O ESPORTE DE ASSU E REGIÃO, OBRIGADO PELA VISITA

domingo, 30 de dezembro de 2012

FNFS comemora a temporada

Os títulos da Taça Brasil conquistados pelas equipes de Carnaubais (Feminino) e Alecrim/Serra de São Bento transformaram 2012 na melhor temporada da história do futsal potiguar, segundo Clóvis Gomes, presidente da Federação Norte-rio-grandense de Futsal. "Tenho mais de 35 anos no futsal do Rio Grande do Norte e nunca vi o Estado conquistar duas competições nacionais. E na mesma temporada. Foi um ano espetacular", comemora o dirigente.
DivulgaçãoA equipe feminina de Carnaubais conquistou o título da Taça Brasil de futsal na atual temporada 
A equipe feminina de Carnaubais conquistou o título
da Taça Brasil de futsal na atual temporada
Enriqueceu ainda mais a temporada 2012 o investimento da Confederação Brasileira de Futsal, através dos Correios (patrocinador oficial da CBFS), nos campeonatos estaduais das categorias de base (Sub13, Sub15 e Sub17), com o objetivo de descobrir novos talentos para o futebol da bola pesada, além de popularizar ainda mais o esporte no país heptacampeão mundial. "Foi muito importante esse apoio da CBFS, que deve ser mantido ano que vem", adiantou Clóvis. O presidente da FNFS faz questão de ressaltar que a Federação de Futsal é a única do Estado que promove competições em todas as categorias de base: as patrocinadas pela CBFS, além da Sub9 e Sub11, que tem a promoção da própria FNFS. "Promovemos competições durante todo o ano e em todas as categorias, no feminino e masculino. Somos a única federação esportiva do Estado que consegue essa proeza. É difícil, mas é prazeroso", declarou. São tantas as competições que o calendário 2012 acabou estourando. Antes de divulgar o calendário de 2013, a FNFS se ver obrigada a promover a decisão estadual (Circuito Correios) da categoria Sub17 entre Expansivo (campeão da etapa da capital) e Lagoa D'Anta (vencedor da etapa do interior - Bom Jesus), além dos estaduais Sub20 e Adulto Feminino. "Esperamos realizar essas competições até fevereiro", informou Charles Eliont, secretário da FNFS. A expectativa da Federação é para que 2013 seja bem melhor do que 2012. O calendário, no entanto, só deve ser divulgado no final de março. "Só podemos planejar o nosso calendário depois da Assembleia da Confederação Brasileira, que acontece no início de março", revelou Clóvis, que aposta num Campeonato Potiguar Adulto forte ano que vem com o retorno do América, do folclórico técnico Artur Ferreira (Artuzinho). "Com o retorno do América, representando a capital, o interior deve investir ainda mais. Por isso, a expectativa é a melhor possível. Deveremos ter competições fortes e de alto nível em 2013", projeta Clóvis. Além do Estadual Adulto, masculino e feminino, o calendário de 2013 será preenchido com as competições da base, do Sub11 ao Sub20. O grande evento do primeiro semestre, em princípio, é a segunda edição da Copa Intertv Cabugi, que substituiu a Copa RN. No ano que vem, o RN entra para a elite do futsal nacional em cinco categorias. Na Taça Brasil de Clubes Adulto, masculino e feminino, graças aos títulos da 1ª Divisão (Série B) conquistados por Alecrim/Serra de São Bento e Carnaubais, respectivamente, e na Taça Brasil de Clubes Sub17 Feminino, pelo vice-campeonato conquistado pelo time de Macau este ano, além do Sub15 Masculino. A Taça Brasil de Seleções Sub15 Feminino também contará com o RN na Divisão Especial (Séria A da CBFS). Conforme as regras da CBFS, o título nacional não garante ao clube vencedor a vaga no ano seguinte. A vaga é da FNFS. Por isso, mesmo campeão da Taça Brasil de Clubes Sub15 Masculino da 1ª Divisão em 2011 o América do professor Roberto Pereira não disputará a Divisão Especial em 2013.
Bate-papo - Clóvis Gomes - presidente da FNFs
O ano vai entrar para a história?
Sem dúvida. Foi o melhor ano da história do futsal potiguar. Estou há 35 anos no futsal do Estado e nunca tinha visto um time do Rio Grande do Norte campeão brasileiro. Alecrim/Serra de São Bento e Carnaubais estão de parabéns. E foram conquistas especiais porque tivemos a sorte de jogarmos em casa, já que as duas competições foram realizadas em Assu.
Será que em 2013 poderemos continuar assim?
É difícil porque o investimento das equipes no Sul e Sudeste do país é muito alto. Mas, temos gente competente e com garra para ir buscar mais um título inédito para nosso Estado. A FNFS vai procurar dar todo o apoio às equipes que vão representar o Rio Grande do Norte nestas competições da "elite" nacional com o objetivo, pelo menos, de se manter lá, no topo.
O que representa a volta do América?
Contar com grandes equipes como América e ABC é sempre bom. É uma motivação a mais. Os retornos do América e de Artuzinho estão sendo muito aguardadas por todos nós. Vai dar um brilho especial à próxima temporada. Espero que a diretoria do clube cumpra o que prometeu a Artuzinho este ano: de voltar com o futsal do América a partir do ano que vem.
Fonte: Tribuna do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário