O ESPORTE DE ASSU E REGIÃO, OBRIGADO PELA VISITA

sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Cobertura e 'tapete' deixam Arena das Dunas com 90% de conclusão

Cobertura deve receber sexta parte da estrutura até o final da semana. Enraizado, gramado pode ficar apto a receber futebol a partir de novembro.

A pouco mais de três meses para a entrega da obra, a Arena das Dunas alcançou a marca dos 90% de conclusão, segundo dados do consórcio responsável. O avançado estágio da construção do estádio de Natal para a Copa do Mundo de 2014 se deve à montagem e instalação da cobertura metálica, que deve receber a sexta "pétala" até o final desta semana. O gramado, que foi plantado há cerca de um mês, já está totalmente enraizado e ganha forma de "tapete".
Arena das Dunas, em Natal - 25 de setembro (Foto: Jocaff Souza) 
Arena das Dunas atinge 90% de conclusão, segundo consórcio
(Foto: Jocaff Souza)
Com diversas frentes de trabalho, 1.800 operários se revezam na Arena das Dunas, que tem prazo de entrega marcado para o dia 31 de dezembro deste ano. Na área externa, o setor de passeio está em fase de conclusão, com a construção das calçadas. Por conta da instalação da cobertura metálica, as peças estão sendo deslocadas para o lado Leste do canteiro de obras, no sentido da avenida Prudente de Morais, para que a pavimentação possa ser realizada. Na área interna, a obra está na fase de acabamento. No nível superior, o lado Oeste, onde se concentra a maior parte da obra, os camarotes já receberam as instalações hidráulicas, com a colocação da louça sanitária; as elétricas, com a fiação para internet e telefonia; e as esquadrias. Alguns camarotes apresentam decoração sugestiva, ficando à escolha do proprietário. As áreas vips também já receberam as esquadrias e aguardam apenas a conclusão dos condicionadores de ar. No nível inferior, destinado às delegações que disputarão os jogos da Copa do Mundo, os vestiários e banheiros para jogadores e comissões técnicas recebem os últimos ajustes. O forro do teto já foi colocado e os elevadores foram instalados. Para a imprensa que deverá trabalhar no Mundial, resta apenas a conclusão da rede de telefonia e internet.
Sexta "pétala"
O pontapé inicial da cobertura metálica foi dado no dia 30 de julho e, até agora, cinco peças já foram erguidas. A sexta "pétala" da estrutura deve ser colocada até esta sexta-feira. A armação já está içada e os operários ajustam as peças no solo. Para erguer as peças, guindastes de mais de 30 toneladas realizam o serviço. Nas alturas, um outro grupo de operários, os "alpinistas" trabalham a 51 metros do chão, colocando as placas de alumínio e montando o restante da estrutura.
"Tapete" está pronto
Arena das Dunas, em Natal - 25 de setembro (Foto: Jocaff Souza) 
Gramado da Arena das Dunas já parece como 'tapete'
(Foto: Jocaff Souza)
Plantado há cerca de um mês, o gramado do tipo bermuda Tifway 419, com origem genuinamente potiguar, oriundo da cidade de Touros, no litoral Norte potiguar, já fincou raízes e proporciona belas imagens aos operários da obra. O "tapete" está forte e, segundo os agrônomos da Arena das Dunas, o gramado não tem qualquer interferência de compostos químicos e está crescendo apenas com "sol e água". A previsão é de que até o mês de novembro, o plantio esteja concluído e esteja apto para a prática esportiva.
Por Natal 

Nenhum comentário:

Postar um comentário