O ESPORTE DE ASSU E REGIÃO, OBRIGADO PELA VISITA

domingo, 9 de março de 2014

Estado retorna ao mapa dos esportes radicais

O mês de março começa com muita adrenalina. Acontecerá no próximo sábado, 15, na Praia de Cotovelo, Parnamirim, o XTERRA Camp Rota do Sol, etapa potiguar do maior festival de esportes outdoor do planeta, o XTERRA. O evento promete reunir cerca de mil atletas, tanto potiguares como de outros estados, já que a etapa norte-rio-grandense, além de abrir  oficialmente o XTERRA Brazil Tour 2014, é pré-requisito para quem deseja competir nas  etapas que acontecerão ao longo do ano em Minas Gerais, Rio de Janeiro, Amazonas e Santa Catarina.
DivulgaçãoOs competidores vão ter que superar diversos obstáculos para alcançar o objetivo final da prova 
Os competidores vão ter que superar diversos obstáculos
para alcançar o objetivo final da prova
Entre as modalidades oferecidas – e cujas inscrições podem ser feitas até 13 de março no site xterrabrasil.com.br – estão o Triathlon Cross Country, em que o atleta nada 750m, pedala 20km e corre 5km para concluir a prova, e a Swim Challenge, travessia a nado em mar aberto  com trajeto de 1,5km. Os atletas também vão disputar o novíssimo Stand Up Paddle, que pela primeira vez integra a competição, e a Night Run, uma corrida rústica noturna que atrai atletas de todos os níveis seguindo um percurso de 7km por trilhas. Segundo David Taveira, organizador do XTERRA Camp Rota do Sol, o evento esportivo atrai  todos os tipos de competidores, desde os profissionais que buscam bons resultados para  outras etapas da competição até os amadores, que formam grupos com amigos e familiares para se divertirem em um dia de atividades ao ar livre.  “A primeira prova, que é a de Stand Up Paddle, começa às 7h. Como é a novidade deste ano vai reunir muitos atletas amadores em busca da aventura”, revela Taveira.
Stenio diz ter descoberto uma paixão
Às vezes basta participar de uma competição como o XTERRA para descobrir a paixão por determinada modalidade. Foi o que aconteceu com Stenio Bezerra, atleta profissional de Cross Triathlon que teve sua primeira experiência em esportes outdoor no XTERRA Natal, em 2012. “Um amigo fez minha inscrição no XTERRA apenas duas semanas antes da competição e eu só tive esse tempo para me preparar. Peguei dicas na internet e falei com professores de educação física que me orientaram para que eu pudesse competir”, conta, lembrando que na época praticava musculação. O fato de gostar de natação ajudou na prova Swim Challenge e o bom resultado frente a atletas veteranos fez Stenio se dedicar ao Triathlon. Nas competições seguintes, o preparo e a resistência física estavam completamente diferentes, o que foi melhorando os resultados. Em menos de um ano, Stenio perdeu peso –  passou de 87kg para os 68kg que mantém hoje – com treinamento pesado, acompanhamento médico e nutricional. Em março de 2013, contratou um técnico e passou a competir profissionalmente, o que exige uma rotina diferenciada de treinamento. “Mudei toda a minha vida por causa do esporte, inclusive meu ciclo de amigos. Acordo todo dia às 4h30 e às 5h já estou treinando. Na hora do almoço também treino; alguns chegam a durar 3h30”, diz o triatleta. E a dedicação se reflete em bons resultados. No ano passado, Stenio Bezerra participou de todas as etapas do XTERRA Brazil, conquistando o 3º lugar na categoria Elite da última edição do ano, em Santa Catarina. Também foi Campeão Brasileiro de Cross Triathlon, em competição no Espírito Santo, obtendo, ainda, o título de 2º melhor na categoria Amador. Em plena preparação para a prova de Triathlon Cross Country, do XTERRA Camp Rota do Sol, Stenio afirma que apesar de puxado, o treino é prazeroso, pois descobriu o esporte certo para seu estilo de vida. “Eu gosto muito de treinar e treino para ser campeão brasileiro. O Triathlon me apaixonou porque pratico três modalidades em uma”, afirma o triatleta.
Fonte: Tribuna do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário