O ESPORTE DE ASSU E REGIÃO, OBRIGADO PELA VISITA

sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Fase final da 43ª edição dos Jogos Escolares do RN é aberta em Natal

Foi dada a largada para a fase final da 43ª edição dos Jogos Escolares do Rio Grande Norte. A abertura do mais tradicional evento esportivo do estado foi realizada na manhã desta sexta-feira, no ginásio de esportes da UFRN, em Natal. Ao todo, cerca de 15 mil atletas devem participar desta etapa decisiva do Jogos, que acontecem em outras quatro cidades além de Natal: Parnamirim, Macaíba, Assú e Goianinha.
Ginásio da UFRN sediou abertura dos Jogos Escolares do Rio Grande do Norte 2013 (Foto: Márlio Forte/Divulgação) 
Ginásio da UFRN sediou abertura dos Jogos Escolares do RN
(Foto: Márlio Forte/Divulgação)
Com um público relativamente pequeno, a cerimônia de abertura dos Jerns tive início pouco depois das 9h. Participaram da cerimônia alunos de escolas públicas e privadas de Natal, além de delegações de escolas do interior. De acordo com Gileno Souto, responsável pela Coordenadoria de Desporto da Secretaria Estadual de Educação e Cultura (Codesp), devido ao início das competições já na tarde desta sexta-feira, alguns atletas não puderam participar da cerimônia. O dirigente também citou o medo de alguns em relação às disputas de torcidas organizadas. Muitas competições já têm início hoje (sexta-feira) à tarde. Algumas delegações do interior ainda não chegaram. Além disso, tem o fato do medo da pessoas, já que nas últimas edições temos visto um histórico de violência entre as torcidas organizadas. É normal. Esse ano, juntamente com o apoio da Polícia Militar, esperamos diminuir isso e trazer o torcedor, o aluno e seus familiares, de volta aos Jerns - disse Gileno. Ainda de acordo com o coordenador, quase todas as escolas enviaram representantes para a cerimônia, que contou com apresentações culturais, além do já tradicional desfile das delegações. A pira olímpica foi acesa pelo atleta Lipe dos Santos Jardim, do karatê do Colégio Contemporâneo, em Natal. Já o juramento dos atletas foi feito pelo atleta Lucas Maciel Bulhões, da natação do Colégio Nossa Senhora das Neves, em Natal.
Tranquilidade
Sobre a segurança, de acordo com o subcomandante do Policiamento Metropolitano, coronel Alarico Azevedo, a abertura ocorreu sem maiores transtornos. Um forte esquema de policiamento foi montado no entorno do campus da UFRN para coibir possíveis confrontos entre torcidas. A abertura transcorreu de forma tranquila. Não tivemos nenhuma ocorrência. A única apreensão foi de dois adolescentes com mochilas cheias de pedras. Eles foram apreendidos em um dos portões de acesso da UFRN, antes que conseguissem entrar no ginásio - declarou. O coronel explicou ainda que haverá um esquema especial de policiamento nas proximidades dos locais de competição. Até o fim dos Jogos, estaremos com um esquema especial de policiamento, monitorando os locais de competição. Já entramos em contato com a Secretaria de Educação e com os diretores de algumas escolas, para que assim possamos fazer também um trabalho de prevenção para evitar possíveis delitos durante as competições - explicou Azevedo.
Competições e medalhas
A partir da tarde desta sexta-feira, sete modalidades começam as suas competições. São elas: taekwondo, vôlei, vôlei de praia, basquete, futebol de areia, futebol society e a ginástica artística abrem a 43ª edição dos Jogos. Duas modalidades são novidades nesta edição: o tênis de campo, que volta a ser disputada, e a luta olímpica, que faz sua estreia.
Medalha Jerns (Foto: Arthur Barbalho) 
Medalhas serão entregues durante as competições
(Foto: Arthur Barbalho)
Em 2012, os atletas e as equipes campeãs demoraram para receber as medalhas. Um problema na licitação para a compra das medalhas impediu que os campeões fossem premiados logo após as competições. Este ano, porém, Gileno garante a premiação dos campeões assim que forem encerrados os torneios de cada modalidade. A premiação do Atleta Ouro, que é dado ao atleta de maior destaque em cada modalidade, também foi confirmada para 15 dias depois do fim dos Jerns. Este ano vamos premiar os campeões logo que eles forem saindo. O atleta merece. Já o Atleta Ouro acontece em uma cerimônia posterior, duas semanas após o fim dos Jogos - destacou. Os Jogos Escolares do RN irão até o próximo dia 22, com competições em 30 modalidades. Em todas as etapas, cerca de 45 mil atletas participaram do evento, 10 mil a mais que em 2012. As competições acontecem em todas as regiões de Natal.
Por Natal 

Nenhum comentário:

Postar um comentário