O ESPORTE DE ASSU E REGIÃO, OBRIGADO PELA VISITA

segunda-feira, 14 de julho de 2014

ABC: Rogerinho, Somália e DM9 não enfrentam Luverdense

O técnico abecedista, Zé Teodoro terá alguns desfalques importantes para a partida diante da Luverdense amanhã (15), no Mato Grosso. o volante Somália e o meia Rogerinho estão recuperando o condicionamento junto ao departamento físico do clube. O atacante Dênis Marques, que vinha treinando como titular ao lado de Rodrigo Silva, sentiu uma lesão no tornozelo durante o treino de sexta-feira e foi vetado pelo departamento médico. Além de todos eles, o comandante alvinegro não poderá contar com o volante Renan Silva e o meia Moisés, que também estão no DM.
Magnus NascimentoArtilheiro do ABC na Série B, Dênis Marques sentiu no treino da sexta-feira e não encara  Luverdense 
Artilheiro do ABC na Série B, Dênis Marques sentiu no treino
da sexta-feira e não encara Luverdense
As novidades na lista de Zé Teodoro são as presenças do meia Júnior Timbó, que voltou a ser relacionado após oito meses se recuperando de uma lesão no joelho; do volante Fábio Bahia e do atacante Rodrigo Silva. Os dois últimos chegaram ao alvinegro durante a pausa para a Copa do Mundo e estão pela primeira vez entre os relacionados. O atacante João Paulo nem viajou. Como a janela para transferências internacionais só abriu nesta segunda-feira (14), o nome do jogador ainda não foi publicado no BID (Boletim Informativo Diário) da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
Fonte: Tribuna do Norte

Confiante, técnico do América-RN quer vitória de presente nesta terça


Oliveira Canindé, técnico do América-RN (Foto: Jocaff Souza)Oliveira Canindé está confiante na vitória do América-RN (Foto: Jocaff Souza)

No dia em que completa 99 anos de fundação, o América-RN realizou o último treino antes da partida contra o Bragantino, nesta terça-feira, válida pela 11ª rodada da Série B. Para o técnico Oliveira Canindé, o melhor presente de aniversário seria a vitória sobre o time paulista diante da torcida potiguar na reestreia da Segundona. Para isso, é preciso se impor dentro de casa. Essa é a vontade de todos nós. Estamos trabalhando, querendo muito, e a confiança é muito grande. Claro que sabemos que o Bragantino é um adversário respeitável, mas dentro de casa nós precisamos mandar, senão a visita chega e toma conta - disse. Para buscar os três pontos no primeiro jogo na Arena das Dunas após a Copa do Mundo, o treinador deve manter o time que vinha jogando antes da parada para o Mundial e também nos amistosos que disputou nas últimas semanas. Esperamos simplesmente recuperar o pessoal que estava no DM e voltarmos com esse mesmo pessoal com a carga toda, mais descansados, mais preparados e com condição de representarmos bem as cores do América - completou. O América-RN recebe o Bragantino nesta terça-feira, às 21h50, na Arena das Dunas, em Natal. O Alvirrubro vai a campo com Fernando Henrique, Marcelinho, Cleber, Roberto Dias e Paulo Henrique; Márcio Passos, Jean Cleber, Fabinho e Arthur Maia; Rodrigo Pimpão e Isac.

Por Natal

Lista dos melhores da Copa tem dois brasileiros; Messi está fora

A Alemanha acabou a noite de domingo (14) no Maracanã erguendo o troféu dourado da Copa do Mundo da Fifa como a nova campeã da competição. Além da vitória em campo, a seleção também dominou a lista dos melhores do mundial apontados pelo índice de estatísticas oficial da Copa. dois brasileiros estão na lista dos melhores. Usado também nas edições de 2009 e 2013 da Copa das Confederações e no Mundial de 2010, o índice leva em consideração itens como passes, desarmes e movimentação dos atletas em campo, avaliando ainda  se esses números influenciaram positivamente ou negativamente nas jogadas de gols da equipe na partida. Com os números, os analistas dão notas de 0 a 10 para cada jogador, e as melhores médias por posição resultam na seleção. Toni Kroos foi o jogador com melhor índice entre os que atuaram no mundial. Ele foi um dos destaques da Alemanha, seleção que teve o o maior número de passes certos no Brasil 2014 (4.157 ao todo), 537 saindo dos pés do meia e 562 de Philipp Lahm.
Getty Images/FifaToni Kroos foi o melhor nas estatísticas da Copa do Mundo 
Toni Kroos foi o melhor nas estatísticas da Copa do Mundo
O meia de 24 anos pode até ter se destacado mais em outros encontros - a vitória na estreia sobre Portugal e a goleada arrasadora sobre o Brasil nas semifinais são bons exemplos -, mas sua típica perfeição na execução de uma jogada ensaiada criou a melhor chance da Alemanha no tempo normal da decisão, quando Benedikt Höwedes concluiu a cobrança de escanteio de Kroos cabeceando a bola na trave pouco antes do intervalo. Ao todo, ele acertou 94 dos 114 passes que deu na final, cifra só superada por Bastian Schweinsteiger e Lahm, e correu 14,3 quilômetros em campo. Mais uma vez, somente dois atletas (o ótimo Schweinsteiger e Thomas Müller) registraram uma marca superior. Kroos é um dos três alemães entre os dez melhores da lista final do Índice Castrol - Mats Hummels é o quarto e Müller, o quinto. Este último deve sua colocação aos cinco gols que fez e sua excepcional atuação diante de Portugal, enquanto Hummels marcou duas vezes e foi o pilar da defesa alemã, que sofreu apenas quatro gols em sete compromissos.
A Holanda é a outra seleção com três jogadores entre os dez primeiros colocados, após o triunfo por 3 a 0 sobre o Brasil no sábado, que garantiu o terceiro lugar aos europeus. Não surpreende ver Arjen Robben, um dos atacantes que levou perigo com mais regularidade nesta Copa do Mundo, em segundo lugar. Os jogos em que Robben mais pontuou podem até ter sido os primeiros da competição - quando ele balançou a rede contra a Espanha e a Austrália -, mas ninguém investiu contra as zagas adversárias com tanto resultado quanto o ala do Bayern de Munique. As estatísticas da Castrol demonstram que o holandês fez 19 jogadas individuais que terminaram na área do oponente (dez a mais que Müller, o segundo colocado neste critério). Só Lionel Messi fez mais lançamentos para dentro da área (26) do que Robben (19), e apenas Messi e Alexis Sánchez sofreram mais entradas. Os dois outros jogadores holandeses são Stefan de Vrij (terceiro) e Ron Vlaar (décimo). Ambos tiveram papéis importantes na defesa de sua seleção, que terminou quatro partidas sem sofrer gols. Na verdade, Vlaar, que jogou muito bem contra a Argentina nas semifinais, tentou afastar mais bolas do que qualquer outro jogador no Brasil 2014 - 29, com uma taxa de acerto de 87% -, enquanto De Vrij recuperou mais bolas (58) do que ninguém. O melhor colocado entre os vice-campeões é o lateral-esquerdo Marcos Rojo, que aparece em nono. O defensor do Sporting deu uma valorosa contribuição para o trabalho da retaguarda da Alviceleste, que, apesar de não recompensado na noite deste domingo, registrou um recorde para a seleção argentina, já que o goleiro Sergio Romero passou 485 minutos sem sofrer gols até sentir o desgosto com o chute decisivo de Götze. O trabalho de Rojo sem a bola ao longo do lado esquerdo do campo pode ser ilustrado pelo fato de ele ter percorrido 14,089 quilômetros na final, o que, entre os companheiros, só é superado por Lucas Biglia. Ele recuperou mais bolas (46) durante os sete jogos da Argentina do que qualquer outro jogador do elenco de Alejandro Sabella, e também ajudou a equipe no ataque com seus passes e cruzamentos para dentro da área. Messi, ganhador da Bola de Ouro adidas, terminou em 11º lugar no Índice. O jogador do Barcelona marcou quatro gols, mas nenhum depois da fase de grupos. Assim, não causou o impacto que teria desejado nas semifinais ou na decisão. A Seleção Brasileira terminou em quarto lugar e é representada na lista final dos dez melhores por Oscar e Thiago Silva, que vêm em sétimo e oitavo lugares. Somente dois outros atletas fizeram mais interceptações na defesa do que as sete de Thiago Silva, enquanto Oscar marcou duas vezes e, por mais estranho que possa parecer, terminou como o jogador com mais entradas (11) na competição, de acordo com as estatísticas da Castrol. Para terminar, uma boa medida do impacto que Karim Benzema causou com a camisa da França é o fato de ele terminar o torneio na sexta posição, apesar de sua equipe ter sido eliminada nas quartas de final. Ele foi o jogador com mais chutes a gols: 25, dos quais três acabaram no fundo da rede.
A lista final dos dez melhores é a seguinte:
Toni Kroos, Alemanha (9,79); Arjen Robben, Holanda (9,74); Stefan de Vrij, Holanda (9,7); Mats Hummels, Alemanha (9,66); Thomas Müller, Alemanha (9,63); Karim Benzema, França (9,6); Oscar, Brasil (9,57); Thiago Silva, Brasil (9,54); Marcos Rojo, Argentina (9,51); e Ron Vlaar, Holanda (9,48).
Com informações da Fifa.

"Copa foi um sucesso", diz Blatter

O presidente da Federação Internacional de Futebol (Fifa), Joseph Blatter(Foto), disse em cerimônia fechada no Estádio do Maracanã que marcou a transferência da sede do Brasil para a Rússia, com a presença dos presidentes Dilma Rousseff e Vladimir Putin, que a Copa do Mundo de 2014 foi um sucesso. Na ocasião, Blatter apresentou um certificado de transferência simbólica do evento para Putin e entregou bolas oficiais da partida autografadas aos dois chefes de Estado. "A Copa do Mundo da Fifa no Brasil apresentou uma mensagem muito especial - uma mensagem de união, conectando as pessoas, uma mensagem de paz e antidiscriminação", disse Blatter antes do jogo entre Argentina e Alemanha. "A Copa do Mundo em 2014 foi de muito sucesso e certamente veremos um legado neste país". A presidenta Dilma desejou sorte ao povo russo na organização do torneio e disse que o Brasil se orgulha muito de ter recebido a Copa mais uma vez e que o mundo esteve conectado com o país por 30 dias, celebrando gols com emoção nas 12 cidades-sede. "Estou certa de que todos os que vieram ao Brasil, como os turistas e as delegações, levarão de volta as lembranças da nossa hospitalidade e alegria, e nós, brasileiros, também teremos memórias inesquecíveis". Desejo ao povo russo muito sucesso na organização da Copa do Mundo da Fifa 2018." O presidente russo agradeceu a oportunidade de seu país poder realizar a Copa de 2018, disse que o futebol ajuda a solucionar problemas sociais e elogiou a organização do torneio feito pelo Brasil.  "Faremos tudo o que pudermos para organizar o evento no mais alto nível", completou Putin.

Com informações da Agência Brasil.

Profissional do Globo faz jogo-treino contra base e técnico aprova movimentação

Jogo foi o último antes da estreia na Série D (Foto: Canindé Pereira/Divulgação)
Jogo foi o último antes da estreia na Série D (Foto: Canindé Pereira/Divulgação)
A uma semana da estreia na Série D do Campeonato Brasileiro, o técnico do Globo, Higor César, comandou o grupo tricolor no último jogo treino da pré-temporada. O adversário da vez foi a equipe Sub-19 do clube que se prepara para o Campeonato Potiguar da categoria. O comandante globista gostou do que viu e aprovou a movimentação dos atletas que encararam o confronto de forma séria e responsável. “Gostei bastante do que vi, principalmente a entrega dos jogadores no jogo-treino. A movimentação e entrega apresentados no amistoso contra o América se repetiram e isso mostra a seriedade do grupo que está focado em um só objetivo, que é a Série C. Vamos seguir trabalhando essa semana para acertar os últimos detalhes antes da partida contra o Porto”, disse Higor. Globo e Porto de enfrentam no próximo domingo (20), às 16h no estádio Lacerdão, em Caruaru-PE. Além do clube pernambucano, ainda fazem parte do grupo A4 o Betim-MG, Vitória da Conquista-BA e Confiança-SE.
Fonte: Canindé Pereira

ABC é relacionado para enfrentar o Luverdense-MT pela Série B

A comissão técnica do ABC definiu após o treinamento tático realizado no CT Alberi Ferreira de Matos, a relação com os jogadores convocados para o jogo contra o Luverdense/MT, marcado para a terça-feira (15), válido pela 11ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B. O treinador Zé Teodoro(Foto) relacionou 20 atletas para a partida. O técnico não terá o volante Renan Silva, o meia Moisés e o atacante Dênis Marques, entregues ao Departamento Médico, o volante/meia Somália e o meia Rogerinho, que intensificam os treinos físicos para recuperar o condicionamento, além do atacante João Paulo, que aguarda regularização. A grande novidade na relação é a presença do meia Junior Timbó, que volta a ficar à disposição depois de se recuperar de uma cirurgia no joelho, além do volante Fábio Bahia e do atacante Rodrigo Silva, recém-chegados, que aparecem pela primeira vez entre os convocados. O ABC é o 5º colocado na tabela de classificação com 17 pontos conquistados e luta para retornar ao G4 da competição. Apenas o saldo de gols separa o time de Natal do América-MG, primeiro dentro do grupo de acesso.
Confira a relação completa:
Goleiros: Gilvan e Camilo;
Laterais: Patrick, Renato, Madson e Luciano Amaral;
Zagueiros: Suéliton, Samuel, Marlon e Diego Jussani;
Volantes: Daniel Amora, Michel, Liel e Fábio Bahia;
Meias: Xuxa e Junior Timbó;
Atacantes: Rodrigo Silva, Lúcio Flávio, Gilmar e João Henrique.
Fonte: Redação doPortal no Ar

Prefeitura recebe LDM para discutir Nogueirão

O prefeito Francisco José Júnior autorizou sua equipe discutir com a Liga uma saída para o Nogueirão. Foto: F9.net.br
O prefeito Francisco José Júnior autorizou sua equipe discutir
com a Liga uma saída para o Nogueirão. Foto: F9.net.br
Com os prazos dados por Corpo de Bombeiros e Justiça do Trabalho se esgotando, a Liga Desportiva Mossoroense (LDM) recorre novamente à Prefeitura de Mossoró, uma antiga e constante parceira, para resolver seus problemas que, por consequência, atingem diretamente o futebol local. Quer seja por interdição ou leilão, o estádio Leonardo Nogueira, o Nogueirão, está com suas horas contadas para deixar de servir de palco para o futebol. Na tarde desta segunda-feira (14), os cartolas da Liga serão recebidos por uma equipe da Prefeitura para avaliação do quadro. É esperado que a LDM apresente números sobre a necessidade de reforma, exigida pelo Corpo de Bombeiros, e à respeito das causas trabalhistas que culminaram com a marcação do leilão do estádio. E expectativa é que, a partir deste encontro, a Prefeitura de Mossoró assuma essas questões e inicie efetivamente o processo de municipalização, já autorizado pela própria Liga. Em três de agosto termina o prazo dado pelo Corpo de Bombeiros para que a LDM realize melhorias, o que inclui a instalação de um sistema de hidrantes, entre outras ações no Nogueirão. Caso nada seja feito, o estádio deve sofrer uma nova interdição. Já para seis de outubro está marcado leilão do imóvel para garantir o pagamento de dívidas trabalhistas da entidade com dois ex-funcionários.
Fábio Oliveira/F9.net.br

