O ESPORTE DE ASSU E REGIÃO, OBRIGADO PELA VISITA

sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Em Natal, diretor do COL se diz 'impressionado' com Arena das Dunas

A seis meses do início da Copa do Mundo no Brasil, o diretor-executivo do Comitê Organizador Local (COL), Ricardo Trade, esteve nesta quinta-feira em Natal, onde pôde comprovar a evolução das obras da Arena das Dunas. Ele se disse impressionado com o estádio, o qual considera o mais bonito do Mundial. Ainda adiantou que o COL irá promover um jogo-teste no mês de abril, já no modelo exigido pela Fifa, e que a capital potiguar receberá uma vila de hospitalidade no período do torneio.
Ricardo Trade, CEO do COL, e José Vanildo, presidente da FNF - Copa do Mundo 2014 (Foto: Augusto Gomes) 
Ricardo Trade, CEO do COL, e José Vanildo durante entrevista
coletiva em Natal (Foto: Augusto Gomes)

Trade participou de entrevista coletiva a convite do presidente da Federação Norte-rio-grandense de Futebol (FNF), José Vanildo da Silva. O dirigente potiguar comemorou a integração do comitê com o futebol potiguar. No ano que vem, os times do estado disputam partidas do Campeonato Potiguar e da Copa do Nordeste. A partir do dia 20 de maio de 2014, o COL assume o comando da Arena das Dunas e começa a montar o palco para a realização da Copa em Natal. A partir desta data, não haverá mais jogos locais. De acordo com Trade, os seis novos estádios serão concluídos até fevereiro de 2014, com exceção do estádio do Corinthians, em São Paulo, que teve prazo até maio devido ao acidente ocorrido no fim de novembro. Com mídia e torcedores cada vez mais olhando para os novos estádios, os próximos passos do COL incluem montagem e instalação de estruturas complementares, além da promoção de encontros de planejamento operacional, nos quais serão detalhados quesitos como segurança, controle de ingressos e tráfego nos aeroportos. A Arena das Dunas tem o projeto arquitetônico mais bonito de todas as arenas do Brasil. Tenho certeza que o estádio de Natal não será um 'elefante branco', como muitos já disseram. Os jogos que serão disputados pelo Campeonato Estadual vão comprovar isso. Ela vai mostrar que pode ser sustentável e viável como legado para a cidade - disse Ricardo Trade. Segundo o cronograma do COL, as seleções têm até o final de janeiro para definir os seus centros de treinamento. No dia 7 de junho, as equipes chegam ao local escolhido. Além disso, nos dias que antecedem a abertura do Mundial, será feito um tour de experiência do torcedor nas 12 sedes, que vai esclarecer questões como retirada de ingressos, acessos ao estádio, portões de entrada e assentos numerados.
Hospitalidade
Natal está entre as cinco cidades que receberão vilas de hospitalidade. Serão locais montados pela Fifa para quem comprou o pacote de hospitalidade. Trade acredita que torcedores americanos e mexicanos deverão ser os principais usuários desse equipamento na capital potiguar. Afinal, os EUA foram o país com maior número de torcedores na Copa da África do Sul em 2010; e o México foi o responsável pelo maior número de estrangeiros na Copa das Confederações no Brasil este ano. Foi definido ainda que os 10 mil assentos temporários que darão à Arena das Dunas a capacidade de 42 mil lugares serão instalados até o dia 31 de março de 2014. O diretor-executivo do COL afirmou que esse "atraso" não preocupa. A montagem das arquibancadas móveis está dentro do esperado. Esse prazo maior será dado a São Paulo e a Salvador também. Os assentos temporários realmente têm um prazo maior - completou Trade.
CONSÓRCIO TRANQUILO
O diretor do consórcio Arena das Dunas, Charles Maia, afirmou que esses assentos extras não são contabilizados na porcentagem de conclusão da obra. Essas 10 mil arquibancadas móveis não computam nos 100% da Arena. O nosso projeto de legado para a cidade consta apenas 32 mil lugares - explica Charles Maia. Com 97% das obras concluídas, Maia conta que os 3% restantes representam apenas acabamentos, como sinalização, revestimento da cobertura, instalação de TVs, espelhos de banheiros e numeração de cadeiras.
Por Natal

Nenhum comentário:

Postar um comentário