O ESPORTE DE ASSU E REGIÃO, OBRIGADO PELA VISITA

quarta-feira, 27 de junho de 2012

O grande dia

Na manhã de hoje o secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, visita Natal e as obras da Copa. O francês estará acompanhado do secretário executivo do Ministério do Esporte, Luís Fernandes e dos ex-jogadores Ronaldo e Bebeto, membros do Conselho de Administração do Comitê Organizador do Mundial (COL). As atividades começarão às 9h, na Arena das Dunas, onde Valcke analisará o desenvolvimento das obras e conversará com jornalistas sobre as suas impressões em relação à preparação da capital para o evento. A visita deverá gerar polêmica, já que o secretário durante muito tempo não poupou críticas ao país por causa do atraso nas obras, tanto em relação aos estádios quanto à rede hoteleira e aos sistemas de transportes.

Jerome Valcke conheceu ontem as obras da Arena de Pernambuco, teve até bate-bola com Bebeto e Ronaldo Nazário. Foto: Teresa Maia/DP/D.A Press
Por outro lado, a visita que fez a Recife, na manhã de ontem, parece ter acalmado o secretário, que disse estar otimista ao saber que Pernambuco estará pronto para a Copa. Ainda assim, é preciso considerar que o secretário encontrou 43% das obras pernambucanas prontas, evolução que apesar de também ser alvo de críticas constantes da imprensa e da população, representa quase o dobro do projeto natalense. Valcke ressaltou, ainda, a importância do estado estar se preparando para a Copa das Confederações. "Se você se prepara para receber as Confederações, com certeza estará pronto para receber a Copa do Mundo. São dois eventos que atraem a atenção", disse à imprensa. O município e o governo potiguar querem mostrar os avanços, mas esse certamente será um assunto delicado, principalmente no que diz respeito às obras de mobilidade. Esse foi um ponto muito frisado pelo secretário durante a visita que fez a Recife. "Vários estádios em Mundiais ficaram longe dos centros urbanos, enquanto outros ficam bem no centro como o Maracanã. É bonito, mas é difícil de estacionar. Talvez seja suficiente para o Campeonato Brasileiro, mas ainda não para uma semana de final da Copa do Mundo.", disse. E o atraso nas adequações das vias de acesso à Arena das Dunas deverá ser um dos principais alvos da avaliação de Valcke.
Obras
Em relação ao estádio, a Secopa informou que a nova fase da construção, com a instalação de pré-moldados, está adiantada em 45 dias e que a antecipação é importante para o caso de haver algum imprevisto no futuro. No último balanço feito, a Secopa informou que 25,23% das obras da Arena estavam concluídas. Além de Natal e Recife, Jérôme Valcke visitará o estádio Mané Garrincha, em Brasília, amanhã.
Fonte: Rosana Pimentel/Diário de Natal



Nenhum comentário:

Postar um comentário