O ESPORTE DE ASSU E REGIÃO, OBRIGADO PELA VISITA

quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Jogos Escolares da Juventude serão abertos nesta quinta, em Natal

Evento será realizado no ginásio Nélio Dias, às 18h, e contará com a presença de atletas olímpicos. Competição vai reunir 4.300 estudantes.

Jogos Escolares da Juventude, 12-14 anos – Credenciamento das delegações (Foto:  Wander Roberto/Inovafoto/COB)
Delegações se credenciam para Jogos Escolares
(Foto: Wander Roberto/Inovafoto/COB)
 
A abertura dos Jogos Escolares da Juventude Natal 2013, etapa para jovens de 12 a 14 anos, será realizada nesta quinta-feira, no ginásio Nélio Dias, na zona Norte da capital potiguar. A concentração das delegações está prevista para as 17h, e a solenidade tem início às 18h. O ex-jogador Carlão, campeão olímpico de vôlei em Barcelona 1992, será o mestre de cerimônia do evento. Além da tradicional apresentação das delegações dos estados participantes, a solenidade contará com a apresentação do espetáculo "Gonzagando", da Companhia da Escola de Dança do Teatro Alberto Maranhão(EDTAM). O espetáculo presta homenagem ao cantor e compositor Luiz Gonzaga. No encerramento da noite, haverá um show da banda Uskaravelho, de Natal. A cerimônia de abertura contará ainda com a presença do ministro do Esporte, Aldo Rebelo, e de atletas olímpicos como Vicente Lenílson(atletismo), Mayra Aguiar (judô), Fabíola Molina (natação), Mariany Nonaka(tênis de mesa) e Antônio Carlos Moreno(vôlei), que vão atuar como embaixadores das competições. A etapa Natal dos Jogos Escolares da Juventude vai reunir 4.300 atletas, um recorde na história da competição. O maior evento esportivo estudantil do país, que será realizado entre os dias 5 e 14 na capital potiguar, terá a disputa de 13 modalidades - atletismo, badminton, basquete, ciclismo, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, luta olímpica, natação, tênis de mesa, vôlei e xadrez. Para o coordenador do Comitê de Apoio Local, Giovani Carvalho, a realização dos Jogos Escolares da Juventude em Natal representa um marco para o esporte potiguar. Esse é um momento que Natal entra no circuito dos grandes eventos esportivos. Acredito que os Jogos vão trazer ao público natalense uma noção de como os grandes eventos, tais como as Olímpiadas e a Copa do Mundo, são organizados. As pessoas vão se surpreender com a organização do Comitê Olímpico Brasileiro na realização desse evento - disse.
Jogos Escolares da Juventude, 12-14 anos – Chegada das delegações (Foto: Wander Roberto/Inovafoto/COB) 
Jogos Escolares da Juventude movimentam Natal
até o dia 14(Foto: Wander Roberto/Inovafoto/COB)
As delegações começaram a desembarcar em Natal nesta quarta-feira. O Centro de Convenções de Natal, localizado na Via Costeira, funcionará como Centro de Convivência dos Jogos, contando com área de imprensa, de credenciamento, além de refeitório para os atletas.
Números
Nos Jogos Olímpicos Londres 2012, dos 259 atletas da delegação brasileira, 17 participaram das competições estudantis organizadas pelo Comitê Olímpico brasileiro. Entre eles as medalhistas olímpicas Sarah Menezes e Mayra Aguiar (judô); as finalistas olímpicas Rosângela Santos e Ana Cláudia Lemos (atletismo); e o semifinalista Leonardo de Deus (natação), além de atletas de basquete, futebol e handebol. Durante oito anos, as Olimpíadas Escolares revelaram dezenas de atletas para o Time Brasil, aproveitados em diversas competições internacionais como os Jogos Olímpicos Londres 2012, os Jogos Sul-americanos Medellín 2010 e os Jogos Olímpicos da Juventude Cingapura 2010. Organizada pelo COB desde 2005, a maior competição esportiva estudantil do país mudou de nome para Jogos Escolares da Juventude. Além de revelar atletas para as seleções brasileiras, a competição estimula a prática esportiva saudável entre milhões de jovens estudantes.
Por Natal 

Nenhum comentário:

Postar um comentário