O ESPORTE DE ASSU E REGIÃO, OBRIGADO PELA VISITA

quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Ferdinando Teixeira: triste do homem que não sonha

Depois de conseguir escapar do rebaixamento na série B dessa temporada, o ABC já planeja 2014 e vem montando o time sem alarde. Nessa entrevista exclusiva para a TRIBUNA DO NORTE, o diretor executivo de futebol do clube, Ferdinando Teixeira, revelou os bastidores da campanha de 2013, o que a direção pretende para o próximo ano e como a diretoria abecedista já projeta o centenário do clube, que acontece em 2015.
Alex RégisDirigente alvinegro revelou bastidores da Série B e falou sobre o planejamento para o próximo ano
Dirigente alvinegro revelou bastidores da Série B e falou
sobre o planejamento para o próximo ano
Como você avalia a temporada 2013 do ABC?
Tivemos dificuldades no começo porque não tínhamos dinheiro para fazer o time forte que queríamos. Perder o campeonato balançou muito o clube. Quando perdemos o estadual, deveríamos ter mudado tudo, mas, sem dinheiro, ficou difícil. Quando Roberto Fernandes chegou, em uma das suas primeiras partidas, acabou sendo derrotado pelo Icasa/CE. Após o jogo, conversei com ele e disse que, se ele quisesse, podia trocar tudo, sem ter pena de ninguém, senão a gente ia cair. Ele tinha o mesmo pensamento e foi o que fizemos. Naquele momento, não podíamos pensar no grupo e sim na instituição ABC.
Em que ponto a situação começou a ficar favorável para o ABC?
Conseguimos mudar o time, porque naquela momento, conseguimos o acordo com a Arena e entrou dinheiro. E foi o que fizemos, torramos o dinheiro do acordo, para não perder R$ 5 milhões no próximo ano.
Foi difícil achar os jogadores certos para esse recomeço?
Começamos a procurar jogador. Primeiro na Série A, fomos atrás de quem estava brigados com seus times. Encontramos Giovanni Augusto encostado no Náutico. Depois, convencemos Gilmar, que estava na Bahia, a vir de imediado para o ABC. Depois, vasculhamos a série B e encontramos Somália sem espaço no Joinville/SC. Por último, assistimos jogos da série C e achamos o Júnior Timbó no Águia de Marabá/PA. Quem está fora, pensa que é fácil, mas não é. Tivemos que usar tudo para livrar o ABC do rebaixamento.
Você se arrepende de alguma coisa em 2013?
A visão que eu tinha, era que deveríamos trocar. Mas a direção não tinha dinheiro. No primeiro milhão que entrou, decidimos ´rasgar´, senão, não ia ter jeito de ajudar o time dentro de campo. Ninguém acreditava que a gente ia escapar. Mas, eu sempre disse que tínhamos chance e acreditava no potencial do grupo. Quando vencemos aqueles seis jogos seguidos, a situação inverteu e não voltamos mais para a zona de rebaixamento. Futebol, hoje em dia, está muito inflacionado, caro. Não é mais com 10, 15 mil reais, que você impressiona esse tipo de jogador. Esse tempo já passou.
Como está o planejamento para a próxima temporada?
A direção, junto com Roberto Fernandes, vem procurando jogadores diariamente. Renovamos com Daniel Paulista, Gilmar e Somália. Acredito que dá para ficar com Rodrigo Silva, mesmo sendo caro. Queremos manter, no mínimo, seis titulares da série B, para esse primeiro momento. Com isso, já temos uma base. Vamos trazer jogadores de um nível bom, barato, para fechar. Vamos trazer seis a oito jogadores das categorias de base. O nosso grupo vai ser muito reduzido.
O ABC deve?
Ninguém nunca negou que está devendo. Tem jogadores que ainda não receberam. Mas, ninguém nunca disse que não ia pagar. Vamos honrar com nossos compromissos e para isso, estamos negociando com os atletas. Como puder, mas, vamos pagar.
Sem Copa do Nordeste, o ABC tem apenas o Estadual para se preparar para a série B. Como montar o time?
“Quando chegar na decisão do turno ou na mudando de um turno para o outro, queremos trazer jogadores de peso, para montar o time já pensando na série B. Queremos a equipe entrosada para iniciar a competição forte e ficar entre os oito primeiros. Conseguindo isso, vamos brigar pelo acesso.
A torcida olha 2014 pensando em 2015, ano do centenário do ABC. A direção também pensa assim?
Com todo o planejamento, vamos brigar para conseguir a vaga na Copa do Brasil e Nordeste em 2015, que é o ano do centenário do ABC. Estamos planejando a próxima temporada, já de olho em 2015. Quem não sonha, não alcança seus objetivos. Triste do homem que não sonha. As dificuldades estão ai para serem suplantadas. Usamos uma expressão no futebol ´vamos para dentro deles´. E é isso que vamos fazer na próxima temporada.
Fonte: Tribuna do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário