O ESPORTE DE ASSU E REGIÃO, OBRIGADO PELA VISITA

sábado, 19 de maio de 2012

Nazarenão: aberto para a Série B

Clube mais prejudicado com a falta de um planejamento macro, das autoridades estaduais em torno do projeto da Copa do Mundo, o América viveu dias de verdadeira aflição antes de conseguir a confirmação de que poderia mandar os seus jogos no estádio Nazarenão. Foi preciso contar com apoio decisivo do presidente da Federação Norte-Riograndense de Futebol (FNF), José Vanildo, que, com um bom trânsito na nova diretoria da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), conseguiu fazer com que fosse tomada uma decisão política para solucionar, em parte, o problema do qual o América continua sendo vitima.
Adriano AbreuNazarenão recebeu liberação temporária e terá de ser reformado 
Nazarenão recebeu liberação temporária e terá de ser reformado
As articulações iniciaram ainda em novembro de 2011, quando o clube conquistou o acesso para Série B e, ciente da necessidade da  adequação do estádio de Goianinha para receber os jogos da Série B, os dirigentes começaram a se articular junto as pessoas ligadas ao governo do estado. O trabalho de bastidores também contava com a participação do prefeito de Goianinha, Júnior Rocha, e envolveu ainda o deputado federal Henrique Alves, que estreitou o caminho dos representes potiguares até o ministério do Esporte que, de imediato, colocou à disposição do projeto R$ 800 milhões. Exatamente a metade do total do convênio firmado com o mistério para ampliação da capacidade de público do Nazarenão. Na verdade, frente ao empenho das autoridades locais em busca de uma solução para o problema e por saber que a burocracia para liberação das verbas seria o principal entrave para o projeto, a CBF, através do seu diretor de competições Virgílio Elísio, liberou o estádio Nazarenão para ser usado apenas durante o primeiro turno da série B. Ela estabeleceu um prazo de 110 dias para que as melhorias exigidas no regulamento sejam implementadas pois, caso contrário, a diretoria do América terá de indicar uma nova praça para abrigar os jogos do clube pelo segundo turno do Brasileirão. "É um momento de avaliação. Desde a Série C que procuramos os órgãos competentes e conseguimos 110 dias para resolver o que não foi feito em 150 dias. Precisamos que os órgãos governamentais tenham a noção do que seja um clube ter que jogar em outro estado por não ter estádio. A CBF teve bom-senso de prorrogar nosso prazo para que a cidade-sede da Copa de 2014 não fosse prejudicada, mas precisamos correr com as verbas", salientou o presidente do América, Alex Padang. A decisão parcial, não foi a que o dirigente aguardava, tanto que ele chegou a brincar com a situação: "As autoridades ganharam um prazo e eu ganhei uma dor de cabeça".  Passados 10 dias da contagem regressiva estabelecida por Virgílio Elísio, foram providenciadas logo algumas melhorias no setor de cabines de imprensa, uma das maiores exigências realizadas pela CBF devido ao seu contrato com  a TV que transmite a competição. Como a decisão foi política, levando em consideração que o problema está diretamente relacionando com o projeto de Natal para receber a Copa do Mundo, o América passou a conviver também com a ameaça dos adversários. O Goiás, junto com a Federação Goiana de Futebol, ameaçou provocar o STJD e questionar a "afronta" realizada ao regulamento da competição com a liberação do Nazarenão. O vice-presidente jurídico do alvirrubro, Klebet Cavalcanti, alertou que neste caso clube e entidade não estariam comprando briga com o América, mas sim com a CBF, que iria responder pelo ato no Superior Tribunal de Justiça Desportiva.
"Poderíamos entrar na questão apenas com parte interessada. Quem quiser questionar algo terá de ser resolver com a CBF, que tem poderes para conceder esse tipo de liberação", explicou Klebet Cavalcanti.
Fonte: Tribuna do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário