O ESPORTE DE ASSU E REGIÃO, OBRIGADO PELA VISITA

sábado, 17 de agosto de 2013

Academia de Campeões: formando futuros competidores no RN

O sucesso cada vez maior dos combates de MMA, tem sindo responsável por uma busca cada vez maior às academias de artes marciais. O crescimento se dá por parte dos jovens dispostos a entrar no octógono. Com isso, não para de crescer o número de praticante do Jiu-Jitsu, considerada o tipo de luta mais completo para quem sonha em se tornar um lutador profissional. Pensando justamente nesse público é que Felipe Bezerra, Thiago Barreto e Pablo Aragão se reuniram e trouxeram para Natal todo know-how da franquia da academia Check Mat. O centro é especializado na formação de aluno para desenvolver a carreira como lutador profissional.
Magnus NascimentoA primeira turma de alunos peparados especialmente para participar de combates já está trabalhando firme na nova unidade da academia Check Mat. Natal é o terceiro maior polo de lutadores do país 
A primeira turma de alunos peparados especialmente para participar
de combates já está trabalhando firme na nova unidade da academia
Check Mat. Natal é o terceiro maior polo de lutadores do país
Para conduzir a formação foram escolhidos justamente três professores potiguares com uma vasta experiência em combates e que interagem diretamente com os alunos, ensinando todos os segredos do jiu-jitsu brasileiro. A escolha pela capital do Rio Grande do Norte foi estratégica, uma vez que Natal é o terceiro maior polo brasileiro de lutadores de jiu-jitsu, perdendo apenas para Manaus e o Rio de Janeiro, considerado o berço do esporte no país. Campeão Mundial em Abu Dhabi na categoria Pena —  torneio considerado como um dos mais importantes do mundo e organizado por um xeique dos Emirados Árabes —, Thiago Barreto salienta que sempre era questionado sobre a falta, em Natal, de uma academia voltada a preparar novos atletas para o combate no octógono. Misturando o anseio dos alunos com o convite para abrir a franquia da Check Mat, que reúne  14 dos melhores lutadores de MMA do mundo na atualidade, entre os quais, o mexicano campeão dos pesos-pesados Caim Velasquez, surgiu a oportunidade que ele e seus sócios esperavam para plantar a novidade. “O pessoal que sabe que a gente participa de combate internacional, sempre demonstra curiosidade. Muita gente vai para academia apenas no sentido de desenvolver uma técnica de defesa pessoal, mas hoje um grupo muito grande de alunos, entra com vistas a participar de torneios e até lutar profissionalmente mesmo. Então resolvemos aderir essa ideia trazendo a Check Mat para Natal”, afirmou Thiago Barreto, que já trabalhava dentro de outro conceito na academia Brasa, também na capital potiguar. A Check Mat abriu as portas há pouco mais de trinta dias, mas já conquistou um número significativo de alunos. A academia foi fundada por três irmãos da família Vieira, brasileiros referência em treinamentos especializado para MMA e que decidiram ensinar os segredos do jiu-jitsu desenvolvido no Brasil, para os lutadores americanos. Embora tenha sido uma arte criada por monges budistas, com a finalidade de autodefesa na Índia, Thiago Galvão, um dos sócios desse novo empreendimento, explica que a família Gracie praticamente reinventou a luta, ao adaptar a mesma para combates e criar golpes muito mais contundentes para superar os adversários das demais artes.
Magnus NascimentoTécnicos Thiago Barreto e Thiago Galvão uniram a experiência 
Técnicos Thiago Barreto e Thiago Galvão uniram a experiência
“O jiu-jitsu é considerada a mãe de todas as artes. A família Gracie aperfeiçoou a luta de tal forma que teve um tempo que a modalidade era subdivida em duas: o jiu-jitsu original e aquele desenvolvido no Brasil. O nosso, por ser mais eficiente, acabou dominando o mundo”, explicou Galvão. Segundo Thiago Galvão, que também é um dos professores da arte, a modalidade é considerada a arte marcial mais completa devido a um ponto importante. “Nas demais modalidades de luta o combate geralmente acaba quando o lutador leva seu oponente ao chão. Para nós, praticantes de jiu-jitsu, o chão é apenas o início do combate, já que você tem de derrotar seu oponente por imobilização ou estrangulamento. É uma arte em que você é obrigado a finalizar o combate”, frisa. Mesmo com a meta de trabalhar a formação de novos campeões, a academia Check Mat, que tem a matriz na avenida Nascimento de Castro (antiga Brasas) e montou uma filial em Nova Parnamirim, também recebe alunos que estejam dispostos apenas em aprender as técnicas de defesa ou então manter o prepara físico. “O jiu-jitsu é uma forma de combate que exige muito a parte aeróbica do seu praticante, fazendo o atleta perder bastante peso”, avisa o professor Galvão.
Fonte: Tribuna do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário