Pedro Hyaggo "acendeu" a pira dos Jerns 2015 (Foto: Jocaff Souza/GloboEsporte.com)
A etapa final dos Jogos Escolares do Rio Grande do Norte teve a abertura nesta nesta sexta-feira, em Natal. A solenidade aconteceu no ginásio Marcelo Carvalho, em Candelária, na zona Sul da cidade. A competição terá a presença de 10 mil alunos-atletas na capital e outros 600 na cidade de Nova Cruz, local que receberá os jogos de futsal masculino e feminino. A surpresa da cerimônia foram as músicas tocadas pela banda marcial da Escola Estadual Nestor Lima, do bairro de Lagoa Nova. Ao som de "Show das Poderosas", de Anitta, e "Piradinha", de Gabirel Valim, os estudantes empolgaram o público. Outra surpresa foi uma aula demonstrativa de jiu-jitsu, arte marcial brasileira conhecida em todo o mundo e que será incluída nos Jerns em 2016. Participam da competição deste ano 450 escolas públicas e particulares de todo o estado.
Etapa final da 45ª edição dos Jogos Escolares do RN
começou nesta sexta-feira (Foto: Jocaff Souza/GloboEsporte.com)
Para
o gestor da Coordenadoria de Desporto da Secretaria Estadual de
Educação e Cultura (Codesp) do Rio Grande do Norte, Gileno Souto, a
expectativa é de que os alunos possam ganhar destaque nas 25 modalidades
em disputa e que possam representar o RN em competições nacionais e
internacionais. Haverá duas pausas nos Jerns, no dia 18 de outubro, por
conta da aplicação da provas no IFRN, e 24 e 25 de outubro, com o Enem.FOTOS: Veja imagens da abertura da 45ª edição dos Jogos Escolares do RN
Acredito que será uma competição mais extensa, porque teremos nesse período a realização de uma prova no IFRN e a aplicação do Enem, que serão dois dias sem provas. Então, os jogos devem ser realizados até o dia 30. Mas, com certeza, será uma grande festa. Nós temos alguns alunos que já despontaram como promessas para o esporte brasileiro, como um corredor da cidade de Cerro Corá, que ganhou os Jogos Escolares Mundiais na China - comentou. Destaque do atletismo, o jovem Pedro Hyaggo, tricampeão do Jerns nos 110 metros com barreira e que foi campeão dos Jogos Escolares Mundiais, na China, foi o responsável por carregar a tocha e "acender" a pira estudantil, já que por medidas de segurança, o objeto contou com uma lâmpada e teve uma ligação elétrica. Natural de Cerro Corá, que fica a 180 km de Natal, o atleta estuda na Escola Estadual Querubim da Silveira. Eu comecei no atletismo há uns sete anos, mas não dava muita atenção e passei um período só brincando. Quando conheci mais o esporte e passei a viajar para outras cidades do estado e até para fora do país, o atletismo se tornou mais sério. Foi minha segunda corrida com o fogo, já que eu fui o responsável na etapa regional, em Currais Novos. Carregar essa tocha é inexplicável, é uma sensação muito boa, de uma responsabilidade muito grande.
"Arte suave" nos Jerns
Abertura dos Jerns teve uma aula demonstrativa de jiu-jitsu
(Foto: Jocaff Souza/GloboEsporte.com)
Por Jocaff SouzaNatal
Nenhum comentário:
Postar um comentário