O ESPORTE DE ASSU E REGIÃO, OBRIGADO PELA VISITA

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Temor a balança gera sacrifício


Quem conhece de perto sabe que Renan Barão não é um cara calado. Por outro lado, aqueles que o conhecem apenas nos bastidores do UFC, nos dias antecedentes às lutas, veem o potiguar como alguém de poucas palavras, tímido. Para além da timidez, o campeão interino dos pesos-galos no UFC sofre, nos bastidores, com a dura rotina de perda de peso para a pesagem oficial do evento, ao ponto de evitar muita conversa. Como no caso da luta de sábado a pesagem é hoje, os lutadores passeavam ontem pelos bastidores exibindo uma aparência sofrida e desgastada.
UFCO potiguar Renan Barão vai enfrentar, na madrugada de domingo, o americano Michael McDonald, pelo título interino do peso galo 
O potiguar Renan Barão vai enfrentar, na madrugada de domingo,
o americano Michael McDonald, pelo título interino do peso galo

A pesagem de Renan Barão, e de seu oponente Michael McDonald, está marcada para as 13h, horário de Brasília. Cerca de 24 horas antes da pesagem, ontem, o lutador potiguar tinha ainda longos 2,5 quilos pela frente. Não é uma rotina fácil. O potiguar Barão, por exemplo, precisa perder cerca de 12 quilos em oito dias. Ele costuma pesar 73, enquanto que a marca para a categoria galo é de 61 quilos. Contudo, há casos mais "graves", de lutadores que precisam perder até 30 quilos. Para isso, dieta bastante controlada, sauna e treinamento para suar e perder em líquidos. No último dia, nada de água, nada de comida. Por conta da rigidez do processo, os lutadores costumam considerar o período antes da luta como o mais complicado. Nos corredores do UFC Londres 2013, é um consenso. "Eu sofro sim, é verdade. Mas faz parte do trabalho. A gente procura falar pouco, desgastar o mínimo possível, para na hora do treinamento ter disposição ", explica Renan. O cearense Renée Forte vai na mesma linha. "Eu peso 93 quilos e vou lutar na categoria até 70 quilos, então é muito difícil. Mas estou cercado de bons profissionais e vou estar no meu melhor", acredita. Na manhã de hoje, o cardápio de Renan Barão não deve passar de uma xícara de café e clara de ovo. Pode parecer muito rígido, mas esse é o cardápio do campeão horas antes da pesagem. Até ontem Barão tinha o privilegio de comer salada e peito de frango. Mas sem sal. Além disso, sessões de sauna e banheira quente são comuns. Como o percentual de gordura dos atletas normalmente é muito baixo, perder líquidos é o que sobra para atingir a marca fixada pelo UFC. Lembrando que após a pesagem eles voltam a comer normalmente e ganham parte do peso perdido outra vez. A expectativa para Renan Barão é de se atingir 71 quilos depois de voltar a ganhar peso. A técnica de perda de peso faz parte da "dieta para lutadores" idealizada pelo nutricionista esportivo americano Mike Dolce. Ela ficou famosa por conseguir que lutadores com problemas de peso consigam atingir o índice de sua categoria. Esse método restringe a ingestão de carboidrato a quase zero e induz a um processo de desidratação do atleta. Nunca é demais relembrar que somente atletas podem se submeter ao processo rígido da dieta. Eles estão sempre sob supervisão medica para suportarem as limitações de alimentos e a desidratação. Qualquer pessoa comum que tente fazer algo parecido sem acompanhamento irá ter dificuldades e pode passar por problemas de saúde.
Defesa do cinturão
O lutador natalense irá enfrentar o desafiante norte-americano Michael McDonald, na luta principal do evento de sábado, na Arena Wembley. Em julho do ano passado, Barão venceu Urijah Faber e assim se tornou campeão interino da categoria dos galos. O título é interino porque o atual campeão, Dominick Cruz, está machucado e portanto impedido de lutar.
Isaac Lira - Enviado Especial a Londres* 

Nenhum comentário:

Postar um comentário