Felipão não é mais o técnico da Seleção Brasileira

Foto; Marcelo del Pozo/Reuters
Após entregar o cargo de técnico da Seleção Brasileira, Luiz Felipe Scolari não continuará no posto. De acordo com a Rede Globo, o treinador do Brasil na Copa do Mundo de 2014 teve sua saída confirmada pelo comando da CBF na noite deste domingo. A decisão se estende para o restante da comissão técnica, que contou com Carlos Alberto Parreira e Murtosa. Felipão havia dito que entregaria relatórios à entidade que comanda o futebol no País durante a entrevista coletiva que concedeu após a derrota por 3 a 0 para a Holanda, no último sábado, depois da disputa do terceiro lugar do Mundial. O técnico não pediu demissão e afirmou que sua continuidade no cargo dependeria da vontade dos dirigentes responsáveis pela confederação. O treinador assumiu o posto que havia deixado após o pentacampeonato de 2002 no final de novembro de 2012 e desde então comandou a Seleção Brasileira em 29 partidas. Destas, o técnico sofreu apenas quatro derrotas, sendo as duas últimas as mais marcantes. O 7 a 1 sofrido para a Alemanha na semifinal da Copa do Mundo se tornou o maior revés da história do Brasil, enquanto o fracasso diante da Holanda só serviu para consolidar o final desastroso da equipe no Mundial. Ao todo, Felipão esteve no comando da Seleção Brasileira em 19 vitórias, seis empates e quatro derrotas na sua segunda passagem pelo comando técnico do selecionado nacional. Neste breve período de pouco mais de um ano e meio, o treinador conquistou a Copa das Confederações de maneira invicta e gerou grande expectativa para o desempenho do Brasil durante a Copa do Mundo de 2014.

Fonte: Portal Terra

domingo, 13 de julho de 2014

Pela 1ª vez, uma seleção europeia vence a Copa no continente americano

Alemanha é a primeira seleção europeia a conquistar um titulo nas Américas após 24 anos, assim como Brasil e Itália quando foram tetras (Foto: Reuters)
Com a vitória da Alemanha sobre a Argentina por 1 a 0, após prorrogação, na final deste domingo (13), uma seleção europeia conquistou pela primeira vez uma Copa do Mundo realizada na América. Até 2006, todos os títulos da Europa haviam sido conquistados no próprio continente. A regra foi quebrada em 2010, quando a Espanha venceu a Copa da África do Sul.
Getty Images/FifaJogadores comemoram gol de Götze na prorrogação que deu tetracampeonato à Alemanha 
Jogadores comemoram gol de Götze na prorrogação
que deu tetracampeonato à Alemanha
Nas sete edições anteriores realizadas na América, as seleções do continente levaram a taça em todas. O Uruguai venceu em 1930 (no Uruguai) e em 1950 (no Brasil); o Brasil em 1962 (Chile), 1970 (México) e 1994 (Estados Unidos); e a Argentina em 1978 (na Argentina) e em 1986 (no México). Na mão inversa, os brasileiros são os únicos da América que venceram em solo europeu --aconteceu em 1958, na Suécia.
EUROPA
O tetracampeonato da Alemanha assegurou à Europa o seu 11ª título de Copa do Mundo. Com isso, o continente europeu abre pela primeira vez vantagem de duas conquistas sobre a América do Sul. Além disso, é a primeira vez que um continente vence três edições do Mundial em sequência. A última vez que uma seleção sul-americana venceu a Copa foi em 2002. Na ocasião, o Brasil ganhou de 2 a 0 sobre a Alemanha em Yokohama, no Japão. Uma diferença entre os continentes é a maior concentração de conquistas na América do Sul. Apenas Brasil (5 vezes), Argentina e Uruguai, duas vezes cada, já sentiram o gosto de ser campeão. Na Europa, os títulos são compartilhados por cinco seleções. A Itália lidera com quatro vitórias, seguida de Alemanha (3), Inglaterra, França e Espanha, uma vez cada.

FICHA TÉCNICA
ALEMANHA 1 X 0 ARGENTINA
Local:  estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 13 de julho de 2014, domingo
Horário: 16h (de Brasília)
Árbitro: Nicola Rizzoli (ITA)
Assistentes: Renato Faverani (ITA) e Andrea Stefani (ITA)
Público:  74.738 espectadores
Cartões amarelos: Schweinsteiger e Howedes (Alemanha); Mascherano e Aguero (Argentina)
Gol: Gotze, aos sete minutos do segundo tempo da prorrogação
ALEMANHA: Neuer; Lahm, Boateng, Hummels e Howedes; Schweinsteiger e Kramer (Schurrle); Muller, Kroos e Ozil (Mertesacker); Klose (Gotze)
Técnico: Joachim Low
ARGENTINA: Romero; Zabaleta, Demichelis, Garay e Rojo; Mascherano, Biglia, Enzo Pérez (Gago) e Messi; Lavezzi (Aguero) e Higuaín (Palacio)
Técnico: Alejandro Sabella
Folhapress

16 equipes disputam o Troféu Radialista Jota Keully

Atual Campeão, o Independente de Olho D'Água espera repetir a festa este ano
Um Total de 16 equipes filiadas a LAD começam no próximo sábado(19/07) a disputa pelo troféu Radialista Jota Keully, em sua 21ª Edição. Confirmaram participação na principal competição amadora do vale do Açu as seguintes equipes: ABC da Mutamba, Vilence, Guerreiros Unidos, Baixada Fluminense, Botafogo do Porto Piató, Corinthians do BH, Cruzeiro de Morada Nova, Dinamarca da Casa Forte, Fluminense da Bernardo Viera, Independente de Olho D'Água Piató, Palmeiras do Alto São Francisco, Portuguesa da Lagoa do Ferreiro, Real Juventude, Sociedade de Nova Esperança, SEI do Frutilândia e Verde Vale de Linda Flor. O Campeão receberá um troféu(doado pela Rádio Princesa do Vale), medalhas, duas bolas e mais Três mil reais. Haverá premiação também para o segundo, terceiro e quarto colocados, e para o artilheiro e goleiro menos vazado. As 16 equipes foram dividas em quatro Chaves de quatro.
CHAVE A – Independente, Guerreiros Unidos, Morada Nova e SEI;
CHAVE B – Corinthians, ABC da Mutamba, Real Juventude e Nova Esperança;
CHAVE C – Fluminense, Portuguesa, Porto Piató e Verde Vale;
CHAVE D – Dinamarca, Baixada, Palmeiras e Vilence.
E a primeira rodada apresenta o seguintes jogos: 
19/07 - Sábado às 15:15h - Guerreiros Unidos  X Cruzeiro de Morava Nova
19/07 - Sábado às 16:55h - Independente  X  SEI do Frutilândia
20/07 - Domingo ás 15:15h - ABC da Mutamba  X  Real Juventude
20/07 - Domingo às 16:55h - Corinthians do BH  X Sociedade de Nova esperança
Segundo informação passada pelo presidente da LAD, Francisco Soares Todas as despesas da competição serão custeadas pela LIGA, que através da Resolução nº 002/2014, isentou os clubes de pagamento de quaisquer taxas, face Convênio firmado com a PREFEITURA MUNICIPAL DE ASSU que garante o aporte financeiro para a realização das competições da LAD e a manutenção do Estádio Edgard Borges Montenegro (EDGARZÃO). Ainda segundo a direção da LAD O ingresso custará R$ 3,00 (três reais), exceto na final da competição que custará R$ 4,00 (quatro reais).
Por L. Filho 
  

Roberto Fernandes indica, e diretoria confirma acerto com atacante do ABC


Alvinho, atacante do ABC (Foto: Divulgação/ABC)Alvinho é o novo reforço do Remo para a Série D (Foto: Divulgação/ABC)

Mesmo após o presidente Zeca Pirão afirmar que não contrataria mais até o começo da Série D, a diretoria do Remo confirmou o acerto com o atacante Alvinho, de 22 anos, que estava no ABC e foi indicado por Roberto Fernandes. O jogador deve desembarcar na capital paraense na próxima segunda-feira, dia 14, segundo informou à reportagem do GloboEsporte.com o diretor de futebol, Thiago Passos. Está tudo acertado. Estou emitindo a ordem de passagem nesse momento para ele se apresentar na segunda-feira ao Remo. O Roberto Fernandes que indicou o jogador e nós conseguimos trazê-lo. Eles trabalharam juntos no ABC, no ano passado, durante a Série B do Brasileiro, adiantou Passos. Alvinho disputou o último Campeonato Sergipano pelo Confiança, onde marcou sete gols. Apesar da pouca idade, Alvinho tem rodagem pelo futebol. O atleta começou no Potyguar, depois passou pelo Sub-20 do Vasco, ABC em três oportunidades, Santa Cruz-RN, Baraúnas e Confiança. No time azulino, o jogador terá que brigar por uma vaga com Leandro Cearense, Val Barreto, Rony e Jardel.
Por Belém

