O técnico cearense Bira Lopes, de 42 anos, foi apresentado nesta sexta-feira, 13, pelo Potiguar. Ele afirmou estar ciente das dificuldades financeiras por que passa o clube em face da crise, mas entende que uma preparação bem-feita, somada com a contratação de bons atletas, poderá ser determinante para sobrepor os obstáculos no Campeonato Estadual. “A pré-temporada é importante. Se a gente começar cedo e fizer um trabalho bem-feito, entraremos no campeonato em uma boa condição”, disse o treinador. “Essa crise não só afeta o Potiguar, como todos os clubes. O diferencial pode ser o trabalho, o conhecimento.” Bira sabe também que chega sob desconfiança, mas isso não lhe incomoda. Ele espera superar isso com muito trabalho. “Sei que muitos queriam um técnico bem mais experiente, com vários títulos, mas isso não me incomoda. Vou tentar vencer a desconfiança com muito trabalho e apresentando resultados”, comentou. “Sou um técnico emergente no mercado, mas preparado para encarar os desafios.” O novo técnico do Potiguar disse ainda que costuma montar o esquema de jogo de acordo com cada adversário e situação, e para isso busca estudar e fazer análise criteriosa. “Futebol é jogo e, como jogo, há as estratégias. Tenho as minhas e vou utilizá-las de acordo com a situação de momento”, ressaltou. A partir do próximo ano, o clube que se classificará para o Campeonato Brasileiro da Série D também estará automaticamente na competição nacional de 2017, conforme determinou a Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Antes, o acesso se dava ano a ano.
Bira afirmou que gostou dessa mudança.
“Gostei, porque é bem mais interessante para nós treinadores trabalhar um calendário de pelo menos dois anos (de jogos). Dá tempo e chance para buscarmos o acesso. Por exemplo, se no primeiro ano der errado, teremos a chance de rever as coisas e planejar melhor para o ano seguinte”, argumentou. No Rio Grande do Norte, a classificação para a Série C se dá pelo critério técnico do Estadual. Significa dizer que quem pretende seguir o ano competindo, precisa fazer uma boa campanha na competição caseira, e com isso Bira está esperançoso. “Vim para cá porque eu sei que o Potiguar, por sua tradição e torcida de massa, vai me dar a condição de lutar por coisas boas.”
Reforços
A diretoria do Potiguar vem mantendo contato com vários jogadores, mas evita a divulgação dos nomes, o que ocorrerá quando o atleta assinar o contrato, estiver oficialmente contratado. No entanto, a reportagem do De Fato descobriu que alguns atletas estão acertados verbalmente, é o caso dos atacantes Radames e João Manoel. O volante Diego Felipe é o primeiro que teve o vinculo assinado e deve ser anunciado pelo clube nas próximas horas. O atacante Leozinho, do futebol cearense, e que tem apenas 19 anos, está também conversado com os alvirrubros para se transferir para o futebol mossoroense. Inclusive, o seu nome foi citado pelo técnico Bira Lopes durante a apresentação do treinador na sexta-feira, 13. O Potiguar não definiu a data da apresentação e nem a programação de treinos da pré-temporada. A intenção é de iniciar os trabalhos na primeira quinzena de dezembro.
RADAMES E JOÃO
Entre o Potiguar e o atacante Radames, está tudo ok. O atleta de 24 anos foi campeão estadual pelo alvirrubro em 2013, sendo uma das peças importantes na campanha vitoriosa. Voltou este ano ao clube no início da temporada, mas uma contusão no joelho, precisando intervenção cirúrgica, impediu sua atuação. Agora, recuperado clínico e fisicamente, Radames pode fazer em 2016 com a camisa alvirrubra o que não conseguiu este ano. João Manoel, também 24 anos, e atualmente defende o Gonçalense, clube de acesso do futebol carioca. O atleta já acertou as bases salariais, faltando apenas a liberação do contrato por parte do time carioca, o que não seria problema. Até o momento, em 24 jogos pelo Gonçalense, João marcou 9 gols. Esses confrontos foram válidos pelo Estadual e Copa Rio. O seu time inclusive está na semifinal da Copa Rio.
DIEGO FELIPE
Quanto ao volante Diego Felipe, o atleta defendeu o Santa Rita no Campeonato Alagoano deste ano. Foi indicado por Bira Lopes.
Texto e Imagem: Marcos Santos/Da Redação/J.Fato
Nenhum comentário:
Postar um comentário