O ESPORTE DE ASSU E REGIÃO, OBRIGADO PELA VISITA

domingo, 5 de maio de 2013

Domingo de decisão e despedidas


Em 2010, por causa da demolição do estádio Machadão, para a construção da Arena das Dunas, visando a Copa do Mundo de 2014, o América teve que mudar de casa, em dia de jogos. O local escolhido foi o Nazarenão, recém inaugurada praça esportiva em Goianinha. Ainda inacabado, o estádio serviu de palco para o Alvirrubro disputar a série C do Brasileiro daquele ano. Ali recomeçava a reconstrução do clube, que havia sido rebaixado em 2009 e não conquistava um título estadual de 2003. Na sua primeira temporada fora de Natal, veio o acesso para a série B. Em 2012, o fim do jejum de títulos estaduais, derrotando seu maior rival, o ABC, na grande final.
Adriano AbreuFoi no Nazarenão que o América comemorou suas últimas conquistas: acesso para a série B em 2010, título estadual em 2012. Agora, clube se muda para o Barretão 
Foi no Nazarenão que o América comemorou suas últimas conquistas:
acesso para a série B em 2010, título estadual em 2012.
Agora, clube se muda para o Barretão
Hoje, às 17h, o América entra no gramado do Nazarenão pela última vez, já que a partir de quinta-feira, se muda para o Barretão, em Ceará-Mirim, onde vai mandar o restante dos seus jogos nessa temporada. E a partida não poderia ser menos importante. Mais uma vez, o time comandado por Roberto Fernandes vai começar a decidir um título, dessa vez do segundo turno do estadual. Se vencer, conquista, de forma direta, o título potiguar, já que foi campeão do primeiro turno. O adversário é o Potiguar de Mossoró, que acabou a fase de classificação na primeira colocação geral e, por isso, decide o título, no próximo domingo, no Nogueirão.
Emanuel AmaralRoberto Fernandes sabe da importância de um bom resultado
Roberto Fernandes sabe da importância de um bom resultado
Essa vai ser a quarta decisão seguida de turno, dos comandados de Roberto Fernandes, que comemora aniversário hoje.  Invicto no comando do América há 17 jogos, contando o Estadual e a Copa do Brasil, o comandante alvirrubro sabe da importância de conquistar um bom resultado nessa primeira partida da decisão, já que o jogo final vai ser em Mossoró. “Chegamos com essa invencibilidade na fase final e, agora, não podemos perder. Se trata de final. Vamos decidir na casa do adversário e, por isso, é importante fazermos um bom primeiro jogo, pra tentar levar uma vantagem pra Mossoró”, afirmou Fernandes, para logo em seguida, elogiar a equipe do Potiguar. “Vamos enfrentar uma equipe que chegou à final de forma qualificada. É um bom time, bem treinado, muito bem organizado. O que vai fazer a diferença é o foco, é concentração, é a preparação, é saber que, realmente, serão dois jogos decisivos” disse. Para o jogo de hoje, o técnico Roberto Fernandes não vai poder contar com o volante Daniel, suspenso, assim como o atacante Tiago Adan, autor do gol que classificou o América para a final, que recebeu o terceiro cartão amarelo. O meio campo Netinho, vetado pelo departamento médico, só deve ter condições de jogo, para o segundo duelo da final. De acordo com o lateral direito Norberto, o pensamento do elenco americano é vencer o segundo turno e ser campeão direto, evitando mais dois jogos na final. “O mais importante, pra gente, agora, é conseguir logo ser campeão. E a gente vai jogar pra isso. Conquistar as vitórias pra não precisar disputar a final do campeonato. Se eles ganharem, ainda teremos mais dois jogos, mas, pra gente,basta ganhar esses”, destaca Norberto.
Potiguar mostra crescimento
Atravessando um grande momento dentro do Estadual, o Potiguar conseguiu chegar a sua sétima final de turno desde 2004, quando foi campeão da disputa potiguar.  A primeira final foi em 2004, justamente contra o América. As duas equipes decidiram o título do campeonato estadual, e a equipe mossoroense conquistou o título, vencendo a primeira por 4 a 0, no segundo confronto o América venceu por 1 a 0. O Potiguar chegou em mais uma final na temporada de 2004, foi na COPA RN, competição que era realizada no segundo semestre, a decisão foi contra o rival, que acabou ficando com o título.Se por um lado o América é a representação maior da estabilidade no futebol potiguar, de outro o Potiguar é a cara da instabilidade em suas atuações. Hoje, às 17h, no estádio Nazarenão, em Goianinha, essas duas características serão testadas na primeira partida da final do Segundo Turno do Campeonato Estadual. O alvirrubro de Natal chega para a decisão com uma invencibilidade de 17 partidas. Sofreu apenas uma derrota diante do Corintians de Caicó. “Essa invencibiliade não é para qualquer um. E olha que não é composta só por empates, são muitas vitórias”, comentou o técnico do América, Roberto Fernandes.
Júnior SantosO jovem Kattê, no Potiguar, brilha, mas também cai de produçãoO jovem Kattê, no Potiguar, brilha, mas também cai de produção