Todos contra um

Nada de Seleção Brasileira. Muito menos de Fantasma Uruguai. A grande final da Copa do Mundo de 2014, às 16h, no Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ), será entre Alemanha e Argentina. Nada que possa surpreender, já que esta será, a partir deste jogo, a final com maior número de repetições em Mundiais. Pela terceira vez eles decidem o título. Em 1986, no México, os argentinos ganharam. Quatro anos depois, na Itália, os alemães deram o troco. Dessa vez a Alemanha chega com mais moral, uma vez que fez um resultado histórico nas semifinais, goleando e humilhando o Brasil com um 7 a 1 que será difícil o mundo do futebol esquecer. Já mos argentinos precisaram dos pênaltis para despacharem a Holanda após empate sem gols no tempo normal e na prorrogação.
DivulgaçãoA Alemanha é uma seleção composta por jogadores aplicados nas suas funções táticas, mas que também possuem grandes qualidades técnicas individuais 
A Alemanha é uma seleção composta por jogadores aplicados
nas suas funções táticas, mas que também possuem
grandes qualidades técnicas individuais
Apesar de caminharem com um certo favoritismo rumo ao tetracampeonato, os alemães adotam um discurso cauteloso. “É muito difícil falar em favoritismo quando se joga uma final de Copa do Mundo. São noventa minutos, podendo variar para cento e vinte e chegar até os pênaltis. Portanto, qualquer coisa pode acontecer. São dois gigantes do futebol procurando a consagração. A minha expectativa é de um duelo equilibrado - analisou Joachim Löw, técnico da Alemanha.
Alejandro Sabella, comandante da Argentina, concorda. “A Alemanha tem um grande time, joga junto há muitos anos e se preparou como poucos para esta Copa do Mundo. Mas a Argentina não chegou por acaso a esta decisão e também trabalhou muito para pisar no Maracanã no domingo. Para mim a disputa está em aberto e faremos de tudo para ganhar”, disse Alejandro Sabella. A vontade argentina tem um gás a mais para alguns de seus jogadores, que estiveram em campo na goleada de 4 a 0 para a Alemanha nas quartas de final da edição passada, em 2010. A vingança move alguns deles. “Realmente existe uma espinha engasgada na nossa garganta desde aquela partida, pela maneira como deixamos a Copa do Mundo. Sei de A a Z o que a Alemanha pode fazer dentro de campo e a presença dela na final não me surpreende, pois a coloquei como favorita antes mesmo de o torneio começar. Mas a nossa equipe está muito determinada e disposta a ganhar”, disse o zagueiro Martín Demichelis. Pelo lado dos alemães, o que aconteceu nas edições passadas não influenciarão neste jogo de hoje. “São outras equipes, outros jogadores, outro momento. Além disso é uma grande decisão e qualquer coisa pode acontecer. Quando a bola começar a rolar ninguém vai se lembrar do passado, pensando apenas em ganhar dessa vez”, analisou o volante Bastian Schweinsteiger, Maestro do meio-de-campo alemão. Em termos de escalação a Alemanha contará com o zagueiro Mats Hummels, recuperado de dores na coxa direita. Por outro lado, o técnico Joachim Löw ganhou um problema a mais com as dores na virilha sentidas por Boateng, que o colocam como dúvida para a final. Se ele se recuperar, a formação que vai a campo, conforme o esperado, será a mesma da goleada sobre o Brasil. Pelo lado da Argentina existe a expectativa pelo retorno do meia Angel Di María, lutando contra estiramento muscular na coxa direita. Mesmo que esteja liberado, o que é pouco provável, é que ele comece no banco de reservas, sendo uma importante arma para o decorrer da semana. Pelo regulamento, caso a partida termine empatada, acontecerá uma prorrogação de trinta minutos. Persistindo a igualdade o campeão sairá nas cobranças de pênaltis. Neste Mundial os alemães precisaram do tempo extra para baterem a Argélia por 2 a 1. Já os argentinos, na prorrogação, bateram a Suíça por 1 a 0, também nas oitavas. Isso sem falar na disputa por pênaltis com os holandeses.
Rio de Janeiro (RJ) - Gazeta Press