O ESPORTE DE ASSU E REGIÃO, OBRIGADO PELA VISITA

sábado, 9 de novembro de 2013

América-RN e Ceará serão julgados no STJD por confusão de torcidas


Confronto entre torcida e PM marca América-RN x Ceará (Foto: Reprodução)
Confronto entre torcida e PM marcou
América-RN x Ceará (Foto: Reprodução)
 
O América-RN voltará a julgamento no Superior Tribunal de Justiça Desportiva na próxima terça-feira, às 18h, pela Segunda Comissão Disciplinar da entidade. O alvirrubro foi denunciado devido aos incidentes ocorridos no intervalo do jogo contra o Ceará, no Estádio Nazarenão, em Goianinha. O jogo, válido pela 32ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro, foi realizado no dia 26 de outubro. O STJD também denunciou o Vozão. O alvirrubro responderá ao artigo 213 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva, por “desordens em sua praça de desporto”, com pena de multa de R$ 100 a R$ 100 mil, como também a perda de mando de campo de uma a dez partidas, conforme parágrafo primeiro do mesmo artigo. Já o alvinegro cearense foi denunciado no mesmo artigo do América, tendo o acréscimo do segundo parágrafo, que fala em “caso a desordem, invasão ou lançamento de objeto seja feito pela torcida da entidade adversária, tanto a entidade mandante como a entidade adversária serão puníveis, mas somente quando comprovado que também contribuíram para o fato”. Apesar da denúncia, o árbitro responsável pelo jogo, o paulista Guilherme Ceretta de Lima, não relatou na súmula a confusão, na parte destinada a ocorrências e observações, em que consta "nada houve de anormal". Após o ocorrido, em entrevista ao GLOBOESPORTE.COM, o procurador-geral do STJD, Paulo Schmitt, se mostrou preocupado com os constantes casos de violência envolvendo torcedores no estádios de futebol e reforçou que os clubes sejam punidos com a realização de jogos com portões fechados. O que aconteceu (na partida entre América-RN e Ceará) foi muito grave. Por pouco não tivemos uma tragédia. Não vejo outra alternativa que não seja jogos de portões fechados. São casos recorrentes, toda semana temos algo parecido em algum lugar do país. Espero que os clubes sejam punidos de forma exemplar. Não só no caso de América-RN e Ceará, mas em todos os casos semelhantes. Perder mando de campo só prejudica o torcedor de clubes com torcida mais regionalizada. Talvez América e Ceará possam ser penalizados, mas clubes com torcida em todo o país não sofrem com esse tipo de punição. Reforço que os portões fechados são a única forma de diminuir a probabilidade desse tipo de confusão - disse o procurador. Fora do Estádio Nazarenão, quatro torcedores do América foram baleados e houve confronto entre torcedores das duas torcidas.
Relembre o caso
A confusão aconteceu no intervalo da partida, quando o trio de arbitragem ainda estava no vestiário. O tumulto foi iniciado no momento em que as torcidas de América e Ceará jogaram objetos uma na outra, no módulo de arquibancada localizado abaixo das cabines de imprensa. A Polícia Militar interveio e fez uso de armas não letais - balas de borracha - e spray de pimenta em direção da torcida do Vozão. Antes da partida, torcedores das duas torcidas se enfrentaram fora do estádio, com pauladas e pedradas.
Alvirrubro já perdeu mando de campo
O América foi punido recentemente com a perda de um mando de campo devido a um sinalizador disparado no jogo com o Paysandu, dia 14 de setembro, em Goianinha, válido pela 22ª rodada da Série B. Com isso, o clube mandará o último jogo na Série B deste ano, contra o Oeste, no Estádio dos Aflitos, em Recife, no dia 30 de novembro. No entanto, a pena deveria ser cumprida no jogo contra o América-MG, na próxima terça-feira, mas a diretoria alvirrubra conseguiu um efeito suspensivo junto ao STJD, alegando que já havia iniciado a venda de ingressos para a partida.
Por Natal 

Nenhum comentário:

Postar um comentário