O ESPORTE DE ASSU E REGIÃO, OBRIGADO PELA VISITA

sexta-feira, 29 de março de 2013

'Eterno' treinador de futsal do América-RN festeja volta às quadras

Uma vida inteira dedicada ao futsal. São 55 anos de uma história de muitas glórias e conquistas, num esporte que começou a dar os primeiros passos no Rio Grande do Norte antes mesmo de existir uma federação. O futsal do estado não existiria sem a figura de Artur Ferreira de Melo Júnior, ou simplesmente Arturzinho. A sua ligação com o esporte é a mesma que o eterno “professor”, assim chamado por muitos treinadores e jogadores, tem com o América-RN, clube com o qual cultiva uma paixão desde os seus 16 anos de idade.
Arturzinho, técnico da equipe de futsal do América-RN (Foto: Jocaff Souza) 
Arturzinho é o 'eterno' treinador da equipe de futsal do
América-RN (Foto: Jocaff Souza)
Com mais de 20 títulos na carreira com treinador, entre campeonatos estaduais e metropolitanos, todos eles conquistados com a camisa alvirrubra, Arturzinho sofreu um baque muito forte em 2008, quando o clube anunciou o fim do futsal. Desde então, vivia apenas com a sombra de um passado glorioso e com um futuro incerto. Aos 70 anos de idade, Arturzinho recebeu um presente da diretoria do América neste ano. Com as recentes conquistas do futsal potiguar, como o título de campeão da primeira divisão da Taça Brasil de Futsal, o presidente do clube, Alex Padang, encerrou a lacuna que existia há cinco anos na história do futsal do América e decidiu dar nova vida ao esporte. Para isso, resgatou o “velho” professor para comandar o novo projeto: disputar a Divisão Especial da competição nacional. Durante esses últimos cinco anos, eu não conseguia dormir, só cochilava. Eu chorava junto com a minha esposa no travesseiro, sem acreditar que aquele time tinha se acabado. Agora é diferente. O presidente Alex disse que tinha uma boa notícia para mim e nós estamos aqui para fazer uma nova história e conquistar novas vitórias para o América - lembra Arturzinho.
Udenis Oliveira e Arturzinho comandam a equipe de futsal do América-RN (Foto: Jocaff Souza) 
Udenis Oliveira e Arturzinho comandam a equipe
de futsal do América-RN (Foto: Jocaff Souza)
Para tanto, o novo capítulo do futsal americano contará com os integrantes do Alecrim/Serra de São Bento, time que conquistou o acesso do Rio Grande do Norte à Divisão Especial da Taça Brasil. Ao todo, dez jogadores e o técnico do time, Udenis Oliveira, foram convidados pelo próprio Arturzinho para ingressar nesse projeto. Agora, com uma boa estrutura nas mãos, Arturzinho planeja, juntamente com Udenis, a permanência do estado na elite do futsal brasileiro. Vou trabalhar junto com Udenis, que foi meu atleta por oito anos. Ele é um treinador espetacular e foi bicampeão estadual pelo time da cidade de Serra de São Bento, foi campeão brasileiro da primeira divisão e agora nós estamos unidos através do América. Com essa equipe, que tem jogadores como Anderson, que também foi meu atleta no América, nós vamos tentar manter o estado na Divisão Especial do futsal nacional - explica o treinador.
Identidade alvirrubra
Como jogador, Arturzinho atuou por 20 anos com a camisa do América, entre os anos de 1957 a 1977, tempo considerado áureo, onde conquistou 18 títulos, entre conquistas regionais, estaduais e metropolitanas. Os principais jogos eram disputados no ginásio Palácio dos Esportes, no bairro de Petrópolis, em Natal, que foi palco de grandes jogos entre times do Rio Grande do Norte e de outros estados brasileiros. A brilhante carreira como jogador se encerrou após uma fratura na perna direita e daí surgiu a grande chance da sua vida: assumir o posto de treinador do seu clube de coração. Naquele momento, o treinador da equipe me disse que queria se aposentar e me chamou para uma conversa, explicando que eu tinha condições de assumir a vaga. No começo foi difícil, mas com o tempo e a experiência em quadra me ajudaram a trabalhar com o grupo - conta Arturzinho. Já no cargo de técnico da equipe de futsal, Arturzinho ficou à beira da quadra por mais 30 anos, período traduzido em títulos. Ao todo, foram 23 troféus estaduais e metropolitanos, até a parada em 2007, com a suspensão de todas as equipes de futsal do clube. O resgate do “eterno” professor foi feito pelo presidente do América, Alex Padang, que comunicou no início deste ano o retorno do futsal ao clube. Para Arturzinho, Padang “agiu com o coração e a paixão do torcedor falou mais alto”. Padang é um dos grandes torcedores do América. Ele vive o América, assim como eu. Para trazer essa equipe de volta, ele agiu com o coração e a paixão do torcedor falou mais alto. Agora, vamos mostrar o peso dessa camisa tão importante para o Rio Grande do Norte e para o Brasil - concluiu o treinador.
Taça Brasil
O América/Cavaleiros do Forró viaja na madrugada deste sábado para Erechim, no Rio Grande do Sul, onde disputa a Taça Brasil. O time rubro está no grupo 1, ao lado de Carlos Barbosa, atual campeão mundial, Minas, atual campeão da Divisão Especial, e Goiás. A estreia está marcada para a terça-feira, dia 2 de abril, contra o Carlos Barbosa.

Por Jocaff Souza Natal 

Nenhum comentário:

Postar um comentário