Roberto Fernandes fez questão de elogiar os novos contratados. “É muito difícil você chegar na primeira escalação do ano e ter o time perfeito, até porque, o time perfeito, no papel, não funciona dentro de campo. E aquele time que, na teoria, não seria tão bom, é aquela equipe que encaixa, dá liga e consegue fazer uma temporada melhor. O grupo que estamos formando para esse início de temporada, está dentro da realidade e necessidade do clube”, finalizou.
Sena pretende otimizar os trabalhos
Não é um período considerado ideal, mas o treinador Leandro Sena ressaltou que dentro das circunstâncias do futebol brasileiro, o América até que tem um período bom para realizar o trabalho de preparação visando o início  da próxima temporada. Como a meta é deixar o time pronto para enfrentar o Vitória/Ba, no dia 19 de janeiro, o comandante alvirrubro pretende otimizar o tempo que terá a disposição mesclando os trabalhos físicos com os técnicos e táticos.
Júnior SantosLeandro Sena prepara treinos que mesclam o trabalho físico com o tático para ganhar tempo 
Leandro Sena prepara treinos que mesclam o trabalho
físico com o tático para ganhar tempo
“Se não é o tempo adequado, pelo  menos temos um tempo de quase 30 dias para realizar a nossa preparação. Esse ano vamos otimizar todos os trabalhos, mesclando bem a parte de preparação física dos jogadores com os trabalhos técnicos e táticos para evitar que essa parte inicial de preparação se torne enfadonha”, informou Sena. O treinador americano só lamenta não poder dispor do grupo completo. “Serão 23 dias de trabalho com o grupo todo voltando a atenção para estreia na Copa do Nordeste. Seria ótimo contar com todos aqui, mas futebol exige paciência nesse período de contratações. Como o nosso elenco já está aqui há mais de dois anos, em sua maioria, quem for chegando por último terá apenas de ser enquadrado no nosso sistema de jogo”, disse. Mantendo a base garantida, ele procurou ser bastante criterioso nas indicações de reforços, por isso acredita que não terá muita dificuldade para trabalhar o entrosamento desse novo grupo. “Nós buscamos trazer reforços com as mesmas características daqueles que saíram. Quero formar um time rápido do meio-campo para frente e bastante conciso em seu sistema defensivo. No futebol moderno, onde não se tem mais o que inventar, quem não tiver velocidade não consegue ser competitivo”, salienta. Leandro Sena reforça que o pensamento de um clube como o América sempre deve ser o mais otimista possível. Por isso, destaca que a prioridade neste primeiro momento será brigar pelo título da Copa do Nordeste. “Sabemos que existem clubes com um maior poder financeiro que o nosso. Mas o América tem uma torcida grande, tem nome a zelar e deve entrar em todas as competições pensando em conquistas. Vai ser assim também no Estadual. Já na Copa do Brasil queremos avançar de fase o máximo possível e na série B a meta e buscar um novo acesso”, destacou Leandro Sena.
Fonte: Tribuna do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário