O ESPORTE DE ASSU E REGIÃO, OBRIGADO PELA VISITA

segunda-feira, 17 de março de 2014

Artilheiro do Ano: líder Robert marca, mas Ricardo Lopes o vigia de perto

Marconi Barreto, presidente do Globo FC, dança o 'Lepo Lepo' ao lado do atacante Ricardo Lopes (Foto: Jocaff Souza)
Marconi Barreto, pres.  do Globo FC, se rende ao bom momento do atacante Ricardo Lopes e faz questão de dançar com ele (Foto: Jocaff Souza)
Quem pensava que Robert dispararia na liderança do Troféu Artilheiro do Ano com a lesão de seu adversário André Cassaco, do Horizonte, se enganou. Se o atacante do Fortaleza segue balançando a rede toda rodada, o “novo” rival Ricardo Lopes tem mantido o ritmo para se firmar como postulante ao primeiro posto. Robert marcou seu 16º gol nos 3 a 0 do Tricolor sobre o Icasa, pelo Cearense, e se manteve isolado na frente. Mas Ricardo Lopes também resolveu guardar o seu na vitória por 1 a 0 do Globo FC sobre o Santa Cruz-RN, pelo Potiguar, e está só um gol atrás. O pódio conta ainda com Cassaco e Lima, do Paysandu, que estacionaram nos 13 gols. Mais abaixo no ranking, o outro Lima, do ASA, contribuiu duas vezes para o placar de 4 a 3 sobre o Penedense, pelo Alagoano, e alcançou a quinta posição, com 12 gols. Em sexto lugar, destaques para Thiago Alagoano, que vazou a defesa do Serrano-BA três vezes nos 5 a 0 do Jacuipense, pelo Baiano, e Marciel, que fez as honras para o Horizonte na derrota por 5 a 1 para o Ceará, pelo Cearense. Eles têm 11 gols. Se Robert vem se destacando, seus companheiros não deixam por menos. O veterano Marcelinho Paraíba já segura a oitava colocação, graças ao gol marcado contra o Icasa. Também com 10 gols no ano, Neto Baiano não evitou a derrota do Sport por 2 a 1 para o Salgueiro, mas fez um golaço de falta, em jogo válido pelo Pernambucano. O número 9, característico dos centroavantes, foi muito visado no fim de semana. Seis artilheiros chegaram às nove bolas na rede. Adriano Pardal brilhou com dois gols na vitória do América-RN por 4 a 2 sobre o Baraúnas. Com um gol: Guilherme, pelo CENE-MS, nos 3 a 0 sobre o Ubiratan; Carioca, nos 2 a 0 do CSP sobre o Auto Esporte; Éder, na vitória do Formosa por 2 a 1 diante do Gama; Léo Costa, do Rio Claro, nos 3 a 3 com o Santos; e Rafael Granja, que não evitou o revés do Vitória da Conquista para o Bahia, por 3 a 2. Em 21º lugar, Edmílson marcou para o Vasco no empate de 1 a 1 contra o Fluminense, e Carlinhos só pôde comemorar seu gol na derrota do Madureira para o Bonsucesso (2 a 1). Ambos dividem a artilharia do Carioca, com oito gols. Júnior Viçosa estufou as redes do Crac uma vez nos 2 a 0 do Atlético-GO e entrou no bolo, junto com Cristiano Alagoano, George e Rodolfo. O primeiro marcou dois pelo Estanciano nos 3 a 1 sobre o Coritiba-SE, o segundo deixou o seu no triunfo do Sousa por 3 a 1 diante do Atlético-PB, e Rodolfo deixou o seu para ajudar o Ypiranga-PE a garantir o empate por 2 a 2 com o Chã Grande.
TRÊS PEDIRAM MÚSICA
Além de Thiago Alagoano, outros dois foram às redes em três oportunidades neste fim de semana. Carlinhos, do Santa Cruz-PB, pintou e bordou na goleada por 6 a 0 sobre o Sport Campina. Já Gustavo se destacou marcando todos os gols do Vasco-AC nos 3 a 0 sobre o Plácido de Castro. Vale ressaltar que somente competições oficiais envolvendo clubes brasileiros fazem parte da disputa do Prêmio Artilheiro do Ano: a primeira divisão de todos os estaduais do país, as Séries de A a D do Campeonato Brasileiro, a Copa do Brasil, a Copa do Nordeste, a Copa Verde, a Taça Libertadores da América, a Copa Sul-Americana, a Recopa Sul-Americana, a Copa Suruga e o Mundial de Clubes.
O PRÊMIO
O troféu do Prêmio Friedenreich é uma iniciativa do programa "Globo Esporte", da TV Globo, em parceria com o GLOBOESPORTE.COM. E a disputa para ganhar o troféu é bastante democrática - e, com isso, acirradíssima. Todos os que disputam as Séries A, B, C e D do Campeonato Brasileiro estão na briga. Além dos gols marcados nas quatro divisões da competição, serão contabilizados os feitos nos Estaduais (apenas da primeira divisão), Copa do Nordeste, Copa do Brasil, Taça Libertadores, Copa Sul-Americana, Recopa Sul-Americana e Mundial de Clubes da Fifa.
O HOMENAGEADO
Se Charles Miller trouxe a bola para o país e deu, com isso, o pontapé inicial para aquela que se tornou a grande paixão nacional, Artur Friedenreich foi um dos pioneiros do talento "made in Brazil". Ainda que existam controvérsias sobre o número de gols marcados pelo atacante - uma estatística aponta 1.329, apesar de outras assegurarem pouco mais de 500 -, a história, seja pelos recortes de jornais ou pelos testemunhos dos já saudosos bisavós, confirma que Fried foi um jogador extraordinário. Conquistou sete títulos paulistas (seis pelo Paulistano e um pelo São Paulo da Floresta, que deu origem ao atual São Paulo Futebol Clube), uma Copa Rocca (1914) e dois Sul-Americanos (1919 e 1922) pela seleção brasileira. Ainda no Campeonato Paulista se consagrou como artilheiro em oito edições.
OS VENCEDORES
2008 - Keirrison (Coritiba), com 41 gols
2009 - Diego Tardelli (Atlético-MG), com 39 gols
2010 - Jonas (Grêmio) e Neymar (Santos), com 42 gols cada
2011 - Leandro Damião (Internacional), com 38 gols
2012 - Neymar (Santos), com 43 gols
2013 - Hernane (Flamengo), com 36 gols
Por Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário