O ESPORTE DE ASSU E REGIÃO, OBRIGADO PELA VISITA

domingo, 11 de janeiro de 2015

Gramado da Arena das Dunas passa por primeira "reforma" pós-Copa

Principal palco do futebol potiguar, a Arena das Dunas passa por algumas readequações para receber o estadual 2015. Desde o final do ano passado, o gramado recebe um tratamento especial para atender a grande demanda de jogos e de outros eventos, como apresentações musicais. Em 2014, foram realizados 50 partidas oficiais no estádio, com jogos do Campeonato Potiguar, Copa do Nordeste, Copa do Brasil, Campeonato Brasileiro e, o mais importante, a Copa do Mundo. O gramado é cultivado em terras potiguares e tem origem na cidade de Touros, situada no litoral Norte do estado. As mudas, do tipo Tifway Bermuda Grass 419, são cultivadas especialmente para a prática esportiva, devido a alta qualidade genética.
Arena das Dunas - gramado - reforma (Foto: Juliana Corbari) 
Gramado da Arena das Dunas recebe tratamento
antes da estreia na temporada 2015 (Foto: Juliana Corbari)
O responsável em deixar o campo do estádio em perfeito estado é o coordenador de gramado da Arena das Dunas, Glayson Guia de Almeida, que toma conta de uma equipe que realiza trabalhos de corte, adubação e irrigação em períodos controlados para utilizar a principal fonte de energia, a solar, que proporciona uma melhor qualidade no gramado. Glayson conta que a alta demanda de jogos e a utilização de alguma partes do campo, como a área onde ficam os goleiros, além de alguns eventos, não danificou o campo. O gramado suportou perfeitamente toda a temporada 2014 de forma plena, onde foram mantidos o nivelamento do terreno sem a permanência de buracos, cristas e ondulações; a cobertura de massa verde, onde o gramado não apresentou falhas no campo de jogo com áreas sem a cobertura de grama, comumente notada na pequena área - disse. Em outros estádios do Rio Grande do Norte, os campos apresentam variações de tipos de grama. Outro problema são problemas em relação à pragas, que eliminam as mudas e deixam o terreno somente na areia. No caso da Arena das Dunas, o campo não necessitou de qualquer reparo emergencial, já que a manutenção é feita diariamente. Algumas técnicas de jardinagem foram utilizadas para alongar a vida útil dos gramado. Ocorreram práticas rotineiras de manutenção, onde após inspeção de pontos de substituição, por detrimento de buracos causados por tração das chuteiras e os “carrinhos”, que normalmente quando executados com muito “vigor” por parte do atleta, removem a camada verde do gramado.
"Reforma" no campo
Com a estreia do Campeonato Potiguar adiada para o dia 1º de fevereiro, os trabalhadores tiveram um tempo a mais para intensificar o tratamento preventivo no gramado da Arena das Dunas. A grama foi totalmente cortada, verticalmente, para que fosse executado o serviço de nivelamento do terreno, conhecido como "Top Dressing". Em seguida, o campo recebeu um processo de fertilização, com o incremento de adubo natural, acompanhado de vistorias sanitárias para a prevenção de pragas e outras doenças. Outro processo para manter o terreno o menos "duro" possível, é a perfuração de alguns pontos do solo, que ajuda na compactação do terreno e melhora as condições de fertilidade do local. Está sendo realizado um processo conhecido como “reforma”, onde são realizadas práticas e serviços que estimulam a renovação da camada superior do gramado (basicamente folhas e estolões) e manutenção de todo o nivelamento do terreno, onde são corrigidos, de forma detalhada, todos os desníveis que são praticamente imperceptíveis, mas se não tratados, a longo prazo, interferem na qualidade do gramado. Fazemos também a manutenção da compactação do terreno, prevenindo que o terreno não esteja “duro”, de forma a não haver impactos nas articulações dos atletas quando da impulsão e amortecimento após o salto. Além deste, a manutenção da fertilidade do solo e reserva nutricional e fitossanitária do gramado, de forma a permitir que o gramado possua poder de regeneração e esteja livre de doenças e pragas - declarou Glayson. O primeiro jogo oficial em 2015 na Arena das Dunas será no dia 1º de fevereiro, pelo Campeonato Potiguar. A partida será entre América-RN e Potiguar de Mossoró, às 17h.
Por Natal

Nenhum comentário:

Postar um comentário