Por outro lado, a instabilidade de atuação do Potiguar nos últimos jogos vem preocupando a comissão técnica. O time vem começando mal e só “acorda” no segundo tempo, após a bronca do técnico Celso Teixeira no intervalo. “Vou conversar com o Edinho (Cardoso, auxiliar) e com o Alan (Frederico, preparador físico) para saber o que está acontecendo. Estamos indo para o intervalo com cinco ou seis jogadores com atuação abaixo da média e não podemos fazer a troca. Se fosse só um, daria. Isso tem atrapalhado o rendimento da equipe”, observou Celso Teixeira. A inconstância foi verificada nas partidas contra Assu e Santa Cruz em que o time venceu na segunda etapa, após atuação irreconhecível no primeiro tempo. “Vamos conversar, vamos tentar corrigir. Chegamos em uma final e não podemos continuar assim”, disse Celso. Apesar de conseguirem levar o time à decisão do segundo turno, os jogadores admitiram que estão devendo. “Acho que está faltando uma atenção maior no começo. Precisamos entrar mais ligados”, revelou o lateral direito Chiquinho. Para o atacante Ítalo, a instabilidade de atuação se deve a ansiedade. “Talvez, a ansiedade esteja atrapalhando. Precisamos contê-la”, percebeu. O primeiro jogo da final contra o América será disputado hoje em Goianinha, e o segundo em Mossoró, no dia 12. Por ter feito melhor campanha na fase anterior, o Potiguar atuará por dois resultados iguais. Depois da vitória de quarta-feira sobre o Santa Cruz por 2x1, selando a classificação à final, a equipe se reapresentou ontem à tarde no Nogueirão. Os atletas tiveram uma conversa com Celso Teixeira sobre os erros e depois foram liberados. Apenas os jogadores que não participaram da partida deram voltas ao redor do campo. Suspenso, o meia Vaninho segue de fora. O seu substituto na última partida, Paulinho, entrou bem e marcou os dois gols da vitória sobre o Santa Cruz. Ele foi mais procurado ontem para dar entrevista à imprensa. “Estou feliz por ter colaborado de forma decisiva, mas o mérito não é só meu; é de todos. Aqui é um grupo”, comentou Paulinho, que chegou ao Potiguar através de Celso Teixeira. O Potiguar fez o último treino na sexta-feira à tarde, no estádio Nogueirão. Com desconforto muscular, o ala-esquerda Cleyton ficou de fora, mas deverá atuar. Depois da atividade, a diretoria se reuniu com os jogadores no centro do campo para definir a premiação, em caso de conquista do returno. A provável formação será com Santos, Genilson, Ivson e Anselmo; Chiquinho, Lima, Daniel, Paulinho e Cleyton; Kattê e Ítalo.
Júnior SantosO técnico Celso Teixeira mudou o Potiguar nesse segundo turno 
O técnico Celso Teixeira mudou o Potiguar nesse segundo turno
Em 2005, novamente o time alvirrubro chegou à uma final da Copa RN, o adversário foi o ABC. O time da capital ficou com o título por ter marcado gols no confronto no Nogueirão, na primeira partida o ABC venceu por 1 a 0, o Potiguar venceu o segundo jogo por 3 a 2, no Nogueirão. Em 2006 o Potiguar foi mais uma vez finalista, perdendo a chance de ser bicampeão estadual, sendo derrotado pelo seu maior rival, o Baraúnas. A última vez que o Potiguar decidiu um título foi em 2008. O time mossoroense venceu o segundo turno, e derrotando o América no Machadão por 3x0 e perdendo no Nogueirão por 3x2. Na final do Estadual, acabou sendo derrotado pelo ABC, depois de dois empates, que beneficiaram a equipe alvinegra.
Ficha técnica
América: Dida; Norberto, Índio, Edson Rocha e Renatinho Potiguar; Ricardo Baiano, Felipe Macena, Fabinho e Cascata; Índio Oliveira e Itamar.Técnico: Roberto Fernandes
Potiguar: Santos; Chiquinho, Genilson, Anselmo e Cleiton Recife; Ivson, Lima, Daniel e Paulinho; Kattê e Ítalo Técnico: Celso Teixeira
Técnico: Celso Teixeira

Nenhum comentário:

Postar um comentário