O ESPORTE DE ASSU E REGIÃO, OBRIGADO PELA VISITA

quinta-feira, 5 de abril de 2012

Seminário debate Copa do Mundo

O projeto Motores do Desenvolvimento, realizado pela TRIBUNA DO NORTE, Sistema FIERN, Sistema Fecomercio/RN, UFRN e Governo do Estado do RN, com patrocínio Assembleia Legislativa do RN, Sebrae/RN e Banco Itaú, terá como tema a realização da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014. O Seminário será realizado no próximo dia 16 de abril, no auditório do Hotel Pestana, na Via Costeira, às 8h00. Entre as presenças confirmadas estão o ministro dos Esportes, Aldo Rebelo, o representante da Fifa, Fúlvio Danilas, entre outros ainda não confirmados.
Alex RégisSeminários do projeto Motores do Desenvolvimento colocam em discussão temas relacionados ao futuro do Rio Grande do Norte 
Seminários do projeto Motores do Desenvolvimento colocam em discussão temas
relacionados ao futuro do Rio Grande do Norte

Desde 2009, quando a confirmação da capital potiguar como sub-sede foi anunciada pela Fifa, a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 em Natal é alvo de comemorações e polêmicas. Para a maioria da população, o evento significará um salto econômico para Natal, com a divulgação do nome da cidade, e de seu potencial turístico, para todo o mundo. Mesmo assim há vários questionamento, como o custo do novo estádio Arena das Dunas e a derrubada do antigo Machadão. De uma forma ou de outra, o assunto Copa do Mundo em Natal é combustível para discussão em qualquer esquina da cidade. A viabilização da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 em Natal começou ainda em 2008, quando o Governo do Estado enviou o projeto da cidade para receber os jogos. À época, poucos apostariam no nome da capital potiguar para uma das cidades do mundial de seleções. Um dos argumentos mais utilizados era a disponibilidade de somente três cidades no Nordeste, colocando-se Fortaleza, Recife e Salvador à frente na corrida. Por vários fatores, desde as belezas naturais até questões políticas, Natal foi escolhida. E a discussão sobre os efeitos benéficos da escolha começou. Um dos termos mais utilizados nesse período foi "legado da Copa". Sob essa percepção, somente sediar os jogos não traria grandes benefícios à cidade. O foco, portanto, deveria ser conseguir atrair investimentos que perdurem após os 30 dias de evento. Foram cogitadas várias possibilidades: as obras de mobilidade e todas as linhas de financiamento promovidas pelo Governo Federal para várias áreas, como esgotamento sanitário e drenagem, a divulgação espontânea em várias mídias ao redor do mundo como sede do mundial, entre outras. Uma das questões que se coloca é: como aproveitar o momento favorável? Instituições como o Sebrae, a Fiern, a Fecomércio, além de empresários do trade turístico, avaliam que é preciso planejamento para aproveitar todo o potencial oferecido pelo mundial de seleções no Brasil. "Caso as autoridades e a iniciativa privada não se mobilizem, poderemos não aproveitar todas as oportunidades de negócios e divulgação com a vinda do evento. É preciso planejar e definir qual a imagem que vamos passar para os turistas que irão visitar nossa cidade", diz Habib Chalita, presidente da Associação Brasileira da Indústria Hoteleira/RN (Abav/RN).
Fonte: Tribuna do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário